Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Cursinho ou faculdade particular?

Cursinho ou faculdade particular?

Dúvida aflige grande parte dos vestibulandos atualmente. Critérios podem ser analisados para facilitar a escolha entre cursinho ou faculdade particular.

Publicado por Wanja Borges
Antes de decidir entre cursinho ou faculdade particular, estudante deve avaliar seus objetivos pessoais e profissionais
Antes de decidir entre cursinho ou faculdade particular, estudante deve avaliar seus objetivos pessoais e profissionais

Passar no vestibular de primeira, em uma renomada universidade pública, e acabar de uma vez por todas com as intensas rotinas de estudo. É por este motivo que, cada vez mais, estudantes têm trocado o lazer e o descanso por livros e apostilas e se dedicado, integralmente, à realização deste sonho. Mas o que fazer quando as coisas não acontecem conforme o planejado? Desistir ou adaptar os planos? Essa é a dúvida que aflige muitos vestibulandos aprovados em faculdades privadas. 

Enquanto parte deles desiste da universidade pública e decide seguir em frente, outra parcela prefere passar mais um ano nos bancos dos cursinhos e tentar outra vez. Mas quais os prós e contras dessas duas decisões? Quais aspectos devem ser analisados? Em primeiro lugar, é preciso avaliar o objetivo do aluno, o perfil do curso em cada instituição e a qualidade de ensino nas duas universidades. Ponderar o custo-benefício das duas opções e o rendimento e dedicação do estudante em cada uma delas também é uma boa alternativa. 

Se o candidato acabou de sair do Ensino Médio, por exemplo, não há motivo para ter pressa. Nesses casos, o aconselhável é tentar um cursinho já que o conteúdo ministrado nos cursos preparatórios tende a ser mais focado nos vestibulares. Em contrapartida, se o estudante tem a necessidade de trabalhar e seu rendimento ainda não está à altura do exigido para a aprovação, o ideal é analisar a oportunidade da faculdade particular, já que a dedicação exclusiva ao vestibular se torna inviável.   

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os cursinhos semiextensivos são uma boa opção para os estudantes que não querem perder tempo e, muito menos, desistir do sonho da universidade pública. Para alguns, estudar seis meses pode resultar em mais conhecimento, preparação e segurança para tentar outra vaga em um processo seletivo semestral. Segundo especialistas, o ideal é que os estudantes tentem uma vaga em uma universidade pública pelo menos três vezes antes de decidir pela particular. 

Entretanto, existem os mais ansiosos que preferem se dedicar, imediatamente, ao ensino superior, seja ele público ou privado. Outra questão importante é a condição financeira do candidato. Se a universidade for privada, mas estiver localizada na cidade de origem, os gastos serão restritos à mensalidade. Por outro lado, se a instituição pública estiver localizada em outro município e/ou estado, o estudante terá gastos com moradia, transporte etc. 

É importante lembrar que estudar em uma faculdade renomada não te dá a garantia de ser um bom profissional. Isso depende muito mais do desempenho do aluno. Vale ressaltar também que a decisão pelo cursinho ou faculdade particular depende exclusivamente do vestibulando. Somente ele poderá dizer até que ponto seus objetivos pessoais e profissionais merecem esforço ou mudança de planos. O mais importante é se esforçar para fazer o melhor. Com dedicação e empenho, qualquer escolha é certa. 

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro