Logo Super Vestibular

Engenharia Acústica

O curso de Engenharia Acústica visa preparar profissionais para planejar ambientes para controlar e bloquear sons nocivos ao ser humano.

Publicado por Rafael Batista
O Engenheiro Acústico é o responsável por planejar ambientes com controle e bloqueio de som.
O Engenheiro Acústico é o responsável por planejar ambientes com controle e bloqueio de som.

A graduação em Engenharia Acústica prepara profissionais para lidar com questões relacionadas ao som e à vibração. É função do curso investigar e entender os mecanismos de produção, transmissão e recepção do som. Os profissionais trabalham, ainda, com alterações e diminuição de sons indesejáveis, além do controle de ruído em determinados ambientes.

O especialista nessa área é de interesse de todas as categorias de indústria, pois trata da medição e controle do som, visando eliminar ou, ao menos, minimizar os efeitos nocivos do ruído à saúde. Os resultados alcançados pela Engenharia Acústica devem auxiliar profissionais que já estão mercado, como fonoaudiólogos, músicos, médicos, psicólogos, arquitetos, biólogos, entre outros. Esse engenheiro também trabalha com modelos de sistemas sonoros e seus componentes, como microfone.

O Curso

As disciplinas do curso estão centradas em Matemática e Física, além de incorporar conhecimentos de Música para Engenharia. Os principais eixos teóricos da graduação estão em torno dos seguintes conteúdos: construção civil, eletrônica, análise de sinais, circuitos elétricos, controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança.

Os acadêmicos ainda são levados a usar conceitos de acústica, do processamento digital de sinais, da fisiologia e da psicologia da audição e percepção sonora para compreender e prever os fenômenos do funcionamento adequado de um determinado sistema. O egresso ainda será capaz de evidenciar os efeitos negativos do ruído à saúde e ao bem-estar do ser humano. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

10 semestres, 5 anos.

Mercado de Trabalho

A sociedade está se conscientizando sobre a necessidade de alcançar um conforto acústico através de produtos e serviços de qualidade. Essa mudança de hábito está aquecendo o mercado brasileiro para os acadêmicos que estão se formando.

Formas e Campos de atuação

Um Engenheiro Acústico pode atuar na implementação de princípios físicos da mecânica para desenvolver projetos para manejo e bloqueio sonoro em diversos ambientes, como automóveis, aeronaves, plantas industriais, ambientes de trabalho e ambientes domésticos.

É possível também atuar junto à construção civil, condicionando o som em projetos de construção visando a adequação para atender determinada demanda. O engenheiro pode também produzir softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros, realizar
manutenção sonares de submarinos e avaliar as vibrações de ondas sísmicas.

Quantidade média de profissionais

O curso foi criado em 2009, por isso ainda não há profissionais formados no mercado de trabalho. A primeira turma formou no final de 2014, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Remuneração Média

De R$ 4.300 a R$ 6.500

Onde tem o curso

Rio Grande do Sul: UFSM (Santa Maria)

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Engenheiro Acústico ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com.

Veja também

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado
Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

IFGoiano divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/1
Para participar foi inecessário que o estudante já tivesse terminado o ensino médio já que no momento das matrículas, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus

IFMG publica resultado final do Vestibular 2021
Também foi divulgado resultado do Vestibular Complementar 2021, que ofereceu vagas para os campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Minas Gerais: Uniube abre inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Processo seletivo oferece 36 vagas. Curso é ministrado em dois campi situados em Uberaba

UFPA solta listão do PS 2021
Foram selecionados 7.018 candidatos que preencherãoas 7.355 vagas oferecidas e distribuídas em 196 opções de cursos ministrados em 19 municípios do Pará.

Pré-vestibular Municipal de Belém recebe inscrições
As aulas terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Lista de remanejáveis na 3ª etapa do SSA 2021 da UPE é publicada
A terceira etapa do SSA 2021 da UPE ofereceu 1.730 vagas em 54 cursos de graduação. Do total de chances, 20% são reservadas a candidatos cotistas.

SiSU 2021/1: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Para disputar uma das 206.609 vagas em 109 instituições de ensino, é necessário ter feito o Enem 2020

Convocações da lista de espera do Fies 2021/1 serão feitas até hoje (14)
A próxima etapa prevista no calendário é que os pré-convocados nessa lista deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição no site do Fies. 

Confira menores notas de corte de mais de 20 cursos do SiSU 2021/1
Essas notas são encontradas em universidades das regiões Nordeste e Centro-Oeste, especialmente na Unemat