Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Língua Portuguesa no Enem – Interpretação

A prova de língua Portuguesa no Enem exige bastante a habilidade de leitura do candidato, pois a interpretação é a peça chave da avaliação.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
A prova de língua portuguesa no Enem é contextualizada, por isso, além do conhecimento adquirido nos livros, é preciso estar atento aos acontecimentos
A prova de língua portuguesa no Enem é contextualizada, por isso, além do conhecimento adquirido nos livros, é preciso estar atento aos acontecimentos

A prova de Linguagens e Códigos do Enem segue a linha da contextualização, logo, os conteúdos não são vistos de forma fragmentada, mas relacionada, por isso, é comum que haja poemas na prova de Biologia, gráficos na de Português etc. O que o Enem quer é saber a capacidade de interpretação do aluno. Por isso, essa habilidade será cobrada em todos os momentos.

A interpretação é um exercício que deve ser feito diariamente, pois só é capaz de chegar a nesse nível o leitor competente, ou seja, aquele que consegue ver além das palavras, que visualiza o implícito (aquilo que está escondido), que percebe a significação da pontuação, das pausas, dos silêncios. Muitos param no primeiro estágio da leitura, uma vez que somente decodificam os sinais, mas o que o Enem espera do candidato é que ele saia da superfície do texto e alcance a sua essência.

O texto não se compõe apenas por palavras (linguagem verbal), mas também por imagens (linguagem não verbal), e o candidato não pode deixar de considerar e relacionar essas linguagens.

É importante considerar que nenhum texto é neutro ou sem pretensão, todos vêm carregados de significados e ideologias. Além disso, o texto não pode ser entendido sem um contexto, pois este é determinante para que o sentido do texto seja estabelecido.

Na prova do Enem, leia todas as questões de forma atenta, analise os detalhes, relacione os textos, dialogue com as obras literárias que são apresentadas, analise como os elementos de coesão (ligação) foram usados e com que intenção. Se o texto é argumentativo, encontre e entenda como a argumentação foi construída, que exemplos foram dados para embasar os argumentos, qual é a tese e como foi desenvolvida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O olhar do leitor competente é crítico e sabe que os textos não podem ser lidos da mesma maneira, cada um tem suas particularidades, que devem ser consideradas.  Um poema (linguagem figurada) não pode ser lido com o mesmo olhar que se lê um editorial, uma notícia (linguagem denotativa), pois são apresentados em linguagens diferentes.  

Cada texto utiliza-se de uma função da linguagem e cada uma possui seu enfoque, destacando a mensagem, o contexto, o canal etc. Entretanto, não existe um texto que apresente apenas uma função da linguagem, o que deve ser analisado é a que predomina.   

A capacidade de leitura é individual e será determinada pelo seu conhecimento de mundo (tudo aquilo que é adquirido ao longo da vida, na escola e fora dela). Por isso, é tão importante viajar, visitar museus, ler diferentes tipos de textos, interagir com outras culturas, pois tudo isso auxilia no momento da leitura.

É importante também para a interpretação saber reconhecer e diferenciar as figuras de linguagens, pois são muito utilizadas como recursos de expressividade no texto, já que, com elas, as palavras ganham novos significados. 

Outro assunto que merece atenção é a intertextualidade e compreendê-la é essencial, pois a presença do diálogo entre textos é uma tendência da prova do Enem.

Além de uma leitura atenta, é fundamental treinar a concentração, já que a prova apresenta um grande número de textos e de questões. Não se esqueça de que é importantíssimo manter-se informado, portanto, atenção às notícias e sucesso no Enem.

Veja também

Inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade Santa Casa de São Paulo estão abertas
A oferta é de 510 vagas, sendo 180 para o curso de Medicina, 80 para Enfermagem, 50 para Fonoaudiologia, 100 para Tecnologia em Radiologia e 100 para Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

UEG divulga gabarito do Vestibular 2022/2
O caderno de provas do Vestibular ainda não foi disponibilizado pela Universidade.

Inscrições abertas para o Vestibular 2023 da Faculdade Albert Einstein
São 500 vagas para os cursos de Medicina, Administração, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 das Fatecs (SP) é publicada
Os aprovados precisam ficar atentos à documentação solicitada para validação do processo no ato da matrícula.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular Adicional 2022/2 da UFRGS
Os candidatos serão selecionados por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e edições anteriores do vestibular da UFRGS.

Prazo para se inscrever no Processo Seletivo Especial 2023 do Forma Pará encerra hoje (08)
As provas do Vestibular 2023 Forma Pará estão previstas de serem realizadas em 21 de agosto.

UEG aplica provas do Vestibular 2022/2 neste domingo (07)
O vestibular da UEG acontece das 13h10 às 17h10. Os portões dos locais de aplicação abrem às 11h45 e fecham às 13h.

Provas do PSI 2022 da UFAM serão realizadas neste domingo (7) e segunda (8)
Avaliação será aplicada das 8h15 às 13h15 amanhã (7), já na segunda (8) a prova se encerra às 12h15.

Unemat realiza provas do Vestibular Simplificado Especial 2022/2 neste domingo (7)
Candidatos deverão produzir uma redação das 8h às 11h.

Unioeste (PR) libera resultado do Vestibular 2022
Mais de 1 mil vagas foram distribuídas nesta edição do vestibular.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023/1 da UERR
A instituição oferece 450 vagas em 15 cursos de ensino superior. 

ProUni 2022/2 encerra inscrições após prazo prorrogado
O ProUni é um programa do Governo Federal, criado em 2005, que concede bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.