Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Curso a distância (EAD) ou presencial?

Curso a distância (EAD) ou presencial?

Com a grande oferta de cursos EAD, estudantes ficam na dúvida sobre qual modalidade de graduação escolher.

Publicado por Wanja Borges
Cursos EAD exigem esforço, disciplina e organização dos estudantes
Cursos EAD exigem esforço, disciplina e organização dos estudantes

Com o crescimento da oferta de cursos a distância no país, muitos estudantes, ao concluírem o ensino médio, deparam-se com a famosa e constante dúvida: como escolher entre um curso a distância (EAD) e um presencial? Em primeiro lugar, é importante salientar que não existe modalidade melhor. Cada uma delas é direcionada para um perfil de vestibulando que possui necessidades e objetivos diferentes. 

Mesmo com metodologias distintas, ambos contam com exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, além de oferecerem o mesmo título aos estudantes, ao final do curso. O conteúdo é praticamente o mesmo nos dois casos. O que muda é a forma como esse conteúdo é repassado ao aluno e as características exigidas de cada um deles para sua análise e compreensão. 

Diante disso, o Super Vestibular separou os principais atributos da graduação presencial e da graduação a distância a fim de auxiliar o vestibulando a embasar sua decisão em informações consistentes. Leia, atentamente, cada uma das opções e analise em qual delas o seu perfil se encaixa melhor. Depois é só sair em busca do curso, da universidade e fazer o vestibular. Confira: 

 

Curso a distância
Esse tipo de graduação é mais indicado para pessoas que trabalham ou que não possuem disponibilidade de horário para se dedicar a um curso presencial. Além de economia, os cursos a distância também oferecem flexibilidade de horário e de aprendizado, já que o aluno pode assistir à aula quando e quantas vezes quiser. Por outro lado, é preciso concentração, disciplina, organização e persistência para cumprir as etapas do curso e, ainda, conhecimento em informática, interpretação e autocrítica para não prejudicar o andamento do processo. Os cursos a distância também são indicados para pessoas que residem em cidades afastadas, que não possuem instituições de ensino superior na região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Curso presencial
Neste caso, além de maior interação com colegas de classe e professores, o aluno também tem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas imediatamente e de ter seu desempenho avaliado, diuturnamente, por profissionais. Além disso, as oportunidades de discussões são maiores, o que acaba agregando valor ao curso, e há possibilidades de recuperar o conteúdo perdido com colegas de classe, em casos de falta. Os cursos presenciais se estendem para as pessoas que não têm facilidade de se concentrar e estudar sozinhas, que optaram por cursos práticos, como Medicina, e/ou que foram beneficiados com programas de financiamento ou de acesso ao ensino superior, como o Fies ou Sisu. 

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.