Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Ler para escrever. A importância da leitura

Ler para escrever. A importância da leitura

Além de auxiliar na escrita, leitura também resulta em maior conhecimento para o vestibulando.

Publicado por Wanja Borges
Leitura melhora escrita, estimula a imaginação e aprimora argumentação, aspectos importantes no vestibular
Leitura melhora escrita, estimula a imaginação e aprimora argumentação, aspectos importantes no vestibular

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever – inclusive sua própria história”. A declaração de Bill Gates expressa com lealdade a importância da leitura, principalmente na fase do vestibular. Além de melhorar a escrita e estimular a imaginação, ela também proporciona diferentes tipos de conhecimentos em variadas áreas e para toda vida. 

E é justamente nesse sentido que muitos professores indicam a leitura diária de jornais e revistas aos vestibulandos. Nessa etapa importante dos estudos, acompanhar os noticiários e manter-se informado sobre o que acontece no mundo é quase uma regra. Isso porque, cada vez mais, as universidades têm abordado temas da atualidade nas redações e nas questões objetivas. 

Mais do que contribuir para o enriquecimento do debate e o aprimoramento da argumentação, a leitura exercita as capacidades de observação, interpretação, síntese e comparação do estudante. Quem lê mais, sabe mais. Quanto maior o conhecimento, maior será a chance de obter aprovação no vestibular. Dessa forma, o aconselhável é reservar um tempo, durante os estudos, para a leitura de jornais e revistas.     

Além de contribuir para o aprendizado, a leitura também é vista como uma oportunidade para descanso, já que, com o tempo, o vestibulando pode adquirir paixão pelo hábito. Por outro lado, vale ressaltar que ler as notícias não é suficiente. Para otimizar esse recurso pedagógico, o ideal é associar os temas abordados pelos veículos com os conteúdos ministrados durante as aulas. Além disso, é preciso dar atenção à repetição dos temas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na maioria das vezes, a universidade utiliza um assunto que foi veiculado na mídia para introduzir um tema cobrado no conteúdo programático do processo seletivo ou, ainda, como tema da redação. O estudante que não se restringe ao factual e associa as temáticas com outras áreas de conhecimentos tem mais facilidade de discorrer sobre o assunto de forma crítica e contextualizada. 

Outra boa opção são os editoriais. Além de retratar acontecimentos importantes da esfera social, política, econômica, regional, nacional e internacional, eles também proporcionam a oportunidade de desenvolver ideias diferentes sobre o mesmo assunto e provoca a capacidade de fazer perguntas. Além disso, a leitura também auxilia na melhora do vocabulário e da gramática e ajuda a lidar melhor com as questões multidisciplinares e interdisciplinares. 

Mais do que escrever redações, é nesse período que os estudantes dão início a mais um capítulo da história sobre suas vidas. Isso significa que a leitura não auxilia o vestibulando apenas no aprimoramento da argumentação e no enriquecimento do debate, mas, principalmente, na capacidade de fazer escolhas. Escolher o conhecimento é mais do que garantir a aprovação no vestibular, é ter a certeza de que você está pronto para virar a página. 

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game