Logo Super Vestibular

Engenharia Acústica

O curso de Engenharia Acústica visa preparar profissionais para planejar ambientes para controlar e bloquear sons nocivos ao ser humano.

Publicado por Rafael Batista
O Engenheiro Acústico é o responsável por planejar ambientes com controle e bloqueio de som.
O Engenheiro Acústico é o responsável por planejar ambientes com controle e bloqueio de som.

A graduação em Engenharia Acústica prepara profissionais para lidar com questões relacionadas ao som e à vibração. É função do curso investigar e entender os mecanismos de produção, transmissão e recepção do som. Os profissionais trabalham, ainda, com alterações e diminuição de sons indesejáveis, além do controle de ruído em determinados ambientes.

O especialista nessa área é de interesse de todas as categorias de indústria, pois trata da medição e controle do som, visando eliminar ou, ao menos, minimizar os efeitos nocivos do ruído à saúde. Os resultados alcançados pela Engenharia Acústica devem auxiliar profissionais que já estão mercado, como fonoaudiólogos, músicos, médicos, psicólogos, arquitetos, biólogos, entre outros. Esse engenheiro também trabalha com modelos de sistemas sonoros e seus componentes, como microfone.

O Curso

As disciplinas do curso estão centradas em Matemática e Física, além de incorporar conhecimentos de Música para Engenharia. Os principais eixos teóricos da graduação estão em torno dos seguintes conteúdos: construção civil, eletrônica, análise de sinais, circuitos elétricos, controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança.

Os acadêmicos ainda são levados a usar conceitos de acústica, do processamento digital de sinais, da fisiologia e da psicologia da audição e percepção sonora para compreender e prever os fenômenos do funcionamento adequado de um determinado sistema. O egresso ainda será capaz de evidenciar os efeitos negativos do ruído à saúde e ao bem-estar do ser humano. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

10 semestres, 5 anos.

Mercado de Trabalho

A sociedade está se conscientizando sobre a necessidade de alcançar um conforto acústico através de produtos e serviços de qualidade. Essa mudança de hábito está aquecendo o mercado brasileiro para os acadêmicos que estão se formando.

Formas e Campos de atuação

Um Engenheiro Acústico pode atuar na implementação de princípios físicos da mecânica para desenvolver projetos para manejo e bloqueio sonoro em diversos ambientes, como automóveis, aeronaves, plantas industriais, ambientes de trabalho e ambientes domésticos.

É possível também atuar junto à construção civil, condicionando o som em projetos de construção visando a adequação para atender determinada demanda. O engenheiro pode também produzir softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros, realizar
manutenção sonares de submarinos e avaliar as vibrações de ondas sísmicas.

Quantidade média de profissionais

O curso foi criado em 2009, por isso ainda não há profissionais formados no mercado de trabalho. A primeira turma formou no final de 2014, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Remuneração Média

De R$ 4.300 a R$ 6.500

Onde tem o curso

Rio Grande do Sul: UFSM (Santa Maria)

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Engenheiro Acústico ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com.

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.