Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Língua Portuguesa no Enem – Interpretação

A prova de língua Portuguesa no Enem exige bastante a habilidade de leitura do candidato, pois a interpretação é a peça chave da avaliação.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
A prova de língua portuguesa no Enem é contextualizada, por isso, além do conhecimento adquirido nos livros, é preciso estar atento aos acontecimentos
A prova de língua portuguesa no Enem é contextualizada, por isso, além do conhecimento adquirido nos livros, é preciso estar atento aos acontecimentos

A prova de Linguagens e Códigos do Enem segue a linha da contextualização, logo, os conteúdos não são vistos de forma fragmentada, mas relacionada, por isso, é comum que haja poemas na prova de Biologia, gráficos na de Português etc. O que o Enem quer é saber a capacidade de interpretação do aluno. Por isso, essa habilidade será cobrada em todos os momentos.

A interpretação é um exercício que deve ser feito diariamente, pois só é capaz de chegar a nesse nível o leitor competente, ou seja, aquele que consegue ver além das palavras, que visualiza o implícito (aquilo que está escondido), que percebe a significação da pontuação, das pausas, dos silêncios. Muitos param no primeiro estágio da leitura, uma vez que somente decodificam os sinais, mas o que o Enem espera do candidato é que ele saia da superfície do texto e alcance a sua essência.

O texto não se compõe apenas por palavras (linguagem verbal), mas também por imagens (linguagem não verbal), e o candidato não pode deixar de considerar e relacionar essas linguagens.

É importante considerar que nenhum texto é neutro ou sem pretensão, todos vêm carregados de significados e ideologias. Além disso, o texto não pode ser entendido sem um contexto, pois este é determinante para que o sentido do texto seja estabelecido.

Na prova do Enem, leia todas as questões de forma atenta, analise os detalhes, relacione os textos, dialogue com as obras literárias que são apresentadas, analise como os elementos de coesão (ligação) foram usados e com que intenção. Se o texto é argumentativo, encontre e entenda como a argumentação foi construída, que exemplos foram dados para embasar os argumentos, qual é a tese e como foi desenvolvida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O olhar do leitor competente é crítico e sabe que os textos não podem ser lidos da mesma maneira, cada um tem suas particularidades, que devem ser consideradas.  Um poema (linguagem figurada) não pode ser lido com o mesmo olhar que se lê um editorial, uma notícia (linguagem denotativa), pois são apresentados em linguagens diferentes.  

Cada texto utiliza-se de uma função da linguagem e cada uma possui seu enfoque, destacando a mensagem, o contexto, o canal etc. Entretanto, não existe um texto que apresente apenas uma função da linguagem, o que deve ser analisado é a que predomina.   

A capacidade de leitura é individual e será determinada pelo seu conhecimento de mundo (tudo aquilo que é adquirido ao longo da vida, na escola e fora dela). Por isso, é tão importante viajar, visitar museus, ler diferentes tipos de textos, interagir com outras culturas, pois tudo isso auxilia no momento da leitura.

É importante também para a interpretação saber reconhecer e diferenciar as figuras de linguagens, pois são muito utilizadas como recursos de expressividade no texto, já que, com elas, as palavras ganham novos significados. 

Outro assunto que merece atenção é a intertextualidade e compreendê-la é essencial, pois a presença do diálogo entre textos é uma tendência da prova do Enem.

Além de uma leitura atenta, é fundamental treinar a concentração, já que a prova apresenta um grande número de textos e de questões. Não se esqueça de que é importantíssimo manter-se informado, portanto, atenção às notícias e sucesso no Enem.

Veja também

É hoje o 2º dia de provas da reaplicação do Enem 2021
Neste domingo os participantes deverão responder a prova de Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest começam amanhã (16)
Elas continuam sendo aplicadas na segunda-feira, 17 de janeiro. Passam por esta etapa os candidatos aprovados na 1ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest.

IFSP divulga resultado do Vestibular 2022/1 para cursos técnicos
Agora, os candidatos serão matriculados entre os dias 17 e 20 de janeiro, via internet.

UFGD encerra inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece 962 vagas em 33 cursos de graduação. Provas serão aplicadas em março.

Cursinhos populares 2022 em Ribeirão Preto (SP) inscrevem para novas turmas
Aulas são preparatórias para processos seletivos como o vestibular da Fuvest e para Enem 2022

Unicamp 2022: respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2022 estão disponíveis
Candidatos passaram pelas provas discursivas nos dias 09 e 10 de janeiro. Resultado está previsto de ser divulgado em 14 de fevereiro.

UEG encerra prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Ao se inscrever, o candidato deverá indicar no formulário de inscrição a primeira opção de curso, cidade e turno e a segunda opção de graduação que deseja cursar.

IFFar, no Rio Grande do Sul, inscreve para Vestibular 2022/1 via Enem
Somente podem concorrer às 1,7 mil vagas candidatos que fizeram exame educacional a partir de 2009

Fatecs (SP) liberam resultado do Vestibular 2022/1
Convocados para as mais de 17 mil vagas devem fazer matrículas amanhã e depois, 13 e 14, apenas pela internet

IFPR está com inscrições abertas para Vestibular 2022
Interessados nas 2.637 vagas farão provas no dia 6 de março em Curitiba e outras cidades do interior do Paraná

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERJ
Estudantes interessados em concorrer às vagas pelo sistema de cotas também precisam fazer o cadastro até hoje. A documentação deve ser enviada até amanhã, 13 de janeiro.

PUC-SP libera 2ª chamada do Vestibular de Verão 2022
Convocados devem fazer as matrículas amanhã e depois, 12 e 13, apenas pela internet