Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Obras literárias no vestibular

Obras literárias no vestibular

É importante que o estudante faça a leitura das obras literárias do vestibular, pois além de obter conhecimento sobre elas, ele também ampliará o seu vocabulário.

Publicado por Érica Caetano
Não é recomendável substituir a leitura das obras por resumos
Não é recomendável substituir a leitura das obras por resumos

Não é de hoje que os vestibulares exigem a leitura de obras literárias e as suas respectivas análises como conteúdo das provas de língua portuguesa e literatura. O número de obras exigidas, bem como a abordagem de cada uma delas, pode variar de uma instituição para outra, mas o que não deve ser esquecido de forma alguma pelo estudante é a atenção especial que ele deve ter com a análise das obras no decorrer da preparação do processo seletivo.

Obras literárias para vestibular

Muitos vestibulandos não sabem ao certo como estudar essas obras, se devem ser lidas na íntegra ou se somente os resumos dos livros merecem atenção. Professores de literatura recomendam que seja feita a leitura de todas as obras de maneira integral, não sendo aconselhável somente a leitura superficial.

Outra dica é avaliar as questões dos vestibulares anteriores a fim de verificar o nível de dificuldade das perguntas. O resumo literário não precisa necessariamente ser descartado do material de estudos, entretanto, ele deve ser utilizado apenas como um material de apoio.

Organize-se

Para que o estudante não fique confuso, é interessante organizar um cronograma, estabelecendo a leitura de um livro por mês. A escolha deve seguir a ordem cronológica de literatura. Assim, é possível ter maior percepção do conteúdo e entender o motivo pelo qual as obras foram escolhidas para o processo seletivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É preciso estar atento também à forma em que se analisa a obra e, principalmente, saber em que época ela foi escrita. Não se deve analisar somente o seu enredo. É necessário saber em que fase o autor da obra estava para que seja possível fazer uma relação e conexão com outros fatores da época em que ela foi escrita.

Encontrar com grupos de colegas para discutir a leitura de determinado livro pode ser interessante. Discutam entre si para analisarem se estão alinhados quanto à análise do livro. Isso ajuda a esclarecer dúvidas e a ajustar pareceres.

Muitas obras literárias foram transformadas em filme. Uma ótima opção para incrementar os estudos e fixar a análise é assistir a esse material baseado nas obras. Isso ajuda o vestibulando a recuperar algum momento importante de determinado personagem.

Por fim, a leitura das obras também o ajudará a ampliar o seu vocabulário, contribuindo em outros momentos das provas, em que uma rica argumentação e ideias concisas serão exigidos, como no caso da confecção da redação e de outras questões analíticas. Tendo em mente esses cuidados e fazendo tudo certo, o retorno será garantido. Boa sorte!

Veja também

UFMS divulga resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PASSE 2020
Processos seletivos foram realizados no final de janeiro em 11 cidades do Mato Grosso do Sul

MEC libera consulta às vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/1
Sistema oferecerá 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas

UFRR disponibilizará mais de 700 vagas no SiSU 2021/1
Oferta é de 37 cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 16 vagas.

Unesp adia Testes de Habilidades do Vestibular 2021 por causa do coronavírus
Provas de aptidão estavam marcadas para o próximo domingo (7). Testes são para cursos como Arquitetura e Música.

Cursinho social gratuito 2021 no Rio de Janeiro inscreve para novas turmas
Pré-vestibular prepara estudantes de baixa renda para processos seletivo e Enem 2021

UFRB recebe inscrições do Vestibular 2020/2 para cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
O prazo vai até 11 de março e não há cobrança de taxa. A oferta da UFRB é de 450 vagas, metade para cada grupo de candidatos.

UFSCar recebe inscrições para Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Interessados nas 150 vagas serão avaliados por meio de análise das notas do Enem 2015 a 2019

Resultado do Vestibular 2021 via Enem do IFPA é publicado
As 442 oportunidades foram oferecidas via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2017, 2018 e 2019.

Resultado da lista de espera do ProUni 2021/1 é liberado
Próxima etapa dos pré-selecionados é confirmar informações prestadas no momento da inscrição de 8 a 12 de março

Ceará: URCA divulga resultado do Vestibular 2020/2
Processo seletivo ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro em seis municípios do estado

UFT oferta quase mil vagas no SiSU 2021/1
A UFT oferecerá vagas nas seguintes modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).

UFRN recebe inscrições para o Teste de Habilidades Específicas de Música 2021
A seleção é exclusiva para aqueles que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 ou 2020, já que a pontuação será usada no lugar da aplicação de provas teóricas de conhecimentos gerais e redação.