Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Não passei no SiSU. E agora?

Não passei no SiSU. Como fazer agora? Mesmo o estudante não sendo aprovado no Sistema para o ingresso no ensino superior, há outros programas sociais que permitem o seu acesso.

Publicado por Érica Caetano
O Sisu, o Prouni e o Fies são alguns dos programas sociais de auxílio ao ingresso no ensino superior.
O Sisu, o Prouni e o Fies são alguns dos programas sociais de auxílio ao ingresso no ensino superior.

Com as mudanças aplicadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no decorrer dos anos, desde a sua criação e a adesão de mais faculdades a ele, aumentaram também as chances dos estudantes ingressarem no ensino superior. Grande parte das instituições já utiliza programas sociais, que trabalham no intuito de serem facilitadores na entrada de jovens nos cursos de graduação, principalmente no caso daqueles alunos com poucos recursos financeiros ou ainda oriundos da rede pública de ensino. Entre esses sistemas beneficiadores, destaca-se o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o SiSU tem como objetivo escolher candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular. Os candidatos são selecionados através do sistema on-line, que se baseia na nota obtida pelo estudante. Através da página eletrônica do Sistema os interessados 
podem acessar as vagas disponibilizadas, as instituições e os cursos que estão participando. Para concorrer é necessário ter feito o Enem e se inscrever através do site do SiSU dentro dos prazos estabelecidos.

- Não passei no SiSU, e agora?

Mas o que fazer se não for aprovado através do SiSU? Quais são as outras opções que o estudante tem para chegar à universidade até mesmo aproveitando o Enem? Como já citado anteriormente, hoje o vestibulando possui mais opções de ingresso no curso superior de sua preferência. Confira:

- ProUni
Uma delas é o Programa Universidade para Todos (ProUni). Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do SiSU, ele poderá tentar o ProUni para uma instituição particular. 

O programa concede bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais (100% e 50%). Isso será variável de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem. No entanto, para poder concorrer é necessário obter mais de 450 pontos no Exame e não zerar a redação.

    Além do Enem, também é necessário preencher alguns requisitos, como ter estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular através de bolsa de estudos. No caso da bolsa integral do Programa, é necessário comprovar renda bruta de 1,5 salário mínimo por pessoa da família, já para bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Saiba mais sobre o ProUni.

- Fies
    Outra opção para o estudante é financiar parte dos estudos, no caso por exemplo de ser beneficiado com uma bolsa de 50% do ProUni. Ele poderá fazer isso utilizando o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia a graduação no ensino superior desde que o estudante esteja devidamente matriculado e cursando uma faculdade particular. Para participar é necessário que a instituição esteja cadastrada no programa, com cursos que tenham obtido avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o aluno interessado em ingressar no Fies pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas através do Sistema Informatizado do Fies, o SisFIES, acessado pelo próprio site do Financiamento. É necessário informar os dados pessoais e da instituição de ensino, o curso que estuda e outras informações referentes à solicitação do financiamento. Saiba mais sobre o Fies.

- Sisutec
    Para aqueles que já concluíram o ensino médio mas ainda não conseguiram ingressar no ensino superior através do SiSU, uma outra opção é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Ele também utiliza as notas do Enem como forma de seleção, no entanto, as vagas oferecidas neste são para cursos de educação profissional e tecnológica.

     Podem participar estudantes que tenham concluído o ensino médio prioritariamente na rede pública de ensino ou ainda em instituições particulares através de bolsa integral. O desempenho no Enem também precisa ser superior a zero na redação. Saiba mais sobre o Sisutec.

- Vestibulares
    Há instituições de ensino superior que também aproveitam o Enem como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Algumas o utilizam de forma parcial, combinado com provas no formato tradicional, onde o desempenho no Exame é válido como primeira ou segunda fase do certame, ou ainda de forma integral, quando a pontuação do candidato no Enem é a única etapa do vestibular. Nesses casos, geralmente o estudante tem a opção de escolher no ato da inscrição entre os testes tradicionais ou pelo aproveitamento do Enem.

    Isso acontece principalmente nos vestibulares de universidades particulares. Dentre as instituições que utilizam desta forma de ingresso estão algumas PUCs, como por exemplo a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

     Portanto, não fique triste se não obter a aprovação do SiSU, pois espaços não te faltam para ingressar no ensino superior utilizando ainda o seu desempenho no Enem. Aproveite as oportunidades e boa sorte!

Veja também

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo