Logo Super Vestibular

Ciências Aeronáuticas

Pilotar aviões e conhecer os mecanismos de aeronaves e todos os protocolos de voo são algumas das funções de um Aeronauta.

Publicado por Rafael Batista
O Aeronauta pode ser Comandante de Voos, mas também atua por terra gerindo empresas e aeroportos.
O Aeronauta pode ser Comandante de Voos, mas também atua por terra gerindo empresas e aeroportos.

A graduação em Ciências Aeronáuticas forma profissionais com habilidade técnica e científica para gerenciar voos, aeronaves e aeroportos. O Aeronauta ou Aeroviário, como é conhecido o egresso deste curso, é ainda capaz de relacionar conteúdos teóricos com a prática, devendo desenvolver atividades com alto índice de automação.

Além de pilotar aeronaves, o curso de Ciências Aeronáuticas promove formação para que os estudantes estejam aptos a zelar pela segurança durante do voo, otimizando os recursos existentes. Os profissionais são formados ainda para conhecer todos os procedimentos de voo, seja dos operadores em terra ou da tripulação.

Com o crescimento do mercado de aviação, o profissional de Ciências Aeronáuticas ganhou grande importância para o mundo moderno, sendo ele o responsável por decidir sobre aspectos técnicos e administrativos para melhorar as dinâmicas das malhas aéreas ou sistemas aeroportuários.

Público-alvo

Em primeiro lugar, independente da área em que deseja atuar, é importante que o estudante que deseja ingressar nesta graduação não tenha medo de voar. Conhecer o espaço aéreo na teoria e na prática é uma necessidade deste profissional.

Outras características favorecem o bom desempenho nos estudos, principalmente o gosto pelas ciências exatas, pois esta é uma graduação que exige muita matemática, cálculos e física. Raciocínio lógico, boa orientação espacial, reflexos apurados e conhecimento de gestão e administração também facilitam a vida do Aeronauta.

O curso

O curso de Ciências Aeronáuticas está baseado em quatro grandes grupos de disciplinas: matemática e física; direito e ciências sociais; informática; e núcleo de aeronáutica. No entanto, a maior parte do conteúdo está no último grupo, específico de Ciências Aeronáuticas. Os estudantes contam ainda com a disciplina de Inglês Técnico, importante para entender os principais termos da aviação.

Alguns conteúdos interdisciplinares unem Psicologia, Sociologia e Geografia e outros tratam de áreas específicas, como Meteorologia, Mecânica de Aviões e Administração.

Diante da necessidade de aliar teoria e prática, o curso dispõe de algumas matérias que são ministradas em laboratórios próprios, como o simulador de voo. Além disso, o acadêmico deve cumprir, por conta própria, uma quantidade definida de horas de voos, que varia conforme a universidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração Média

8 períodos – 4 anos

Mercado de Trabalho

O Brasil conta com um mercado de aviação civil em franca expansão. Atualmente, o país conta com 30 empresas relacionadas a aviação e tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo. As oportunidades de trabalho estão disponíveis também nas dezenas de aeroportos espalhados pelo país.

O reduzido número de instituições que oferecem o curso de Ciências Aeronáuticas gera uma carência de profissionais graduados na área.

Formas de Atuação

Apesar de ser a principal tarefa deste profissional, pilotar não é a única função de um Aeroviário. O mercado também precisa de pessoas para gerir empresas e sistemas que cuidam da aviação. O crescimento no número de aeronaves e voos particulares exigem profissionais que possam desenvolver técnicas para minimizar os desgastes de agentes e usuários da aviação.

Campos de Atuação

Gestão de sistemas
- Operação e gestão de voos;

Co-piloto e Comandante
- Pilotando aeronaves em voos comerciais e particulares, nacionais e internacionais;

Manutenção de aeronaves
- Supervisão da manutenção de aviões;

Segurança de voos
- Inspeção de segurança e investigação de acidentes;

Gestão aeroportuária
- Gerenciamento e coordenação de aeroportos e companhias aéreas;

Instrutor
- Orientador de rota ou de simulador;

Academia
- Professor ou pesquisador;

Regulamentação da profissão

Regulamentada pela Lei 7.565/1986, também conhecida como Código Brasileiro de Aeronáutica.

Remuneração média

Segundo a Catho, o rendimento inicial está em torno de R$ 4 mil, mas pode chegar a R$ 20 mil no auge da carreira.

Exigências para o exercício da profissão

Apesar de ser desejável pela maioria das empresas, o curso superior não é obrigatório para o exercício da profissão. No entanto, é necessário ter habilitação para o serviço aéreo, com pelo menos 35 horas de voo.

Veja também

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado
Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

IFGoiano divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/1
Para participar foi inecessário que o estudante já tivesse terminado o ensino médio já que no momento das matrículas, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus

IFMG publica resultado final do Vestibular 2021
Também foi divulgado resultado do Vestibular Complementar 2021, que ofereceu vagas para os campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Minas Gerais: Uniube abre inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Processo seletivo oferece 36 vagas. Curso é ministrado em dois campi situados em Uberaba

UFPA solta listão do PS 2021
Foram selecionados 7.018 candidatos que preencherãoas 7.355 vagas oferecidas e distribuídas em 196 opções de cursos ministrados em 19 municípios do Pará.

Pré-vestibular Municipal de Belém recebe inscrições
As aulas terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Lista de remanejáveis na 3ª etapa do SSA 2021 da UPE é publicada
A terceira etapa do SSA 2021 da UPE ofereceu 1.730 vagas em 54 cursos de graduação. Do total de chances, 20% são reservadas a candidatos cotistas.

SiSU 2021/1: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Para disputar uma das 206.609 vagas em 109 instituições de ensino, é necessário ter feito o Enem 2020

Convocações da lista de espera do Fies 2021/1 serão feitas até hoje (14)
A próxima etapa prevista no calendário é que os pré-convocados nessa lista deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição no site do Fies. 

Confira menores notas de corte de mais de 20 cursos do SiSU 2021/1
Essas notas são encontradas em universidades das regiões Nordeste e Centro-Oeste, especialmente na Unemat