Logo Super Vestibular

Letras

Graduação em Letras oferece duas possibilidades de habilitação para exercício da profissão: licenciatura e bacharelado.

Publicado por Wanja Borges
Curso de Letras auxilia estudante a aperfeiçoar conhecimentos sobre estrutura da língua
Curso de Letras auxilia estudante a aperfeiçoar conhecimentos sobre estrutura da língua

Com foco na linguagem, no processo ensino-aprendizagem e na construção de habilidades linguísticas, o curso de Letras objetiva formar profissionais capazes de refletir criticamente sobre diversos temas. Durante os quatro anos de faculdade, o aluno aperfeiçoa seus conhecimentos sobre a estrutura da língua e desenvolve as capacidades de leitura, análise, interpretação e produção de textos. 

Diferente do que muitos imaginam, a graduação não ensina talento literário com o objetivo de formar um escritor, pelo contrário, ela oferece métodos para que os próprios graduandos desenvolvam tal habilidade. Mesmo sofrendo com o baixo reconhecimento e remuneração, a carreira é marcada por uma diversidade de caminhos para o exercício da profissão. A língua portuguesa, geralmente, é a habilitação mais procurada, contudo, diferentes idiomas estrangeiros também são oferecidos na graduação. 

 

Público-alvo
Características como disposição, inteligência e atenção são imprescindíveis para o exercício da profissão. Além disso, o profissional interessado em atuar na área de Letras precisa saber escrever e falar bem, ter domínio de regras gramaticais, hábito de leitura, criatividade, dedicação, objetividade etc. 

 

O curso
Normalmente, até a metade da graduação, as aulas são comuns tanto para bacharelado quanto para licenciatura. Após esse período, o aluno decide qual habilitação irá seguir. Em algumas instituições de ensino superior, o graduando tem a possibilidade ainda de solicitar permanência na faculdade e concluir outra habilitação por um curto espaço de tempo. Português, inglês, sintaxe, língua latina, linguística, teoria da literatura, gramática, redação e literatura são algumas das disciplinas ministradas no Curso. 

 

Duração média 
Bacharelado / Licenciatura – 8 semestres 

 

Mercado de Trabalho
Geralmente, a maior parte das vagas destinadas a graduados em Letras se concentra no ensino médio e superior. Entretanto, de um tempo para cá, a área vem sendo considerada como restrita e competitiva, principalmente pela falta de profissionais especializados. Nesse sentido, o segmento de assessoria linguística, ao lado dos setores de tradução e revisão, tornou-se um dos caminhos alternativos para esses profissionais, principalmente após a implantação do novo acordo ortográfico. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação
Caso opte pela licenciatura, o graduado em Letras pode atuar como professor de disciplinas básicas em instituições de ensino de nível médio e superior. No caso de bacharelado, o profissional pode assumir a coordenação de cursos ou cargos de gerência em escolas. Além de poder atuar no segmento de pesquisa, ele também tem a possibilidade de atuar na assessoria linguística, revisão e tradução de editoras, veículos de comunicação e empresas ou ainda na redação de manuais técnicos.  

 

Campos de Atuação 
Carreira acadêmica
(realização de pesquisas em áreas como estudos literários etc.) 

Editoração
(preparação de textos, seleção dos originais à tradução, padronização etc.) 

Ensino
(aulas para ensino fundamental, médio e superior ou em escolas de idiomas, treinamento de funcionários de empresas na fluência de idiomas estrangeiros etc.) 

Revisão
(revisão ortográfica, gramatical e semântica de textos etc.) 

Tradução
(tradução de textos do português para línguas estrangeiras, ou vice-versa, em editoras, agências de publicidade, empresas estrangeiras e em laboratórios de dublagem e legendagem de filmes e vídeos etc.) 

 

Regulamentação da profissão 
No Brasil, a profissão de escritor ainda não é regulamentada, ou seja, o exercício da profissão não conta com regras, normas e conselho de classe fiscalizador. Todavia, ela é autorizada e reconhecida já que integra o Catálogo Geral de Profissões do Ministério do Trabalho. 

 

Quantidade média de profissionais
Dados indisponíveis até o momento

 

Remuneração média
R$ 800,00 a R$ 1.500,00 para recém-formados 

 

Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado ou licenciatura em Letras 

 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como escritor, professor ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.