Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como escolher um cursinho pré-vestibular?

Como escolher um cursinho pré-vestibular?

Escolha do cursinho pré-vestibular deve levar em conta aspectos importantes para conforto e adaptação do estudante.

Publicado por Wanja Borges
Infraestrutura não é o único fator que garante a qualidade do cursinho
Infraestrutura não é o único fator que garante a qualidade do cursinho

O número de vestibulandos que recorrem ao famoso cursinho pré-vestibular para organizar a rotina de estudos e intensificar a preparação para as provas vem aumentando significativamente. Contudo, em muitos casos, a dúvida sobre quais aspectos analisar na hora de escolher um curso preparatório prevalece. Ao contrário do que muitos pensam, qualidade do corpo docente e infraestrutura da instituição não são os únicos fatores que garantem a qualidade do pré-vestibular. 

Conheça alguns cursinhos comunitários

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente o curso e a universidade escolhidos pelo estudante e sua concorrência no meio acadêmico. Se você optar por Medicina, por exemplo, em uma disputada universidade pública, o esforço e a dedicação deverão ser maiores e, consequentemente, o candidato deverá ser mais exigente e criterioso na escolha do pré-vestibular. Em muitas regiões, existem cursinhos específicos para determinados cursos ou universidades. Dependendo da escolha, eles podem ser uma boa opção. 

Além disso, é preciso analisar o tipo do cursinho. Atualmente, são oferecidas turmas de extensivo, cuja duração é de um ano, e semiextensivo, que corresponde a seis meses de aula. Enquanto o primeiro é mais indicado para estudantes que irão prestar vestibular apenas no fim do ano, o segundo atende as necessidades de vestibulandos interessados nos processos seletivos semestrais. Neste caso, não é só o tempo que deve ser levado em conta, mas também a grade curricular de cada um deles. 

Referências

Consultar a opinião de amigos, familiares e conhecidos sobre os cursos preparatórios escolhidos também é uma boa alternativa. Uma conversa descontraída e franca pode permitir a ampliação dos horizontes e a análise imparcial dos prós e contras de cada opção.

Fazer uma pesquisa sobre o cursinho na internet e checar os índices de aprovação também podem auxiliar neste quesito. É importante focar a atenção na quantidade de alunos aprovados nas principais universidades, não nos primeiros lugares garantidos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qualidade

A qualidade dos professores é, sem dúvida, um critério decisivo neste momento, mas analisar as atividades extracurriculares oferecidas pelo pré-vestibular também é um aspecto importantíssimo. A prática é melhor do que a teoria, por isso, procure se informar se existem monitorias, aulões e simulados e qual é a periodicidade de cada um deles. Além disso, é importante checar a propriedade dos materiais de apoio: se eles são produzidos pela própria instituição ou se são utilizados materiais externos. 

Infraestrutura

Outro ponto importante é a infraestrutura da escola. O aconselhável é fazer uma visita à instituição antes de se matricular e, na ocasião, verificar se as instalações atendem as expectativas do estudante. Normalmente, as acomodações, quantidade de alunos por sala e recursos como ar-condicionado e microfone são as principais exigências dos candidatos. Localização, custo e método de ensino também são pontos que podem auxiliar o estudante a avaliar o custo-benefício de cada um dos cursinhos. 

Preço

Geralmente, os pré-vestibulares particulares oferecem bolsas de estudos por meio de uma seleção. Por outro lado, para jovens carentes existem diversas opções de cursinhos comunitários, ministrados normalmente por alunos e professores de renomadas universidades públicas, com custo quase zero.

Mas o mais importante é o vestibulando se adaptar ao preparatório escolhido, por isso, vale a pena participar de aulas experimentais para ver qual curso, de fato, encaixa-se no perfil do candidato. No mais, é se matricular, estudar e garantir seu lugar ao sol. 

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro