O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não deve ser realizado mais em novo formato em 2024.
A previsão era de que um novo modelo de Enem seria realizado a partir de 2024 para se adequar ao novo ensino médio. Entretanto, o governo federal em 2023 realizou uma consulta pública para debater sobre a política nacional do ensino médio.
Durante a realização desta consulta, a implementação do novo ensino médio foi suspensa. Em agosto de 2023, o Ministério da Educação (MEC) anunciou os resultados desta consulta e destacou que o Enem permanecerá com o mesmo formato para 2024.
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Como estava previsto o Novo Enem?
O exame continuaria com dois dias de provas, mas o formato seria diferente. O Novo Enem seria dividido em duas etapas, cada uma realizada em um dia. No primeiro, seria a prova de redação e questões objetivas relacionadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ou seja, com conteúdo de todas as disciplinas do ensino médio.
As questões continuariam interdisciplinares e contextualizadas, isto é, cobrarão temas que estão relacionados a mais de uma disciplina e compostas de situações e contextos. A ênfase nesse primeiro dia será nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, obrigatórias durante todo o ensino médio.
No segundo dia, as provas aplicadas estariam relacionadas com o curso de escolha do estudante. Ao se inscrever, os candidatos deveriam optar por um bloco formado por duas áreas de conhecimento que estariam relacionadas ao curso desejado.
Veja abaixo os quatro blocos formados por duas áreas de conhecimento cada um:
- Bloco 1: Linguagens + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Bloco 2: Matemática + Ciências da Natureza
- Bloco 3: Matemática + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Bloco 4: Ciências da Natureza + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
As instituições de ensino superior teriam autonomia para definir o bloco específico para seus cursos de graduação. Por exemplo, o candidato interessado em cursar Engenharia Civil poderia fazer o bloco formado por Matemática e Ciências da Natureza, áreas que estão relacionadas a essa formação.
O segundo dia de provas estaria relacionado aos itinerários formativos do novo ensino médio, que visam uma formação específica de acordo com os interesses de cada estudante. A composição dessa prova seria baseada na articulação de eixos estruturantes e as áreas de conhecimento.
Os itinerários formativos se organizavam a partir de quatro eixos estruturantes que conectam experiências educativas com a realidade social. Cada eixo envolve o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e capacidades específicas.
Confira os quatro eixos estruturantes:
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Investigação Científica: investigação da realidade por meio de práticas e produções científicas
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Projetos criativos: idealização e execução de projetos criativos
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Mediação e intervenção sociocultural: envolvimento da vida pública via projetos de mobilização e intervenção sociocultural e ambiental
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Empreendedorismo: criação de empreendimentos pessoais ou produtivos