A Literatura é arte da palavra, sendo, portanto, um instrumento de comunicação e de interação, por isso, faz parte da prova de Linguagens e Códigos do Enem. Sua abordagem segue o estilo da prova, ou seja, é contextualizada e exige bastante interpretação.
O Enem privilegia alguns verbos e dentre eles está o relacionar. É importante que essa ação seja praticada nessa prova, logo, não estude a Literatura de forma fragmentada, contextualize-a, relacione o contexto histórico com a escola literária e com as manifestações artísticas da época. Não se esquecendo de estudar os autores que são considerados ícones dentro daquela escola.
A Literatura desde os primórdios é influenciada pelo momento histórico, pois está veiculada à sociedade, logo se torna difícil entender uma sem ter conhecimento do outro.
Outro aspecto relevante para a prova de Literatura do Enem é o conhecimento da cronologia da Literatura Brasileira, ou seja, a ordem em que as escolas literárias aparecem e como se dá sua classificação, pelo estilo e época (correntes literárias).
Por último, nos estudos para a prova de Literatura, não se esqueça de relacionar as manifestações artísticas que ocorreram no passado com as que ocorrem hoje. Por exemplo, era característica do Classicismo a busca pela perfeição da forma e a exaltação dos ideais da beleza. Será que isso só acontecia naquela época? E nos nossos dias, será que esses ideais não estão presentes? Então, sempre que você for estudar, procure relacionar as manifestações artísticas.