O Decreto de Lei 5.626 sancionado em 22 de dezembro de 2005 exige que todas as instituições de educação no Brasil (básica e superior) devem ter instrutores e profissionais de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em seu quadro de magistério. Essa medida impulsionou e exigiu a criação do curso de Letras – Libras em várias instituições de ensino superior brasileiras.
Tanto o decreto quanto os cursos que surgiram em todo o país é uma tentativa de atender às demandas de inclusão de surdos na educação e também o ingresso deles em outros cursos, principalmente Pedagogia e nas Licenciaturas.
A graduação visa formar profissionais que estejam aptos a usar e a ensinar as várias manifestações da linguagem. O curso tem ainda o objetivo de formar professores da educação básica e também intérprete da Língua Brasileira de Sinais para atuar em diversos segmentos da sociedade. Os acadêmicos do curso desenvolvem conhecimento teórico e descritivo básicos dos componentes da Língua Portuguesa e da Libras.
Para obter sucesso na carreira, entre as características principais, é preciso que o profissional possua boa expressão corporal e seja fiel nas traduções e interpretações. As habilidades desenvolvidas durante o curso apontam para um profissional bilíngue, proficiente em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais.
Possibilidades de atuação
O tradutor de Libras possui um amplo universo de atuação. Além da possibilidade de atuação com docente em classes dos ensinos fundamental, médio e superior, é possível trabalhar com intérprete vertendo discursos em congressos. Outra viabilidade de atuação é como facilitador do diálogo com pessoas com deficiência auditivos em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos.
Duração média do curso
8 semestres (4 anos)
Regulamentação da profissão
A Lei N° 12.319 sancionada em 1° de setembro de 2010 regulamenta o exercício da profissão de intérprete.
Exigências para o exercício da profissão
Graduação em Letras – Libras, o que torna o profissional proficiente em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa.
Quantidade média de profissionais
Dados indisponíveis até o momento.
Salários
Inicialmente de R$ 1.500 a R$ 2.500
Onde o curso é oferecido
Centro-oeste
Mato Grosso: UFMT (Cuiabá)
Goiás: UFG (Goiânia)
Nordeste
Piauí: UFPI (Teresina).
Ceará: UFC (Fortaleza),
Rio Grande do Norte: Ufersa (Mossoró)
Alagoas: UFAL (Maceió)
Sergipe: UFS (São Cristóvão)
Bahia: UFRB (Cruz das Almas)
Norte
Pará: UEPA (Belém) e UFRA (Belém).
Amapá: Unifap (Macapá).
Roraima: UFRR (Boa Vista)
Amazonas: UFAM (Manaus)
Sul
Santa Catarina: Unochapecó (Chapecó), UFSC (Florianópolis).
Paraná: Faculdade Eficaz (Maringá).
Sudeste
São Paulo: Fatea (Lorena).
Rio de Janeiro: UFRJ (Rio de Janeiro).
Espírito Santo: UFES (Vitória).
Minas Gerais: UFJF (Juiz de Fora).
Opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Tradutor e Intérprete de Libras ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com