Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Fontes de Energia no Enem

A temática das fontes de energia no Enem costuma exigir um grande conhecimento e capacidade de raciocínio por parte dos candidatos sobre os diferentes tipos e aplicações.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Para a prova do Enem, é importante conhecer as diversas fontes de energia existentes
Para a prova do Enem, é importante conhecer as diversas fontes de energia existentes

Olá, pessoal! Como estão os estudos? Hoje as dicas serão para questões referentes às fontes de energia no Enem.

A banca de elaboração das provas tem gostado muito dessa temática, pois ela encaixa-se no estilo de prova do exame no sentido de estimular o raciocínio por parte do estudante, além de oferecer um campo extenso de questões para as ciências humanas e da natureza.

O exemplo a seguir é uma questão sobre fontes de energia no Enem de 2010. Ela exige do aluno, além do conhecimento sobre as mais diversas formas de produção de energia, um raciocínio para concluir a melhor opção diante de uma situação-problema.

Questão do Enem sobre fontes de energia
Questão do Enem sobre fontes de energia

No enunciado do exercício, é dada a missão de se instalar uma matriz elétrica de menor impacto ambiental em um município com as seguintes características:

1. encontra-se em um vale cercado por montanhas – isso atrapalha a circulação dos ventos, inviabilizando a utilização de energia eólica;

2. a cidade é cruzada por um rio, que é utilizado pela população – a importância econômica do rio faz com que seja pouco recomendado o seu represamento para a instalação de hidrelétricas;

3. pequena extensão territorial – o que permite a utilização de fontes de energia que não possuem grande produtividade;

4. incidência solar o ano todo – tal fator permite a implantação de energia solar fotovoltaica, que, apesar de não ter uma grande produtividade, não será problema pela baixa demanda do pequeno município.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, a alternativa correta é a letra D, pois vale lembrar que as demais fontes de energia apresentadas pelas alternativas ou são muito poluentes ou são inviabilizadas pela Geografia do local.

Esse é o tipo de questão que privilegia, portanto, aqueles candidatos que estudaram a fundo todas as fontes de energia, conhecendo os seus riscos e as condições para a sua implantação. O curioso é que, em 2012, a prova apresentou uma questão similar, como podemos ver nessa outra análise.

Por isso, para preparar-se para a prova, você pode consultar alguns textos do Mundo Educação sobre as fontes de energia (hidroelétrica, solar, eólica, nuclear, térmica, das marés) e recursos energéticos, a exemplo do petróleo, biocombustíveis, gás natural, carvão mineral e xisto betuminoso. Estar por dentro dos debates sobre as fontes alternativas de energia também é importante.

Além disso, é importante estar sempre atualizado sobre questões envolvendo o espaço geográfico do nosso país, como as fontes de energia no Brasil. Nesse caso, é preciso lembrar que aqui a energia predominante é a hidroelétrica, existindo alguns parques eólicos no Nordeste e nucleares no Sudeste. Outras questões, como as usinas de Itaipu e Belo Monte, também podem aparecer no questionário da prova.

E por hoje é só! Não deixem de estudar e acompanhar as notícias sobre esse tema, que é bastante polêmico e atual. Até a próxima dica, pessoal!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022 são prorrogadas
Prazo seria finalizado hoje, dia 30, às 17h. Agora, segue aberto até 06 de dezembro e a taxa custa R$ 30. Candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 das Fatecs (SP) é prorrogado
Inscrições seriam finalizadas amanhã, dia 1º. Contudo, prazo foi prorrogado até o próximo dia 08.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) são prorrogadas
Elas seriam finalizadas nesta terça-feira, dia 30. Porém, prazo agora vai até às 15h do dia 06 de dezembro.

PUC Campinas divulga resultado do seu Vestibular 2022
Relação de aprovados não inclui o curso de Medicina. Para esta graduação, o resultado é esperado para 16 de dezembro.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERR
As provas estão marcadas de acontecerem no dia 09 de janeiro de 2022, das 09h às 14h, em Boa Vista e Rorainópolis. Os locais de provas serão divulgados cinco dias antes.

Enem 2021: notas dos participantes serão liberadas em fevereiro
Informação foi divulgada pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, na tarde de hoje

USCS divulga resultado do Vestibular 2022 de Medicina
Selecionados para as 180 vagas devem fazer matrículas de 6 a 9 de dezembro.

UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022
Novo formato do SSA será implantado de forma progressiva, de acordo com as normas a serem publicadas a cada ano, acompanhando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.