Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2021: confira temas que mais caem em Ciências Humanas

Enem 2021: confira temas que mais caem em Ciências Humanas

Provas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia serão aplicadas no 1º dia do exame educacional, marcado para o próximo domingo (21)

Publicado por Silvia Tancredi
17/11/2021 09h00 , atualizado em 17/11/2021 10h39
Estudantes devem responder 45 questões de Ciências Humanas no Enem
Estudantes devem responder 45 questões de Ciências Humanas no Enem

Você vai fazer o Enem 2021? Então, prepare-se para ler bastante no primeiro dia de provas, 21 de novembro. O primeiro dia do Enem é conhecido pelos estudantes como "o melhor dia para a galera de humanas", por não ter perguntas que envolvem números e cálculos.

Os participantes deverão elaborar uma redação dissertativa-argumentativa cujo tema costuma ser uma questão-problema de cunho social. Os inscritos também deverão responder 45 questões de Linguagens e Códigos, que abrange Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrageira.

Leia também: 10 erros que você não pode cometer na redação do Enem 2021

O primeiro dia do Enem 2021 terá, ainda, a prova de Ciências Humanas, que contará com perguntas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Os estudantes poderão encontrar questões objetivas específicas de cada uma das quatro matérias ou itens interdisciplinares. É comum também que as perguntas contenham recursos gráficos, como imagens, mapas, tabelas e gráficos.  

O Mundo Educação conversou com professores das quatro disciplinas para saber quais temas são mais recorrentes nas provas de Ciências Humanas do Enem. Confira:

Geografia

1) Geografia Agrária

Essa área da Geografia é bastante cobrada no Enem, conforme reforça o coordenador da Assessoria de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Wilson Galvão. O mapeamento realizado pelo professor detectou que 19% das provas do Enem abordaram o aspecto agrário da Geografia.

Por isso, é interessante ficar ligado à agricultura em geral, os tipos de agriculturasistemas agrícolas, impacto da produção agrícola, agropecuária e os problemas ambientais, etc.

2) Meio Ambiente

O assunto meio ambiente consta com frequência nas provas de Geografia do Enem. Do total de provas analisadas, 17% trabalharam o assunto.

Você pode fazer sua revisão lendo estes artigos: globalização e meio ambiente, soluções para o meio ambiente e 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente.

"É importante lembrar ao estudante sobre a importância da leitura e interpretação da linguagem cartográfica, dos gráficos e tabelas, assim como das paisagens na prova de Geografia no Enem. Aprofundar o entendimento dessas linguagens é fundamental para um bom desempenho", recomenda o coordenador de Geografia, Wilson Galvão.

3) Questões econômicas e globalização

O Mundo Educação tem uma lista de artigos sobre Geografia Econômica. Aproveite para revisar esse tema lendo os textos. Sugestões:

Leia também: dicas de Geografia Econômica para o Enem

4) Geografia Urbana

O tema é abrangente. Segundo Galvão, dentro dessa área da Geografia são cobrados problemas sociais e ambientais, analisando temas como a organização do espaço urbano, gentrificação, moradia e mobilidade, entre outros.

A dica é ler artigos como rede urbana, clima urbano, lixo urbanoproblemas atmosféricos urbanos.

Confira também: Geografia Urbana e Urbanização no Enem

5) Geografia Física

Dentro da Geografia Física, há diversos assuntos que podem ser cobrados, tais como abalos sísmicos, agentes de formação do relevo, as principais placas tectônicas, formação dos solos, fatores climáticos, etc

História 

1) 2ª Guerra Mundial

Assuntos referentes a 2ª Guerra Mundial são abordados com frequência nas provas de História do Enem. "É importante dominar as causas do evento e em que período ela ocorreu", reforça a professora de História do Mundo Educação, Nathália Freitas.

Outro ponto fundamental é revisar as fases e acontecimentos da 2ª Guerra Mundial, os eixos e os seus combates, lançamentos das bombas atômicos e as suas consequências. Saiba também como foi a participação brasileira na Segunda Guerra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) 2º Reinado

O tema 2º Reinado também está constantemente presente nas provas de História do Enem. A professora recomenda reler artigos sobre: aspectos políticos, sociais e econômicos do 2º Reinado. Revise também:

3) Redemocratização

Sobre este assunto o Mundo Educação conta com artigos referentes as Diretas Já, a Constituição de 1988 e Governo José Sarney e de Tancredo Neves. 

4) Era Vargas

A professora Nathália destaca que questões sobre a Era Vargas são vistas com certa frequência nas provas de História do Enem. Você pode fazer sua revisão lendo estes artigos: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.

Há também material para revisão sobre a Revolução Constitucionalista de 1932a Constituição de 1934,  Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL), fascismo italiano regime stalinista e Plano Cohen.

5) A República Velha

Por fim, revise sobre a República Velha, outro assunto recorrente nas provas de História do Enem. Dentre as revisões, não se esqueça de Brasil República e os exercícios sobre este mesmo assunto, coronelismo, Constituição de 1891, Política dos Governadores, Política do Café com Leite, revolta e movimentos sociais.

Sociologia

1) Mundo do trabalho

O tema "trabalho" é abordado com frequência nas provas de Sociologia do Enem. A professora Milka de Oliveira ressalta que a organização do exame pode abordar desde a teoria clássica até debates contemporâneos sobre o mundo do trabalho.

"Podem cair subtemas como a divisão do trabalho para Durkheim; a luta de classes sociais para Marx e o ideário protestante relacionado ao trabalho e suas conexões com a consolidação dos princípios capitalistas de trabalho conforme a análise de Weber", relembra a professora.

2) Cultura e indústria cultural

Cultura é outro assunto recorrente nas provas de Sociologia. O tema pode ser trabalhado paralelamente à antropologia e abranger pautas como:

3) Movimentos sociais

"Tanto os movimentos sociais urbanos quanto os movimentos rurais costumam ser abordados nas provas, especialmente a história, as características, as lutas e conquistas de todos esses grupos", enumera a professora Milka.

Entre eles, podemos destacar os movimentos feministas, movimentos negros, movimentos LGBTQIA+, entre outros.

Filosofia

1) Ética e justiça

De acordo com o professor de Filosofia do Mundo Educação, Francisco Porfírio, Ética e Justiça são temas que sempre estão presentes nas provas. Os assuntos envolvem moral, política, convívio em sociedade, teorias sociais etc.

2) Conhecimento

A teoria do conhecimento e a filosofia da ciência são cobrados de forma geral. "Os testes podem explorar assuntos antigos pré-socráticos e os mais contemporâneos filósofos da ciência", analisa o professor Francisco.

3) Aristóteles, Platão e Sócrates

Os estudiosos e suas teorias também podem ser trabalhados nas provas. Aristóteles, Platão e Sócrates são filósofos que caem com frequência nas provas de Filosofia do Enem. 

2º dia do Enem 2021

Os participantes farão as provas do segundo dia do Enem 2021 no domingo 28 de novembro. Desta vez, os estudantes deverão responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. Esta última área do conhecimento abrange as disciplinas de Biologia, Física e Química.

No final de cada dia de provas, o Mundo Educação divulgará a correção comentada do Enem 2021. A resolução das questões será feita em tempo real pelos professores do Curso e Colégio Oficina do Estudante.

Veja também

Inscrições abertas para o Vestibular 2023 da Fuvest
Mais de 8 mil vagas estão sendo ofertadas para cursos superiores da USP. Inscrições seguem até 23 de setembro.

ProUni 2022/2: MEC prorroga prazo para comprovação das informações dos selecionados
O prazo anterior ia até o dia 17 de agosto. Restante do cronograma também sofreu alteração.

Pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2023 da Unicentro já podem ser feitos
Podem fazer o pedido candidatos que estudaram o ensino médio em escola pública, ou supletivo noturno em qualquer escola, que não estejam matriculados no ensino superior.

UECE libera resultado do Vestibular EaD 2022/2
O cronograma de matrícula para preenchimento das vagas oferecidas neste Vestibular Especial será divulgado em breve, no site da CEV/UECE.

UEPG (PR) inscreve para o PSS 2022
A taxa custa R$ 91 para a 1ª, 2ª  e 3ª etapas. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 13 de setembro.

UFMS aplica provas do Vestibular EaD 2022
As provas serão realizadas a partir das 14h. O acesso ao ambiente de prova somente será liberado após a captura e envio de foto do candidato segurando documento de identificação original próximo ao rosto.

Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022/2 da UFU já podem ser acessados
Os vestibulandos passarão pelas provas da 1ª fase no dia 21 de agosto, das 13h às 18h30.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2022/2 via Enem da UVA (CE)
Um total de 950 vagas são ofertadas pela UVA. As oportunidades são para os campi de Aracaú, Camocim, São Benedito e Sobral. 

Prazo para se inscrever no Fies 2022/2 encerra nesta sexta-feira (12)
Os candidatos podem escolher até três opções de curso, turno e local de oferta. 

Resultado do Vestibular EaD 2022/2 da UFPel está disponível
Processo seletivo ofertou mais de 1,2 mil vagas em cursos de graduação a distância.

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 17 de agosto.

UFVJM (MG) recebe inscrições para Sasi 2022 até hoje (10)
Entre os cursos estão Medicina (em Diamantina e Mucuri), Zootecnia, Agronomia, Fisioterapia, Turismo e Engenharia Agrícola e Ambiental.