Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Guia de Profissões
  3. Graduação Tecnológica
  4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais para desenvolver, implementar e gerenciar projetos de software.

Publicado por Rafael Batista
O curso forma profissionais para desenvolver sistemas computacionais
O curso forma profissionais para desenvolver sistemas computacionais

Diante do constante aumento na demanda de mão de obra especializada na área de tecnologia e da carência de profissionais do ramo com formação superior, cada vez mais faculdades oferecem cursos que atendam a essa necessidade do mercado. Entre as formações que dão base para atuar nesse campo está o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A graduação é voltada para profissionais que tenham um bom raciocínio lógico e um prévio conhecimento da área de informática. Além disso, é preciso dominar tecnologias e ter o desejo de buscar novos conhecimentos.

É muito importante a busca contínua por conhecimento e capacitação de forma prática, pois esta área do mercado está em constante atualização. Por isso, o profissional que busca sucesso nessa carreira deve estar atento às tendências e novidades, propondo atualizações que atendam as organizações.

O curso

Um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é capaz de desenvolver e implementar projetos de Software e de administrar bancos de dados. Por isso, sua formação tem aspectos éticos, técnicos e sociais. Na grade curricular do curso há disciplinas gerais da área de exatas como Cálculo, Álgebra e Estatística, além de algumas específicas como Banco de Dados, Programação, Interface e Engenharia de Software.

Com duração de cinco semestres ou dois anos e meio, o curso usa das principais tecnologias para desenvolver raciocínio lógico e proporcionar aos alunos o domínio de linguagens de programação e de metodologias de projetos. Outra característica da graduação são aulas práticas, que colocam os alunos em contanto com o ambiente de laboratório, facilitando o processo de aprendizado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atividades

Nas empresas de diversos ramos, o egresso desse curso é o responsável por projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Veja outras competências do graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

- Prestação de serviços: atua de maneira autônoma realizando consultorias ou em empresas que prestam serviços de TI. Pode também trabalhar no atendimento a particulares. 
- Analista de suporte: atua na manutenção da estrutura física de computadores, estrutura de rede de área local e sistemas operacionais. 
- Análise de sistemas: atua no processo completo de desenvolvimento de sistemas de informação. 
- Desenvolvimento de sistemas para a internet: desenvolvimento de sistemas computacionais para a web, utilizando linguagens de programação adequadas.

Mercado

As vagas para Analista de Sistemas são muitas, graças à escassez de profissionais com formação superior. Essas oportunidades estão abertas em diversos setores da economia, em pequenas, médias e grandes empresas.

A profissão ainda não é regulamentada, apesar de já existir proposta no Congresso Nacional para este fim, por isso não é possível precisar o número de profissionais existentes no Brasil. Hoje um profissional graduado tem salarial inicial de R$ 2.300, segundo a agência de empregos Catho.

Veja também

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.

UFT solta resultado do Vestibular EaD 2022/2
Para a classificação do candidato, foram atribuídos pesos às disciplinas, de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu.

Idomed recebe inscrições de Vestibular via Enem para bolsas em Medicina
Candidatos poderão concorrer a 19 bolsas integrais para Medicina em diferentes regiões brasileiras por meio de notas do Enem.

Bahiana publica aprovados no Vestibular 2022/2 de Medicina
Candidatos convocados deverão se matricular pela internet entre os dias 4 e 6 de julho.

IFSuldeMinas divulga resultado do Vestibular 2022/2
A seleção dos candidatos foi feita por meio do uso da nota obtida no Enem, em qualquer edição do exame de 2014 a 2021, e também pela prova regular.