Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Curso a distância (EAD) ou presencial?

Curso a distância (EAD) ou presencial?

Com a grande oferta de cursos EAD, estudantes ficam na dúvida sobre qual modalidade de graduação escolher.

Publicado por Wanja Borges
Cursos EAD exigem esforço, disciplina e organização dos estudantes
Cursos EAD exigem esforço, disciplina e organização dos estudantes

Com o crescimento da oferta de cursos a distância no país, muitos estudantes, ao concluírem o ensino médio, deparam-se com a famosa e constante dúvida: como escolher entre um curso a distância (EAD) e um presencial? Em primeiro lugar, é importante salientar que não existe modalidade melhor. Cada uma delas é direcionada para um perfil de vestibulando que possui necessidades e objetivos diferentes. 

Mesmo com metodologias distintas, ambos contam com exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, além de oferecerem o mesmo título aos estudantes, ao final do curso. O conteúdo é praticamente o mesmo nos dois casos. O que muda é a forma como esse conteúdo é repassado ao aluno e as características exigidas de cada um deles para sua análise e compreensão. 

Diante disso, o Super Vestibular separou os principais atributos da graduação presencial e da graduação a distância a fim de auxiliar o vestibulando a embasar sua decisão em informações consistentes. Leia, atentamente, cada uma das opções e analise em qual delas o seu perfil se encaixa melhor. Depois é só sair em busca do curso, da universidade e fazer o vestibular. Confira: 

 

Curso a distância
Esse tipo de graduação é mais indicado para pessoas que trabalham ou que não possuem disponibilidade de horário para se dedicar a um curso presencial. Além de economia, os cursos a distância também oferecem flexibilidade de horário e de aprendizado, já que o aluno pode assistir à aula quando e quantas vezes quiser. Por outro lado, é preciso concentração, disciplina, organização e persistência para cumprir as etapas do curso e, ainda, conhecimento em informática, interpretação e autocrítica para não prejudicar o andamento do processo. Os cursos a distância também são indicados para pessoas que residem em cidades afastadas, que não possuem instituições de ensino superior na região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Curso presencial
Neste caso, além de maior interação com colegas de classe e professores, o aluno também tem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas imediatamente e de ter seu desempenho avaliado, diuturnamente, por profissionais. Além disso, as oportunidades de discussões são maiores, o que acaba agregando valor ao curso, e há possibilidades de recuperar o conteúdo perdido com colegas de classe, em casos de falta. Os cursos presenciais se estendem para as pessoas que não têm facilidade de se concentrar e estudar sozinhas, que optaram por cursos práticos, como Medicina, e/ou que foram beneficiados com programas de financiamento ou de acesso ao ensino superior, como o Fies ou Sisu. 

Veja também

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.

UPE adia SSA para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A ideia é que as inscrições sejam realizadas no próximo mês de julho ou agosto. Contudo, as provas só ocorrerão em 2021.

Enem 2020 registra mais de 6,1 milhões de inscrições
No entanto, número pode diminuir, pois também foram contabilizados estudantes que ainda não pagaram taxa. Prazo para pagamento encerra hoje.

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.