Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Guia de Profissões
  3. Graduação Tecnológica
  4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais para desenvolver, implementar e gerenciar projetos de software.

Publicado por Rafael Batista
O curso forma profissionais para desenvolver sistemas computacionais
O curso forma profissionais para desenvolver sistemas computacionais

Diante do constante aumento na demanda de mão de obra especializada na área de tecnologia e da carência de profissionais do ramo com formação superior, cada vez mais faculdades oferecem cursos que atendam a essa necessidade do mercado. Entre as formações que dão base para atuar nesse campo está o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A graduação é voltada para profissionais que tenham um bom raciocínio lógico e um prévio conhecimento da área de informática. Além disso, é preciso dominar tecnologias e ter o desejo de buscar novos conhecimentos.

É muito importante a busca contínua por conhecimento e capacitação de forma prática, pois esta área do mercado está em constante atualização. Por isso, o profissional que busca sucesso nessa carreira deve estar atento às tendências e novidades, propondo atualizações que atendam as organizações.

O curso

Um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é capaz de desenvolver e implementar projetos de Software e de administrar bancos de dados. Por isso, sua formação tem aspectos éticos, técnicos e sociais. Na grade curricular do curso há disciplinas gerais da área de exatas como Cálculo, Álgebra e Estatística, além de algumas específicas como Banco de Dados, Programação, Interface e Engenharia de Software.

Com duração de cinco semestres ou dois anos e meio, o curso usa das principais tecnologias para desenvolver raciocínio lógico e proporcionar aos alunos o domínio de linguagens de programação e de metodologias de projetos. Outra característica da graduação são aulas práticas, que colocam os alunos em contanto com o ambiente de laboratório, facilitando o processo de aprendizado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atividades

Nas empresas de diversos ramos, o egresso desse curso é o responsável por projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Veja outras competências do graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

- Prestação de serviços: atua de maneira autônoma realizando consultorias ou em empresas que prestam serviços de TI. Pode também trabalhar no atendimento a particulares. 
- Analista de suporte: atua na manutenção da estrutura física de computadores, estrutura de rede de área local e sistemas operacionais. 
- Análise de sistemas: atua no processo completo de desenvolvimento de sistemas de informação. 
- Desenvolvimento de sistemas para a internet: desenvolvimento de sistemas computacionais para a web, utilizando linguagens de programação adequadas.

Mercado

As vagas para Analista de Sistemas são muitas, graças à escassez de profissionais com formação superior. Essas oportunidades estão abertas em diversos setores da economia, em pequenas, médias e grandes empresas.

A profissão ainda não é regulamentada, apesar de já existir proposta no Congresso Nacional para este fim, por isso não é possível precisar o número de profissionais existentes no Brasil. Hoje um profissional graduado tem salarial inicial de R$ 2.300, segundo a agência de empregos Catho.

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023