Olá, pessoal! Como estão os estudos? Hoje as dicas serão para questões referentes às fontes de energia no Enem.
A banca de elaboração das provas tem gostado muito dessa temática, pois ela encaixa-se no estilo de prova do exame no sentido de estimular o raciocínio por parte do estudante, além de oferecer um campo extenso de questões para as ciências humanas e da natureza.
O exemplo a seguir é uma questão sobre fontes de energia no Enem de 2010. Ela exige do aluno, além do conhecimento sobre as mais diversas formas de produção de energia, um raciocínio para concluir a melhor opção diante de uma situação-problema.
Questão do Enem sobre fontes de energia
No enunciado do exercício, é dada a missão de se instalar uma matriz elétrica de menor impacto ambiental em um município com as seguintes características:
1. encontra-se em um vale cercado por montanhas – isso atrapalha a circulação dos ventos, inviabilizando a utilização de energia eólica;
2. a cidade é cruzada por um rio, que é utilizado pela população – a importância econômica do rio faz com que seja pouco recomendado o seu represamento para a instalação de hidrelétricas;
3. pequena extensão territorial – o que permite a utilização de fontes de energia que não possuem grande produtividade;
4. incidência solar o ano todo – tal fator permite a implantação de energia solar fotovoltaica, que, apesar de não ter uma grande produtividade, não será problema pela baixa demanda do pequeno município.
Portanto, a alternativa correta é a letra D, pois vale lembrar que as demais fontes de energia apresentadas pelas alternativas ou são muito poluentes ou são inviabilizadas pela Geografia do local.
Esse é o tipo de questão que privilegia, portanto, aqueles candidatos que estudaram a fundo todas as fontes de energia, conhecendo os seus riscos e as condições para a sua implantação. O curioso é que, em 2012, a prova apresentou uma questão similar, como podemos ver nessa outra análise.
Por isso, para preparar-se para a prova, você pode consultar alguns textos do Mundo Educação sobre as fontes de energia (hidroelétrica, solar, eólica, nuclear, térmica, das marés) e recursos energéticos, a exemplo do petróleo, biocombustíveis, gás natural, carvão mineral e xisto betuminoso. Estar por dentro dos debates sobre as fontes alternativas de energia também é importante.
Além disso, é importante estar sempre atualizado sobre questões envolvendo o espaço geográfico do nosso país, como as fontes de energia no Brasil. Nesse caso, é preciso lembrar que aqui a energia predominante é a hidroelétrica, existindo alguns parques eólicos no Nordeste e nucleares no Sudeste. Outras questões, como as usinas de Itaipu e Belo Monte, também podem aparecer no questionário da prova.
E por hoje é só! Não deixem de estudar e acompanhar as notícias sobre esse tema, que é bastante polêmico e atual. Até a próxima dica, pessoal!