Com a ascendência contínua do mercado da tecnologia, as graduações que formam profissionais nesta área estão cada vez mais promissoras. É o que acontece com o curso de Jogos Digitais, que é um campo em desenvolvimento e com ampla demanda.
Além dos jogos em rede, populares em versões para desktop, é cada vez mais comum versões para celular (mobile) de alguns games. A criação de novos jogos é uma tendência, bem como aprimorar os aplicativos e acessórios que possam aperfeiçoar a experiência do usuário, como os óculos de realidade virtual.
Aos poucos, grandes universidades brasileiras estão criando o curso para atender a procura. O país é, atualmente, o principal mercado de jogos digitais na América Latina e o quarto no mundo em consumo da tecnologia.
Público-alvo
A área de jogos digitais é multidisciplinar, reunindo profissionais de exatas, comunicação e administração. Por isso, quem vai atuar nessa profissão deve ter afinidade em um desses ramos. Criatividade e objetividade são algumas características essenciais para quem deseja ser um profissional formado em Jogos Digitais.
Além de intimidade com games, para atuar nesta área é preciso estar em constante atualização para acompanhar as demandas surgidas no mercado e as novidades no ramo da tecnologia.
O curso
O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais possui uma grade que fornece uma sólida formação humanista e tecnológica aos alunos. As áreas e competências relativas ao curso tecnológico estão relacionadas com graduações como as de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação.
É uma graduação interdisciplinar que reúne saberes das áreas de exatas e humanas. O currículo inclui matérias como Roteirização e Storyboard, Desenho e Ilustração, Programação, Banco de Dados, Matemática para Computação Gráfica, Cultura e Mitologia e Semiótica.
Geralmente, em dois anos e meio ou três anos, o profissional se forma e já está apto a atuar no mercado de trabalho. Apesar da grande demanda do mercado, o curso superior é novo e está presente em poucas universidades. O mais comum é encontrar cursos livres ou pós-graduações para quem já possui outra formação superior.
Mercado de Trabalho
Com os grandes avanços tecnológicos, o mercado de trabalho para o profissional egresso do curso de Jogos Digitais está sempre aquecido. Além disso, é uma área que há várias possibilidades de atuação em todas regiões do país. Atualmente, há um grande destaque para as regiões Nordeste e Sul do Brasil, nas quais existe maior número de empresas.
Mesmo com inúmeras organizações que oferecem empregos na área, é comum que os profissionais egressos deste curso atuem como pessoa jurídica ou até mesmo como freelancers. Os que já estão no ramo afirmam que não há como estimar uma média salarial, pois tudo depende do esforço que o projeto demanda e da qualidade artística.
Formas de Atuação
- Gamer Designer
- Art Designer
- Programador
- Sound Designer
Campos de Atuação
O graduado em Jogos Digitais está preparado para participar de projetos de equipe multidisciplinar, seja na produção direta e efetiva de games, na concepção de ambientes e cenários 3D digitais ou em atualizações de outros programas, para várias áreas e aplicações. Há, ainda, a possibilidade de atuação em projetos ligados ao cinema, televisão, teatro, animações, propaganda, educação e entretenimento.
Regulamentação da profissão
No Brasil, a profissão ainda não é regulamentada. Há projetos de leis em tramitação no Congresso Nacional, uma delas chegou a ser aprovada, mas foi vetada pela Presidência da República em 2015.
Exigências para exercício da profissão
Algumas empresas exigem o diploma de curso superior, mas é indispensável experiência na área e conhecimento sobre os principais programas de editoração eletrônica.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de Jogos Digitais ou estudante da área. Conte-nos!