UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas para a prova de Literatura do Enem

Na prova de Literatura do Enem, as escolas literárias devem ser relacionadas ao contexto histórico e às manifestações artísticas, não se esquecendo dos principais autores.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan

A Literatura é arte da palavra, sendo, portanto, um instrumento de comunicação e de interação, por isso, faz parte da prova de Linguagens e Códigos do Enem. Sua abordagem segue o estilo da prova, ou seja, é contextualizada e exige bastante interpretação.

O Enem privilegia alguns verbos e dentre eles está o relacionar. É importante que essa ação seja praticada nessa prova, logo, não estude a Literatura de forma fragmentada, contextualize-a, relacione o contexto histórico com a escola literária e com as manifestações artísticas da época. Não se esquecendo de estudar os autores que são considerados ícones dentro daquela escola.

A Literatura desde os primórdios é influenciada pelo momento histórico, pois está veiculada à sociedade, logo se torna difícil entender uma sem ter conhecimento do outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro aspecto relevante para a prova de Literatura do Enem é o conhecimento da cronologia da Literatura Brasileira, ou seja, a ordem em que as escolas literárias aparecem e como se dá sua classificação, pelo estilo e época (correntes literárias).

Por último, nos estudos para a prova de Literatura, não se esqueça de relacionar as manifestações artísticas que ocorreram no passado com as que ocorrem hoje. Por exemplo, era característica do Classicismo a busca pela perfeição da forma e a exaltação dos ideais da beleza. Será que isso só acontecia naquela época? E nos nossos dias, será que esses ideais não estão presentes? Então, sempre que você for estudar, procure relacionar as manifestações artísticas.

Para a prova de Literatura do Enem, além de estudar as escolas literárias, é preciso ter uma visão das correntes artísticas do passado e do presente
Para a prova de Literatura do Enem, além de estudar as escolas literárias, é preciso ter uma visão das correntes artísticas do passado e do presente

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Inscrições do Enem 2025 estão abertas
Participantes do exame que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio estão pré-inscritos.
Edital do Enem 2025 é liberado: veja datas e regras das provas
Provas do Enem 2025 acontecerão em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro
Inep divulga o edital do Encceja PPL 2025
As inscrições são feitas por intermédio do Responsável Pedagógico e iniciam no dia 23 de junho.
Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido
O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona acessibilidade para aqueles que precisam de recursos.
Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025
Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas
Inep divulga datas do Enem 2025
Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho
Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)
Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.
Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)
Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental
Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido
O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.
Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana
O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.
Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25
A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita
Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.