Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Coesão textual no Enem

Para garantir uma redação com uma competente coesão textual no Enem, o candidato deve estar atento aos principais mecanismos que levam a um texto bem articulado.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Conhecer os mecanismos que garantem uma boa coesão textual é indispensável para a construção de um texto articulado e coerente
Conhecer os mecanismos que garantem uma boa coesão textual é indispensável para a construção de um texto articulado e coerente

Alcançar uma boa pontuação na Redação do Enem é muito importante para quem quer conquistar a sonhada vaga na universidade. Além de conhecer as principais características dessa que é a mais temida das provas, o candidato deve ficar atento aos elementos que regem uma construção textual eficaz e coerente. Para que você arrase no Exame Nacional do Ensino Médio, o Super Vestibular preparou mais uma dica, e desta vez nosso tema será a coesão textual no Enem. Vamos aos estudos?

Você já deve saber que a coesão textual é um dos elementos indispensáveis para uma escrita que privilegie a articulação correta das ideias e informações em uma redação, não é verdade? Através dos recursos coesivos, evitamos erros gramaticais, ambiguidades e argumentos pouco embasados. Para alcançar a escrita perfeita e atender às expectativas dos corretores, alguns itens devem ser lembrados:

→ Entenda o que é “coesão textual”: As relações de sentidos encontradas na superfície do texto são chamadas de coesão. Ela é responsável por estabelecer relação semântica (relações de sentido entre as palavras) entre os elementos do discurso através do uso de conectivos, que servirão para encadear de maneira lógica as ideias do texto.

Conheça os conectivos: Os conectivos, quando empregados de maneira adequada, contribuem para a estruturação da sequência de um texto, o que certamente conferirá maior legibilidade em sua composição textual. Os principais conectivos utilizados são as conjunções, que são as palavras responsáveis por relacionar partes da oração ou orações de um período.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Faça a correta relação entre frases, orações e parágrafos: Sobre a coesão, leia bem a definição dada pelo importante linguista inglês Michael Halliday: “A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico”. O linguista utilizou a metáfora do edifício para ilustrar a ideia de que todos os elementos devem estar entrelaçados, dando assim continuidade ao elemento expresso anteriormente.

→ Coesão e coerência são elementos distintos: Pode acontecer de o seu texto apresentar uma coesão brilhante e, ao mesmo tempo, falhas gravíssimas em relação à coerência ou vice-versa. Esses dois elementos, apesar de caminharem juntos na construção do texto, são distintos. A coesão está no plano da construção do texto, enquanto a coerência está no plano da significação do texto.

Viu só? São dicas de redação para o Enem muito simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora da prova. Bons estudos e bom Enem para você!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa