Logo Super Vestibular

Enem e Sisutec

Inscrições são abertas semestralmente para quem concluiu o ensino médio e participou do Enem.

Publicado por Wanja Borges
Cursos técnicos gratuitos
Cursos técnicos gratuitos

O modelo de sucesso do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) inspirou o Ministério da Educação (MEC) a desenvolver uma plataforma educacional específica para os cursos técnicos gratuitos: o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Criado no segundo semestre de 2013, o sistema é voltado para estudantes que concluíram o ensino médio, prioritariamente na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a zero na redação.

A inscrição pode ser feita semestralmente, apenas pela internet, mediante número de inscrição e senha usados no último Enem. Além de escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, turnos e instituições, o candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas reservadas para oriundos da rede pública ou para negros, pardos e indígenas. Enquanto as inscrições estiverem abertas, o sistema também permite a alteração das opções do candidato. Os mais bem classificados em cada curso, conforme as notas do Enem e a última inscrição confirmada, são selecionados automaticamente. 

Das vagas oferecidas, 85% são reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, independentemente da renda. Já nas instituições da rede federal, 50% das vagas destinam-se aos estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, per capita, oriundos da rede pública. Para autodeclarados negros, pardos e indígenas, o percentual depende dos dados populacionais mais recentes da respectiva Unidade Federativa, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados
 
Em sua primeira edição, 383.080 candidatos disputaram as 239.792 vagas oferecidas em cursos técnicos gratuitos, ministrados por 586 instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, entre elas, institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, universidades privadas, escolas técnicas privadas e instituições do Sistema S.

Em 2014 aconteceram duas edições do Sisutec. A do primeiro semestre registrou 527.730 inscritos para 293.738 vagas em 937 instituições de ensino. No segundo semestre foram mais de 300 mil candidatos para 289.341 vagas.

Em 2015 a oferta de vagas diminuiu e só teve uma edição, a qual ofereceu 83.641 vagas em 133 cursos. O número de inscritos foi 72.238. Mais informações no site http://sisutec.mec.gov.br

Veja também

UFMS divulga resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PASSE 2020
Processos seletivos foram realizados no final de janeiro em 11 cidades do Mato Grosso do Sul

MEC libera consulta às vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/1
Sistema oferecerá 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas

UFRR disponibilizará mais de 700 vagas no SiSU 2021/1
Oferta é de 37 cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 16 vagas.

Unesp adia Testes de Habilidades do Vestibular 2021 por causa do coronavírus
Provas de aptidão estavam marcadas para o próximo domingo (7). Testes são para cursos como Arquitetura e Música.

Cursinho social gratuito 2021 no Rio de Janeiro inscreve para novas turmas
Pré-vestibular prepara estudantes de baixa renda para processos seletivo e Enem 2021

UFRB recebe inscrições do Vestibular 2020/2 para cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
O prazo vai até 11 de março e não há cobrança de taxa. A oferta da UFRB é de 450 vagas, metade para cada grupo de candidatos.

UFSCar recebe inscrições para Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Interessados nas 150 vagas serão avaliados por meio de análise das notas do Enem 2015 a 2019

Resultado do Vestibular 2021 via Enem do IFPA é publicado
As 442 oportunidades foram oferecidas via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2017, 2018 e 2019.

Resultado da lista de espera do ProUni 2021/1 é liberado
Próxima etapa dos pré-selecionados é confirmar informações prestadas no momento da inscrição de 8 a 12 de março

Ceará: URCA divulga resultado do Vestibular 2020/2
Processo seletivo ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro em seis municípios do estado

UFT oferta quase mil vagas no SiSU 2021/1
A UFT oferecerá vagas nas seguintes modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).

UFRN recebe inscrições para o Teste de Habilidades Específicas de Música 2021
A seleção é exclusiva para aqueles que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 ou 2020, já que a pontuação será usada no lugar da aplicação de provas teóricas de conhecimentos gerais e redação.