Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Cursinho ou faculdade particular?

Cursinho ou faculdade particular?

Dúvida aflige grande parte dos vestibulandos atualmente. Critérios podem ser analisados para facilitar a escolha entre cursinho ou faculdade particular.

Publicado por Wanja Borges
Antes de decidir entre cursinho ou faculdade particular, estudante deve avaliar seus objetivos pessoais e profissionais
Antes de decidir entre cursinho ou faculdade particular, estudante deve avaliar seus objetivos pessoais e profissionais

Passar no vestibular de primeira, em uma renomada universidade pública, e acabar de uma vez por todas com as intensas rotinas de estudo. É por este motivo que, cada vez mais, estudantes têm trocado o lazer e o descanso por livros e apostilas e se dedicado, integralmente, à realização deste sonho. Mas o que fazer quando as coisas não acontecem conforme o planejado? Desistir ou adaptar os planos? Essa é a dúvida que aflige muitos vestibulandos aprovados em faculdades privadas. 

Enquanto parte deles desiste da universidade pública e decide seguir em frente, outra parcela prefere passar mais um ano nos bancos dos cursinhos e tentar outra vez. Mas quais os prós e contras dessas duas decisões? Quais aspectos devem ser analisados? Em primeiro lugar, é preciso avaliar o objetivo do aluno, o perfil do curso em cada instituição e a qualidade de ensino nas duas universidades. Ponderar o custo-benefício das duas opções e o rendimento e dedicação do estudante em cada uma delas também é uma boa alternativa. 

Se o candidato acabou de sair do Ensino Médio, por exemplo, não há motivo para ter pressa. Nesses casos, o aconselhável é tentar um cursinho já que o conteúdo ministrado nos cursos preparatórios tende a ser mais focado nos vestibulares. Em contrapartida, se o estudante tem a necessidade de trabalhar e seu rendimento ainda não está à altura do exigido para a aprovação, o ideal é analisar a oportunidade da faculdade particular, já que a dedicação exclusiva ao vestibular se torna inviável.   

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os cursinhos semiextensivos são uma boa opção para os estudantes que não querem perder tempo e, muito menos, desistir do sonho da universidade pública. Para alguns, estudar seis meses pode resultar em mais conhecimento, preparação e segurança para tentar outra vaga em um processo seletivo semestral. Segundo especialistas, o ideal é que os estudantes tentem uma vaga em uma universidade pública pelo menos três vezes antes de decidir pela particular. 

Entretanto, existem os mais ansiosos que preferem se dedicar, imediatamente, ao ensino superior, seja ele público ou privado. Outra questão importante é a condição financeira do candidato. Se a universidade for privada, mas estiver localizada na cidade de origem, os gastos serão restritos à mensalidade. Por outro lado, se a instituição pública estiver localizada em outro município e/ou estado, o estudante terá gastos com moradia, transporte etc. 

É importante lembrar que estudar em uma faculdade renomada não te dá a garantia de ser um bom profissional. Isso depende muito mais do desempenho do aluno. Vale ressaltar também que a decisão pelo cursinho ou faculdade particular depende exclusivamente do vestibulando. Somente ele poderá dizer até que ponto seus objetivos pessoais e profissionais merecem esforço ou mudança de planos. O mais importante é se esforçar para fazer o melhor. Com dedicação e empenho, qualquer escolha é certa. 

Veja também

Inscrições para o Vestibular 2022/2 do IFS já podem ser feitas
Interessados têm até 9 de junho para se inscrever. São 295 vagas para cursos de graduação.

Inscrições abertas para cursinho gratuito pré-Enem no Pará
São 3 mil vagas para curso nas modalidades presencial e online.

Facape (PE) adia prova do Vestibular 2022/2 de Medicina
Avaliação aconteceria neste domingo (22) para candidatos da ampla concorrência.

Notas da 1ª e 2ª etapas do Pism 2022 da UFJF já podem ser consultadas
Candidatos podem interpor contra o desempenho informado nesta quarta-feira (18), das 9h às 16h

UFSC abre inscrições para Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes
Prazo fica aberto até o dia 26 de maio. Pedidos de isenção da taxa de inscrição são aceitos até o próximo dia 20.

IFRO está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/2
No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher por qual modalidade desejam concorrer, se pelo Histórico Escolar ou se pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Emescam (ES) solta resultado do seu Vestibular 2022/2
Para acessar o resultado, o candidato deverá clicar no link correspondente ao seu curso.

Inscrições do Vestibular 2022 da Uesb são prorrogadas até amanhã (18)
As provas do processo seletivo da Uesb serão aplicadas nos dias 05 e 06 de junho. Na ocasião, os participantes deverão responder 85 questões objetivas.

UEM libera 2ª chamada do Vestibular e do PAS 2021
Candidatos convocados devem solicitar matrícula pela internet entre hoje (16) e amanhã (17).

UEMA informa locais de provas do PAES 2022
Candidatos farão avaliação no próximo dia 22, das 13h às 18h.

Inscrições do Vestibular 2022/2 da UEG já podem ser feitas
Provas serão realizadas no dia 7 de agosto.

Pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2022/ já podem ser feitos
As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet aos interessados na redução da taxa do Vestibulinho.