Alcançar uma boa pontuação na Redação do Enem é muito importante para quem quer conquistar a sonhada vaga na universidade. Além de conhecer as principais características dessa que é a mais temida das provas, o candidato deve ficar atento aos elementos que regem uma construção textual eficaz e coerente. Para que você arrase no Exame Nacional do Ensino Médio, o Super Vestibular preparou mais uma dica, e desta vez nosso tema será a coesão textual no Enem. Vamos aos estudos?
Você já deve saber que a coesão textual é um dos elementos indispensáveis para uma escrita que privilegie a articulação correta das ideias e informações em uma redação, não é verdade? Através dos recursos coesivos, evitamos erros gramaticais, ambiguidades e argumentos pouco embasados. Para alcançar a escrita perfeita e atender às expectativas dos corretores, alguns itens devem ser lembrados:
→ Entenda o que é “coesão textual”: As relações de sentidos encontradas na superfície do texto são chamadas de coesão. Ela é responsável por estabelecer relação semântica (relações de sentido entre as palavras) entre os elementos do discurso através do uso de conectivos, que servirão para encadear de maneira lógica as ideias do texto.
→ Conheça os conectivos: Os conectivos, quando empregados de maneira adequada, contribuem para a estruturação da sequência de um texto, o que certamente conferirá maior legibilidade em sua composição textual. Os principais conectivos utilizados são as conjunções, que são as palavras responsáveis por relacionar partes da oração ou orações de um período.
→ Faça a correta relação entre frases, orações e parágrafos: Sobre a coesão, leia bem a definição dada pelo importante linguista inglês Michael Halliday: “A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico”. O linguista utilizou a metáfora do edifício para ilustrar a ideia de que todos os elementos devem estar entrelaçados, dando assim continuidade ao elemento expresso anteriormente.
→ Coesão e coerência são elementos distintos: Pode acontecer de o seu texto apresentar uma coesão brilhante e, ao mesmo tempo, falhas gravíssimas em relação à coerência ou vice-versa. Esses dois elementos, apesar de caminharem juntos na construção do texto, são distintos. A coesão está no plano da construção do texto, enquanto a coerência está no plano da significação do texto.
Viu só? São dicas de redação para o Enem muito simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora da prova. Bons estudos e bom Enem para você!