Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. EaD (Ensino a Distância)

EaD (Ensino a Distância)

O ensino a distância no Brasil vem se tornando cada vez mais popular. O Super Vestibular te ensina mais sobre o EaD para tirar suas dúvidas sobre essa modalidade de ensino.

Publicado por Érica Caetano

Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou lido a expressão EaD em algum lugar. Você sabe o que ela quer dizer? O termo é a abreviatura de Educação a Distância ou, como é conhecido popularmente, Ensino a Distância.

Esta é uma forma relativamente nova de ensino que muitas pessoas buscam para conseguirem o diploma de curso superior, já que a modalidade conta com turnos e horários de aulas mais flexíveis do que as graduações oferecidas da forma convencional.

O EaD foi regulamentado há 14 anos pelo Governo Federal, prevendo o ensino a distância desde o nível técnico, passando pela graduação até chegar na pós-graduação.

O ensino EaD cresceu muito nos últimos anos e isso se deve a evolução tecnológica, que fez com grande parte da população tenha acesso à internet, seja por meio de celulares, tablets, notebooks ou computadores convencionais.

Quem procura o EaD?

A expectativa de melhores condições no mercado de trabalho ou até mesmo o crescimento profissional dentro do segmento de atuação são alguns exemplos do perfil de quem procura pelo EaD. 

Pessoas que não dispõem de tempo e meio de transporte, que moram em locais afastados ou, ainda, que possuem deficiências físicas acabam sendo incluídas na comunidade acadêmica, independente de suas dificuldades e restrições, por meio do Ensino à Distância. Com isso, a modalidade atende, cada vez mais, uma numerosa e variada população, formada por níveis e perfis diferenciados.

Os cursos a distância também são atrativos pelas mensalidades mais baratas. Como as instituições têm um gasto menor com infraestrutura, é possível cobrar mensalidades até três vezes mais baratas que dos cursos presenciais.

Essa economia de tempo e dinheiro e a possibilidade de o aluno montar sua própria rotina de estudos são as principais vantagens da educação a distância identificadas por seus adeptos.

Como funciona o EaD?

Nesta forma de ensino, a relação entre aluno e professor é feita por meio de plataformas disponíveis no portal da Instituição de EAD escolhida pelo estudante. Essas plataformas são chamadas de Moodle.

Ao contrário do que muitos pensam, os cursos EaD não são totalmente a distância. Materiais impressos, transmissão de TV, fitas de áudio ou vídeo, práticas laboratoriais, estágios e sistemas de teleconferência são algumas das ferramentas que complementam essa forma de aprendizagem, que deve ser 20% presencial. 

Leia também: Curso a distância ou semipresencial?
 
Também é importante que o futuro estudante tome alguns cuidados na hora da escolha do seu curso para evitar futuras dores de cabeça. 

Existem alguns requisitos básicos que devem ser considerados antes de entrar num curso EaD, como verificar se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pesquisar sobre a instituição de ensino, saber mais sobre os polos de apoio, conversar com que já fez o curso, avaliar se você realmente tem o perfil de cursar EaD, entre outros.

Sistema UAB

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma plataforma que possibilita a oferta de cursos a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior. Foi instituído pelo Decreto 5.800/2006 com objetivo de expandir as graduações gratuitas à distância e programas educacionais pelo Brasil, para locais isolados. 

Para conferir os cursos oferecidos no Sistema UAB basta acessar o site da universidade em que deseja estudar ou pelo endereço sisuab2.capes.gov.br. Marque a opção instituições, no mapa disponível na página e clique na instituição que quer consultar.

Saiba mais sobre o EaD com o Super Vestibular!

Neste espaço você terá a possibilidade de saber muito mais sobre o ensino EaD. Conhecer  mais sobre a Universidade Aberta do Brasil, como saber se o curso desejado é reconhecido pelo MEC, as diferenças entre os cursos presenciais, semipresenciais e EaDs, e muito mais!

Como saber se um curso EaD é reconhecido pelo MEC?
Diploma com validade nacional só pode ser emitido pelas instituições após reconhecimento do curso. leia mais >
Curso a distância (EAD) ou presencial?
Com a grande oferta de cursos EAD, estudantes ficam na dúvida sobre qual modalidade de graduação escolher.
Curso a distância ou semipresencial?
Muitos estudantes enganam-se ao pensar que no curso a distância ou semipresencial não é necessário sair de casa durante a sua realização
Educação a distância (EAD): o que e para quem é?
Organização da própria rotina de estudos e economia de tempo e dinheiro são as principais vantagens do sistema EAD.

Artigos em EaD (Ensino a Distância)

Como saber se um curso EaD é reconhecido pelo MEC?
Diploma com validade nacional só pode ser emitido pelas instituições após reconhecimento do curso.

Curso a distância (EAD) ou presencial?
Com a grande oferta de cursos EAD, estudantes ficam na dúvida sobre qual modalidade de graduação escolher.

Curso a distância ou semipresencial?
Muitos estudantes enganam-se ao pensar que no curso a distância ou semipresencial não é necessário sair de casa durante a sua realização

Educação a distância (EAD): o que e para quem é?
Organização da própria rotina de estudos e economia de tempo e dinheiro são as principais vantagens do sistema EAD.

Qual o público dos cursos a distância?
Proatividade e disciplina são algumas das características que compõem o perfil do estudante de EaD.

Universidade Aberta do Brasil (UAB)
A prioridade do programa é a formação inicial e continuada dos professores da rede de educação básica.

Vantagens e desvantagens do Ensino a Distância (EaD)
Ter flexibilidade e autonomia são benefícios desse tipo de ensino. Já falta de diálogo e insegurança se aprendeu o conteúdo, pontos negativos.