Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. 6 formas de driblar a preguiça de estudar

6 formas de driblar a preguiça de estudar

Publicado por Equipe Mundo Educação

Quem nunca teve preguiça de estudar? Ainda que os estudos sejam essenciais para o nosso desenvolvimento, há momentos em que a concentração custa a aparecer. 
Ainda assim, não desista! Existem várias alternativas para driblar esse desânimo, como jogos de matemática, por exemplo.  

Tópicos deste artigo

Como os jogos ajudam a vencer a preguiça de estudar?

Os jogos nos sintonizam com o presente, pois colocam a nossa mente para funcionar. Ainda mais aqueles que exigem raciocínio lógico, como sudoku, 2048, palavras cruzadas, tétris, mahjong, entre outros. É como se fosse um aquecimento para o cérebro, sabe?

Além disso, eles ajudam a relembrar conceitos que aprendemos na escola, que inclusive podem cair na prova para a qual você está estudando. 

Outras formas de embarcar nos estudos

1. Estabeleça pequenas metas 

Já bate aquele desânimo só de pensar em tudo o que você precisa estudar, né? Nessas horas, o melhor a se fazer é deixar esse pensamento de lado e focar em pequenas tarefas. Recomendamos até que você faça um checklist para ir riscando os tópicos que já foram estudados.

É cientificamente comprovado que o cérebro nos recompensa — libera dopamina — quando concluímos uma meta. Use a motivação que esse hormônio promove para continuar focado(a) durante os estudos.

2. Crie um ambiente inspirador para a sua rotina de estudos

Uma mesa organizada, uma cadeira confortável, uma bebida — quente ou gelada — e suas ferramentas de estudo são mais do que suficientes para você começar sua jornada. 

Sim, é difícil desapegar do celular, da televisão e até mesmo da cama, se você estiver estudando em casa. Contudo, quando você conseguir quebrar a procrastinação e sair desse ciclo, será extremamente recompensador.

3. Coloque uma música instrumental para tocar

Outro aspecto que ajuda a criar um ambiente inspirador é definitivamente a música. De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade francesa Cae, o ato de escutar música facilita o aprendizado e estimula a criatividade.

Isso acontece porque, quando ouvimos música, adotamos a mesma área do cérebro que é responsável pelo aprendizado matemático e linguístico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto positivo é a redução de ansiedade. Em um estudo realizado pela Mind Lab, empresa que desenvolve tecnologias educacionais, notou-se uma diminuição de 60% na ansiedade dos estudantes que participaram desse estudo.

4. Alongue-se, movimente-se!

Passamos muito tempo sentados ou deitados e esquecemos que nosso corpo precisa de movimento, de circulação: é fato que ficar na mesma posição por horas a fio prejudica a nossa saúde, a curto e longo prazo. 

Então recomendamos que você dê uma levantadinha, estique as pernas, os braços e o pescoço. Caso a preguiça de estudar não passe, procure fazer exercícios físicos mais intensos para liberar endorfina. Esse hormônio nos ajuda a relaxar, além de melhorar o nosso humor, concentração e memória.

5. Tome um banho, troque de roupa 

Às vezes, tudo de que precisamos é um banho para refrescar a mente e o corpo. Inclusive, pode ajudar a amenizar aquele sono que costuma bater no meio da tarde. Siga essa dica que a revigoração vem!

Trocar de roupa também pode ser uma alternativa, principalmente se você tem o costume de passar seus dias de pijama.

6. Arranje uma companhia para estudar com você

Se tem mais algum amigo ou amiga sua estudando a mesma matéria que você, por que não unir o útil ao agradável e montar um clube de estudos? Assim vocês podem fazer perguntas uns aos outros e, até mesmo, criar jogos para testar os aprendizados. Só tomem cuidado para não confundir uma tarde de estudos com uma tarde de lazer!

Mas a pergunta que fica é: por que procrastinamos tanto para simplesmente concluir uma tarefa? Por mais que a decisão de fazê-la seja voluntária, a sua motivação acaba sendo influenciada por fatores neuroquímicos, como a própria liberação de dopamina e endorfina que comentamos acima. É o que diz Thiago Fernandes, doutorando do programa de Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba.

Por isso, para driblar a preguiça de estudar, o primeiro passo é recorrer às atividades que você gostaria de fazer — ou faria com maior facilidade — para despertar esses hormônios e motivar seu cérebro a focar no que é essencial naquele momento. Bom, chegou a hora de estudar! Vamos lá?

*conteúdo publieditorial

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa