Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Sistema TRI: Chutar ou não chutar no Enem?

Sistema TRI: Chutar ou não chutar no Enem?

Por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), Enem detecta acertos aleatórios dos estudantes e concede pontuação inferior para eles.

Publicado por Wanja Borges
Sistema TRI é mais conhecido como antichute do Enem
Sistema TRI é mais conhecido como antichute do Enem

Já experimentou fazer uma busca no Google sobre dicas de chute em processos seletivos? Se sim, com certeza você já se deparou com os inúmeros artigos disponíveis sobre como chutar certo nas provas ou, ainda, com dicas e técnicas para chutar uma questão. Se não, pare tudo que está fazendo e confira com seus próprios olhos como a probabilidade costuma ser utilizada em prol dos estudantes indecisos.  

Viu? Então agora podemos contar o outro lado da história. Em 2009, ao apresentar uma reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotou um novo método de avaliação: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de avaliar as habilidades e conhecimentos do estudante, ela também foi instituída com a proposta de detectar os chutes cometidos pelos alunos. 

Isso mesmo! A partir dessa ideia, o INEP dividiu as questões objetivas do Enem conforme seus graus de dificuldade. A prova é constituída, basicamente, por 25% de perguntas fáceis, 50% intermediárias e 25% difíceis. Segundo a TRI, o candidato que erra questões fáceis, não consegue responder as difíceis e vice-versa. Assim, após identificar o perfil do aluno, o sistema detecta as respostas fora do padrão, considerando-as como “chutes”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa Teoria também analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo um peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento. Nesse sentido, notas diferentes podem ser concedidas para dois candidatos que acertaram a mesma quantidade de questões, por exemplo, impedindo assim que candidatos consigam se beneficiar da sorte na hora de resolver as 180 questões. 

A questão principal é que o nível de dificuldade das questões é estabelecido pelo Inep e não é apresentado aos alunos nas provas. Dessa forma, tentar adivinhar quais perguntas garantirão maior nota não passa de ilusão e perda de tempo. Vale ressaltar, ainda, que o sistema não altera o desempenho do candidato no Exame. Ele apenas detalha, de forma mais precisa, suas notas, obrigando o estudante a priorizar o conhecimento à esperteza.  

Mesmo assim, dicas e técnicas de chute, agora especificamente para o novo Enem, continuam sendo elaboradas e divulgadas para estudantes de todo o Brasil. Segui-las ou não é uma decisão única e exclusiva do candidato, por isso, o aluno precisa estar ciente das possíveis consequências e prejuízos dessas respostas aleatórias e, acima de tudo, priorizar os estudos. Mais indicado do que não deixar uma resposta em branco, é estar preparado para respondê-la. 

Veja também

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
Mais de 5,6 mil candidatos farão provas no dia 6 de fevereiro, em Boa Vista.

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).