Logo Super Vestibular

Dicas de Geografia Econômica para o Enem

Estudar Geografia Econômica para o Enem requer conhecimentos básicos sobre o tema e também a obtenção de informações sobre eventos históricos e atuais.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A Geografia Econômica compreende as transformações da economia sobre o espaço geográfico
A Geografia Econômica compreende as transformações da economia sobre o espaço geográfico

Olá, pessoal! Hoje vamos apresentar algumas dicas de Geografia Econômica para o Enem.

Existe uma série de fatores responsáveis pela produção e transformação do espaço geográfico, aqueles que atuam na construção e reconstrução das sociedades em seus múltiplos aspectos. A economia, nesse sentido, é considerada como um dos itens mais importantes nesse processo, dando origem ao que chamamos de espaço econômico.

Como é de se imaginar, a Geografia Econômica tem como objetivo analisar como os diferentes processos e elementos da economia atuam sobre o espaço. Isso significa que é necessário que compreendamos corretamente como determinados fenômenos da área caracterizam-se, a exemplo dos meios e modos de produção, as transformações das diversas economias e suas regionalizações, a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), entre outros assuntos. E uma coisa é certa: a banca avaliadora do Enem simplesmente adora esse assunto!

A seguir, vamos conferir uma questão que caiu no ano de 2012:


Em 2012, o Enem questionou sobre duas crises econômicas capitalistas

Essa questão é relevante por exigir conhecimentos do candidato tanto de uma importante ocorrência na História Econômica – a crise de 1929 – quanto dos recentes acontecimentos envolvendo a crise econômica do capitalismo financeiro. A diferença entre essas duas crises está no sistema econômico e, principalmente, produtivo de cada período.

Em 1929, vivia-se um sistema industrial (ou Capitalismo Industrial) calcado pela centralidade da indústria na sociedade, gerando a maior parte dos empregos, intensificando a urbanização e concentrando a maioria dos investimentos privados e públicos. Nesse período, a modalidade de produção industrial era o fordismo, pautado na produção em massa de mercadorias e em seu grande armazenamento. Resumidamente, a crise de 1929 nada mais foi do que uma crise de superprodução que resultou em uma desvalorização geral dos produtos, o que diminuiu os lucros e os valores das ações das principais empresas e gerou a falência de muitos investidores.

Já a crise iniciada em 2008 – e que se estendeu durante os anos posteriores – ocorreu em outro contexto. O Capitalismo era o Financeiro, caracterizado pela centralidade da especulação de juros, títulos e, sobretudo, ações de empresas, com um meio altamente informatizado (meio informacional) e uma maior fluidez e rapidez na circulação de crédito, dinheiro e investimentos. A modalidade de produção também era outra, o Toyotismo, caracterizado pela produção conforme a demanda, menor necessidade de armazenamento, menor empregabilidade e ampla flexibilidade no sistema produtivo. Resumidamente, essa crise foi a expansão desmedida de crédito e da especulação sobre dívidas e títulos de dívidas, ou seja, a valorização de um capital que, na prática, não existia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, conforme indicou a letra B, a primeira crise citada foi de superprodução industrial nos Estados Unidos, o centro econômico mundial, enquanto a segunda crise foi no sistema de especulação financeira. Observe, acima, quantos temas e conhecimentos econômicos foram necessários para respondermos a essa questão. Por isso, é importante que o candidato não deixe nada para trás em seus estudos.

Procure considerar um roteiro de estudos que priorize, primeiramente, alguns temas básicos da economia para o Enem seguido por assuntos atuais, históricos e especificamente regionais.

Dentre os conceitos básicos de economia, podemos citar: os setores primário, secundário e terciário; as características e a história do capitalismo; além de alguns termos relevantes, como o PIB, renda per capita, a Divisão Internacional do Trabalho, as economias de mercado e planificada, o processo de industrialização, dentre outros assuntos.

Já entre os assuntos atuais e regionais, podemos mencionar: a revolução verde, a automação da produção industrial, a crise econômica da Grécia, a reestruturação produtiva, a formação dos NIC, os problemas econômicos nos países subdesenvolvidos, a primeira, a segunda e a terceira revolução industrial, entre outros temas importantes.

Para não ficar por fora, confira nossa seção de Geografia Econômica no site Mundo Educação!

Bons estudos e até a próxima!

Veja também

5 temas de Biologia para revisar antes da prova do Enem 2020
Disciplina será cobrada no próximo domingo (24), na prova da área de conhecimento ciências da natureza

Prazo para se inscrever no Vestibular de Verão 2021 via Enem do IFSul (RS) acaba hoje (20)
As vagas, ofertadas dentro de processo seletivo extraordinário, são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021 em cursos de graduação. 

Insper publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Conforme cronograma, quem foi selecionado deverá agendar provas da 2ª etapa entre os dias 21 e 26 de janeiro

Inscrições para Vestibular EaD 2021/1 do IFRO podem ser feitas
Processo seletivo oferece 888 vagas nos cursos superiores tecnológicos de Gestão Comercial e de Gestão Pública

Unemat recebe inscrições do Vestibular 2021/1 EaD
A seleção será constituída da avaliação da carta de intenção, que deverá ser escrita de forma objetiva, clara e concisa, de acordo com o modelo e orientações disponibilizadas no anexo do edital.

UEA adia novamente o Vestibular 2021 e SIS 2020
O Vestibular estava previsto para 10 e 11 de janeiro de 2021, já o SIS era esperado para o dia 12 seguinte.

5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática do Enem 2020
Temida por muitos participantes, a prova de Matemática pode ser mais fácil para aqueles que entendam algumas coisas sobre o formato desta prova.

Resultado do Vestibulinho 2021/1 das Etecs (SP) está disponível
Agora, os convocados deverão se matricular nos dias 26 e 27 de janeiro. Uma 2ª chamada está prevista para o dia 29 deste mês.

Resultado do ProUni 2021/1 é publicado
Pré-selecionados devem comprovar informações prestadas durante inscrições até 27 de janeiro nas instituições de oferta da bolsa de estudo

IFTO publica resultado do Vestibular 2021/1
Em razão da pandemia do coronavírus, estudantes foram avaliados pela internet por meio de análise de histórico escolar

Cursinho gratuito em São Paulo inscreve para turmas de 2021
Preparatório para vestibulares e Enem terá aulas via Ensino a Distância a partir do dia 4 de maio

Enem 2020: provas do 1º dia evitam temas polêmicos
Exame educacional foi realizado ontem, 17 de janeiro. Estudantes produziram redação e responderam questões de linguagens e ciências humanas.