Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como combater o estresse pré-vestibular?

Como combater o estresse pré-vestibular?

Além de atrapalhar os estudos, estresse pode prejudicar a saúde física e mental do vestibulando.

Publicado por Wanja Borges
Insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão são alguns dos sintomas do stress
Insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão são alguns dos sintomas do stress

Abdicação do lazer, conflitos naturais da adolescência, responsabilidade sobre importantes decisões e pressão pessoal e familiar, aliados à intensa rotina de estudos e a forte competição, são alguns dos principais aspectos que ocasionam o famoso stress pré-vestibular. Despercebida em muitos casos, essa tensão pode se agravar com o tempo, chegando a prejudicar o estudante em seus estudos e, até mesmo, em seu desempenho no dia das provas de vestibular

Para evitar esse tipo de situação, é preciso, em primeiro lugar, identificar e reconhecer os sintomas do estresse, como insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão. Esses sinais, se prolongados, podem resultar em indisposições gástricas, perda de memória, distúrbio de sono e humor além de, inclusive, em uma doença crônica, que pode se transformar em um ciclo vicioso de irritação e desgaste mental.

Organize as atividades

Definir os horários para cada tipo de atividade e fixar a atenção apenas em uma coisa de cada vez pode ser um bom método para prevenir o estresse. Esse tipo de hábito contribui para a administração da ansiedade e o controle emocional do estudante. Além disso, também é preciso reservar uma parte do tempo para o lazer, práticas relaxantes e, inclusive, atividades físicas como forma de canalizar as energias do vestibulando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Separe um tempo para lazer

Evitar comentar sobre vestibular durante o lazer, prestar atenção na respiração e fugir dos excessos são outras formas de coibir o estresse. Outra questão é a cobrança descontrolada para conseguir êxito nos processos seletivos. Nesta fase, o apoio dos pais e amigos também é de fundamental importância para estimular a confiança e o pensamento positivo do vestibulando.

Cuide da saúde

Se alimentar bem e dormir pelo menos sete horas por dia também podem auxiliar na concentração e desempenho do estudante. Mantendo o corpo descansado, automaticamente a mente fica tranquila. Caminhar ou correr pela manhã e tomar chás calmantes durante o dia, como o de camomila, são outros hábitos que aliviam as tensões, controlam o stress e equilibram o estado de espírito do vestibulando. 

Considerado o mal do século, o estresse atinge, atualmente, grande parte dos jovens, prevalecendo inclusive na fase adulta, por isso, se esse desconforto tomar grandes proporções, procure um profissional para iniciar um tratamento imediatamente. Além de prejudicar os seus estudos, o estresse pode gerar alterações indesejáveis e irreparáveis, resultando, assim, em efeitos negativos para a saúde e bem-estar do ser humano.

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho