Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Língua Portuguesa no Enem – Interpretação

A prova de língua Portuguesa no Enem exige bastante a habilidade de leitura do candidato, pois a interpretação é a peça chave da avaliação.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
A prova de língua portuguesa no Enem é contextualizada, por isso, além do conhecimento adquirido nos livros, é preciso estar atento aos acontecimentos
A prova de língua portuguesa no Enem é contextualizada, por isso, além do conhecimento adquirido nos livros, é preciso estar atento aos acontecimentos

A prova de Linguagens e Códigos do Enem segue a linha da contextualização, logo, os conteúdos não são vistos de forma fragmentada, mas relacionada, por isso, é comum que haja poemas na prova de Biologia, gráficos na de Português etc. O que o Enem quer é saber a capacidade de interpretação do aluno. Por isso, essa habilidade será cobrada em todos os momentos.

A interpretação é um exercício que deve ser feito diariamente, pois só é capaz de chegar a nesse nível o leitor competente, ou seja, aquele que consegue ver além das palavras, que visualiza o implícito (aquilo que está escondido), que percebe a significação da pontuação, das pausas, dos silêncios. Muitos param no primeiro estágio da leitura, uma vez que somente decodificam os sinais, mas o que o Enem espera do candidato é que ele saia da superfície do texto e alcance a sua essência.

O texto não se compõe apenas por palavras (linguagem verbal), mas também por imagens (linguagem não verbal), e o candidato não pode deixar de considerar e relacionar essas linguagens.

É importante considerar que nenhum texto é neutro ou sem pretensão, todos vêm carregados de significados e ideologias. Além disso, o texto não pode ser entendido sem um contexto, pois este é determinante para que o sentido do texto seja estabelecido.

Na prova do Enem, leia todas as questões de forma atenta, analise os detalhes, relacione os textos, dialogue com as obras literárias que são apresentadas, analise como os elementos de coesão (ligação) foram usados e com que intenção. Se o texto é argumentativo, encontre e entenda como a argumentação foi construída, que exemplos foram dados para embasar os argumentos, qual é a tese e como foi desenvolvida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O olhar do leitor competente é crítico e sabe que os textos não podem ser lidos da mesma maneira, cada um tem suas particularidades, que devem ser consideradas.  Um poema (linguagem figurada) não pode ser lido com o mesmo olhar que se lê um editorial, uma notícia (linguagem denotativa), pois são apresentados em linguagens diferentes.  

Cada texto utiliza-se de uma função da linguagem e cada uma possui seu enfoque, destacando a mensagem, o contexto, o canal etc. Entretanto, não existe um texto que apresente apenas uma função da linguagem, o que deve ser analisado é a que predomina.   

A capacidade de leitura é individual e será determinada pelo seu conhecimento de mundo (tudo aquilo que é adquirido ao longo da vida, na escola e fora dela). Por isso, é tão importante viajar, visitar museus, ler diferentes tipos de textos, interagir com outras culturas, pois tudo isso auxilia no momento da leitura.

É importante também para a interpretação saber reconhecer e diferenciar as figuras de linguagens, pois são muito utilizadas como recursos de expressividade no texto, já que, com elas, as palavras ganham novos significados. 

Outro assunto que merece atenção é a intertextualidade e compreendê-la é essencial, pois a presença do diálogo entre textos é uma tendência da prova do Enem.

Além de uma leitura atenta, é fundamental treinar a concentração, já que a prova apresenta um grande número de textos e de questões. Não se esqueça de que é importantíssimo manter-se informado, portanto, atenção às notícias e sucesso no Enem.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa