Com foco na linguagem, no processo ensino-aprendizagem e na construção de habilidades linguísticas, o curso de Letras objetiva formar profissionais capazes de refletir criticamente sobre diversos temas. Durante os quatro anos de faculdade, o aluno aperfeiçoa seus conhecimentos sobre a estrutura da língua e desenvolve as capacidades de leitura, análise, interpretação e produção de textos.
Diferente do que muitos imaginam, a graduação não ensina talento literário com o objetivo de formar um escritor, pelo contrário, ela oferece métodos para que os próprios graduandos desenvolvam tal habilidade. Mesmo sofrendo com o baixo reconhecimento e remuneração, a carreira é marcada por uma diversidade de caminhos para o exercício da profissão. A língua portuguesa, geralmente, é a habilitação mais procurada, contudo, diferentes idiomas estrangeiros também são oferecidos na graduação.
Público-alvo
Características como disposição, inteligência e atenção são imprescindíveis para o exercício da profissão. Além disso, o profissional interessado em atuar na área de Letras precisa saber escrever e falar bem, ter domínio de regras gramaticais, hábito de leitura, criatividade, dedicação, objetividade etc.
O curso
Normalmente, até a metade da graduação, as aulas são comuns tanto para bacharelado quanto para licenciatura. Após esse período, o aluno decide qual habilitação irá seguir. Em algumas instituições de ensino superior, o graduando tem a possibilidade ainda de solicitar permanência na faculdade e concluir outra habilitação por um curto espaço de tempo. Português, inglês, sintaxe, língua latina, linguística, teoria da literatura, gramática, redação e literatura são algumas das disciplinas ministradas no Curso.
Duração média
Bacharelado / Licenciatura – 8 semestres
Mercado de Trabalho
Geralmente, a maior parte das vagas destinadas a graduados em Letras se concentra no ensino médio e superior. Entretanto, de um tempo para cá, a área vem sendo considerada como restrita e competitiva, principalmente pela falta de profissionais especializados. Nesse sentido, o segmento de assessoria linguística, ao lado dos setores de tradução e revisão, tornou-se um dos caminhos alternativos para esses profissionais, principalmente após a implantação do novo acordo ortográfico.
Formas de Atuação
Caso opte pela licenciatura, o graduado em Letras pode atuar como professor de disciplinas básicas em instituições de ensino de nível médio e superior. No caso de bacharelado, o profissional pode assumir a coordenação de cursos ou cargos de gerência em escolas. Além de poder atuar no segmento de pesquisa, ele também tem a possibilidade de atuar na assessoria linguística, revisão e tradução de editoras, veículos de comunicação e empresas ou ainda na redação de manuais técnicos.
Campos de Atuação
Carreira acadêmica
(realização de pesquisas em áreas como estudos literários etc.)
Editoração
(preparação de textos, seleção dos originais à tradução, padronização etc.)
Ensino
(aulas para ensino fundamental, médio e superior ou em escolas de idiomas, treinamento de funcionários de empresas na fluência de idiomas estrangeiros etc.)
Revisão
(revisão ortográfica, gramatical e semântica de textos etc.)
Tradução
(tradução de textos do português para línguas estrangeiras, ou vice-versa, em editoras, agências de publicidade, empresas estrangeiras e em laboratórios de dublagem e legendagem de filmes e vídeos etc.)
Regulamentação da profissão
No Brasil, a profissão de escritor ainda não é regulamentada, ou seja, o exercício da profissão não conta com regras, normas e conselho de classe fiscalizador. Todavia, ela é autorizada e reconhecida já que integra o Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho.
Quantidade média de profissionais
Dados indisponíveis até o momento
Remuneração média
R$ 800,00 a R$ 1.500,00 para recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado ou licenciatura em Letras
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como escritor, professor ou estudante da área. Conte-nos!