Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Ler para escrever. A importância da leitura

Ler para escrever. A importância da leitura

Além de auxiliar na escrita, leitura também resulta em maior conhecimento para o vestibulando.

Publicado por Wanja Borges
Leitura melhora escrita, estimula a imaginação e aprimora argumentação, aspectos importantes no vestibular
Leitura melhora escrita, estimula a imaginação e aprimora argumentação, aspectos importantes no vestibular

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever – inclusive sua própria história”. A declaração de Bill Gates expressa com lealdade a importância da leitura, principalmente na fase do vestibular. Além de melhorar a escrita e estimular a imaginação, ela também proporciona diferentes tipos de conhecimentos em variadas áreas e para toda vida. 

E é justamente nesse sentido que muitos professores indicam a leitura diária de jornais e revistas aos vestibulandos. Nessa etapa importante dos estudos, acompanhar os noticiários e manter-se informado sobre o que acontece no mundo é quase uma regra. Isso porque, cada vez mais, as universidades têm abordado temas da atualidade nas redações e nas questões objetivas. 

Mais do que contribuir para o enriquecimento do debate e o aprimoramento da argumentação, a leitura exercita as capacidades de observação, interpretação, síntese e comparação do estudante. Quem lê mais, sabe mais. Quanto maior o conhecimento, maior será a chance de obter aprovação no vestibular. Dessa forma, o aconselhável é reservar um tempo, durante os estudos, para a leitura de jornais e revistas.     

Além de contribuir para o aprendizado, a leitura também é vista como uma oportunidade para descanso, já que, com o tempo, o vestibulando pode adquirir paixão pelo hábito. Por outro lado, vale ressaltar que ler as notícias não é suficiente. Para otimizar esse recurso pedagógico, o ideal é associar os temas abordados pelos veículos com os conteúdos ministrados durante as aulas. Além disso, é preciso dar atenção à repetição dos temas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na maioria das vezes, a universidade utiliza um assunto que foi veiculado na mídia para introduzir um tema cobrado no conteúdo programático do processo seletivo ou, ainda, como tema da redação. O estudante que não se restringe ao factual e associa as temáticas com outras áreas de conhecimentos tem mais facilidade de discorrer sobre o assunto de forma crítica e contextualizada. 

Outra boa opção são os editoriais. Além de retratar acontecimentos importantes da esfera social, política, econômica, regional, nacional e internacional, eles também proporcionam a oportunidade de desenvolver ideias diferentes sobre o mesmo assunto e provoca a capacidade de fazer perguntas. Além disso, a leitura também auxilia na melhora do vocabulário e da gramática e ajuda a lidar melhor com as questões multidisciplinares e interdisciplinares. 

Mais do que escrever redações, é nesse período que os estudantes dão início a mais um capítulo da história sobre suas vidas. Isso significa que a leitura não auxilia o vestibulando apenas no aprimoramento da argumentação e no enriquecimento do debate, mas, principalmente, na capacidade de fazer escolhas. Escolher o conhecimento é mais do que garantir a aprovação no vestibular, é ter a certeza de que você está pronto para virar a página. 

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.