Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Obras literárias no vestibular

Obras literárias no vestibular

É importante que o estudante faça a leitura das obras literárias do vestibular, pois além de obter conhecimento sobre elas, ele também ampliará o seu vocabulário.

Publicado por Érica Caetano
Não é recomendável substituir a leitura das obras por resumos
Não é recomendável substituir a leitura das obras por resumos

Não é de hoje que os vestibulares exigem a leitura de obras literárias e as suas respectivas análises como conteúdo das provas de língua portuguesa e literatura. O número de obras exigidas, bem como a abordagem de cada uma delas, pode variar de uma instituição para outra, mas o que não deve ser esquecido de forma alguma pelo estudante é a atenção especial que ele deve ter com a análise das obras no decorrer da preparação do processo seletivo.

Obras literárias para vestibular

Muitos vestibulandos não sabem ao certo como estudar essas obras, se devem ser lidas na íntegra ou se somente os resumos dos livros merecem atenção. Professores de literatura recomendam que seja feita a leitura de todas as obras de maneira integral, não sendo aconselhável somente a leitura superficial.

Outra dica é avaliar as questões dos vestibulares anteriores a fim de verificar o nível de dificuldade das perguntas. O resumo literário não precisa necessariamente ser descartado do material de estudos, entretanto, ele deve ser utilizado apenas como um material de apoio.

Organize-se

Para que o estudante não fique confuso, é interessante organizar um cronograma, estabelecendo a leitura de um livro por mês. A escolha deve seguir a ordem cronológica de literatura. Assim, é possível ter maior percepção do conteúdo e entender o motivo pelo qual as obras foram escolhidas para o processo seletivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É preciso estar atento também à forma em que se analisa a obra e, principalmente, saber em que época ela foi escrita. Não se deve analisar somente o seu enredo. É necessário saber em que fase o autor da obra estava para que seja possível fazer uma relação e conexão com outros fatores da época em que ela foi escrita.

Encontrar com grupos de colegas para discutir a leitura de determinado livro pode ser interessante. Discutam entre si para analisarem se estão alinhados quanto à análise do livro. Isso ajuda a esclarecer dúvidas e a ajustar pareceres.

Muitas obras literárias foram transformadas em filme. Uma ótima opção para incrementar os estudos e fixar a análise é assistir a esse material baseado nas obras. Isso ajuda o vestibulando a recuperar algum momento importante de determinado personagem.

Por fim, a leitura das obras também o ajudará a ampliar o seu vocabulário, contribuindo em outros momentos das provas, em que uma rica argumentação e ideias concisas serão exigidos, como no caso da confecção da redação e de outras questões analíticas. Tendo em mente esses cuidados e fazendo tudo certo, o retorno será garantido. Boa sorte!

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho