Logo Super Vestibular

Engenharia Acústica

O curso de Engenharia Acústica visa preparar profissionais para planejar ambientes para controlar e bloquear sons nocivos ao ser humano.

Publicado por Rafael Batista
O Engenheiro Acústico é o responsável por planejar ambientes com controle e bloqueio de som.
O Engenheiro Acústico é o responsável por planejar ambientes com controle e bloqueio de som.

A graduação em Engenharia Acústica prepara profissionais para lidar com questões relacionadas ao som e à vibração. É função do curso investigar e entender os mecanismos de produção, transmissão e recepção do som. Os profissionais trabalham, ainda, com alterações e diminuição de sons indesejáveis, além do controle de ruído em determinados ambientes.

O especialista nessa área é de interesse de todas as categorias de indústria, pois trata da medição e controle do som, visando eliminar ou, ao menos, minimizar os efeitos nocivos do ruído à saúde. Os resultados alcançados pela Engenharia Acústica devem auxiliar profissionais que já estão mercado, como fonoaudiólogos, músicos, médicos, psicólogos, arquitetos, biólogos, entre outros. Esse engenheiro também trabalha com modelos de sistemas sonoros e seus componentes, como microfone.

O Curso

As disciplinas do curso estão centradas em Matemática e Física, além de incorporar conhecimentos de Música para Engenharia. Os principais eixos teóricos da graduação estão em torno dos seguintes conteúdos: construção civil, eletrônica, análise de sinais, circuitos elétricos, controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança.

Os acadêmicos ainda são levados a usar conceitos de acústica, do processamento digital de sinais, da fisiologia e da psicologia da audição e percepção sonora para compreender e prever os fenômenos do funcionamento adequado de um determinado sistema. O egresso ainda será capaz de evidenciar os efeitos negativos do ruído à saúde e ao bem-estar do ser humano. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

10 semestres, 5 anos.

Mercado de Trabalho

A sociedade está se conscientizando sobre a necessidade de alcançar um conforto acústico através de produtos e serviços de qualidade. Essa mudança de hábito está aquecendo o mercado brasileiro para os acadêmicos que estão se formando.

Formas e Campos de atuação

Um Engenheiro Acústico pode atuar na implementação de princípios físicos da mecânica para desenvolver projetos para manejo e bloqueio sonoro em diversos ambientes, como automóveis, aeronaves, plantas industriais, ambientes de trabalho e ambientes domésticos.

É possível também atuar junto à construção civil, condicionando o som em projetos de construção visando a adequação para atender determinada demanda. O engenheiro pode também produzir softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros, realizar
manutenção sonares de submarinos e avaliar as vibrações de ondas sísmicas.

Quantidade média de profissionais

O curso foi criado em 2009, por isso ainda não há profissionais formados no mercado de trabalho. A primeira turma formou no final de 2014, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Remuneração Média

De R$ 4.300 a R$ 6.500

Onde tem o curso

Rio Grande do Sul: UFSM (Santa Maria)

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Engenheiro Acústico ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com.

Veja também

Alagoas: Resultado do Vestibular 2021/1 de Medicina da CESMAC já pode ser acessado
Caso ainda restem vagas, mais duas chamadas do Vestibular de Medicina 2021/1 estão previstas para 21 e 25 de janeiro.

Unesp abre inscrições para Seleção 2021 de Olimpíadas Científicas
Processo seletivo oferece 195 vagas em 30 cursos de graduação, como Administração e mais de dez áreas da Engenharia

Ibmec recebe inscrições do Vestibular 2021/1
As oportunidades destinam-se aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo.

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.