Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Guia de Profissões
  3. Graduação Tecnológica
  4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais para desenvolver, implementar e gerenciar projetos de software.

Publicado por Rafael Batista
O curso forma profissionais para desenvolver sistemas computacionais
O curso forma profissionais para desenvolver sistemas computacionais

Diante do constante aumento na demanda de mão de obra especializada na área de tecnologia e da carência de profissionais do ramo com formação superior, cada vez mais faculdades oferecem cursos que atendam a essa necessidade do mercado. Entre as formações que dão base para atuar nesse campo está o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A graduação é voltada para profissionais que tenham um bom raciocínio lógico e um prévio conhecimento da área de informática. Além disso, é preciso dominar tecnologias e ter o desejo de buscar novos conhecimentos.

É muito importante a busca contínua por conhecimento e capacitação de forma prática, pois esta área do mercado está em constante atualização. Por isso, o profissional que busca sucesso nessa carreira deve estar atento às tendências e novidades, propondo atualizações que atendam as organizações.

O curso

Um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é capaz de desenvolver e implementar projetos de Software e de administrar bancos de dados. Por isso, sua formação tem aspectos éticos, técnicos e sociais. Na grade curricular do curso há disciplinas gerais da área de exatas como Cálculo, Álgebra e Estatística, além de algumas específicas como Banco de Dados, Programação, Interface e Engenharia de Software.

Com duração de cinco semestres ou dois anos e meio, o curso usa das principais tecnologias para desenvolver raciocínio lógico e proporcionar aos alunos o domínio de linguagens de programação e de metodologias de projetos. Outra característica da graduação são aulas práticas, que colocam os alunos em contanto com o ambiente de laboratório, facilitando o processo de aprendizado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atividades

Nas empresas de diversos ramos, o egresso desse curso é o responsável por projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Veja outras competências do graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

- Prestação de serviços: atua de maneira autônoma realizando consultorias ou em empresas que prestam serviços de TI. Pode também trabalhar no atendimento a particulares. 
- Analista de suporte: atua na manutenção da estrutura física de computadores, estrutura de rede de área local e sistemas operacionais. 
- Análise de sistemas: atua no processo completo de desenvolvimento de sistemas de informação. 
- Desenvolvimento de sistemas para a internet: desenvolvimento de sistemas computacionais para a web, utilizando linguagens de programação adequadas.

Mercado

As vagas para Analista de Sistemas são muitas, graças à escassez de profissionais com formação superior. Essas oportunidades estão abertas em diversos setores da economia, em pequenas, médias e grandes empresas.

A profissão ainda não é regulamentada, apesar de já existir proposta no Congresso Nacional para este fim, por isso não é possível precisar o número de profissionais existentes no Brasil. Hoje um profissional graduado tem salarial inicial de R$ 2.300, segundo a agência de empregos Catho.

Veja também

Alagoas: Resultado do Vestibular 2021/1 de Medicina da CESMAC já pode ser acessado
Caso ainda restem vagas, mais duas chamadas do Vestibular de Medicina 2021/1 estão previstas para 21 e 25 de janeiro.

Unesp abre inscrições para Seleção 2021 de Olimpíadas Científicas
Processo seletivo oferece 195 vagas em 30 cursos de graduação, como Administração e mais de dez áreas da Engenharia

Ibmec recebe inscrições do Vestibular 2021/1
As oportunidades destinam-se aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo.

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.