Diante do constante aumento na demanda de mão de obra especializada na área de tecnologia e da carência de profissionais do ramo com formação superior, cada vez mais faculdades oferecem cursos que atendam a essa necessidade do mercado. Entre as formações que dão base para atuar nesse campo está o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A graduação é voltada para profissionais que tenham um bom raciocínio lógico e um prévio conhecimento da área de informática. Além disso, é preciso dominar tecnologias e ter o desejo de buscar novos conhecimentos.
É muito importante a busca contínua por conhecimento e capacitação de forma prática, pois esta área do mercado está em constante atualização. Por isso, o profissional que busca sucesso nessa carreira deve estar atento às tendências e novidades, propondo atualizações que atendam as organizações.
O curso
Um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é capaz de desenvolver e implementar projetos de Software e de administrar bancos de dados. Por isso, sua formação tem aspectos éticos, técnicos e sociais. Na grade curricular do curso há disciplinas gerais da área de exatas como Cálculo, Álgebra e Estatística, além de algumas específicas como Banco de Dados, Programação, Interface e Engenharia de Software.
Com duração de cinco semestres ou dois anos e meio, o curso usa das principais tecnologias para desenvolver raciocínio lógico e proporcionar aos alunos o domínio de linguagens de programação e de metodologias de projetos. Outra característica da graduação são aulas práticas, que colocam os alunos em contanto com o ambiente de laboratório, facilitando o processo de aprendizado.
Atividades
Nas empresas de diversos ramos, o egresso desse curso é o responsável por projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Veja outras competências do graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas:
- Prestação de serviços: atua de maneira autônoma realizando consultorias ou em empresas que prestam serviços de TI. Pode também trabalhar no atendimento a particulares.
- Analista de suporte: atua na manutenção da estrutura física de computadores, estrutura de rede de área local e sistemas operacionais.
- Análise de sistemas: atua no processo completo de desenvolvimento de sistemas de informação.
- Desenvolvimento de sistemas para a internet: desenvolvimento de sistemas computacionais para a web, utilizando linguagens de programação adequadas.
Mercado
As vagas para Analista de Sistemas são muitas, graças à escassez de profissionais com formação superior. Essas oportunidades estão abertas em diversos setores da economia, em pequenas, médias e grandes empresas.
A profissão ainda não é regulamentada, apesar de já existir proposta no Congresso Nacional para este fim, por isso não é possível precisar o número de profissionais existentes no Brasil. Hoje um profissional graduado tem salarial inicial de R$ 2.300, segundo a agência de empregos Catho.