Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Medicina Veterinária

Profissional precisa ser dinâmico, proativo e dedicado para cuidar do bem-estar dos animais

Publicado por Silvia Tancredi
Mercado de trabalho é amplo para médicos veterinários, especialmente de animais de pequeno porte
Mercado de trabalho é amplo para médicos veterinários, especialmente de animais de pequeno porte

Gostar de animais e contribuir para a saúde e o bem-estar deles. Quem escolhe o curso de Medicina Veterinária costuma ter esse pensamento, muitas vezes desde a infância. Quem quer estudar essa carreira precisa saber, ainda, que o profissional também colabora para a manutenção da saúde pública e para a preservação do planeta.

O curso de Medicina Veterinária ensina o aluno a dominar a anatomia dos animais, a entender todos os processos da nutrição e da reprodução desses seres, a prevenir e a tratar doenças, entre outras capacitações. Além disso, a graduação transmite conhecimento sobre ecologia e proteção ao meio-ambiente.  

Assim como um médico de humanos, o profissional da área de veterinária deve ter bom senso, ser responsável e ter amplo conhecimento e rapidez para agir em situações de perigo nas quais os animais podem se encontrar.

O curso dura cinco anos e os estudantes precisam ter muita dedicação, pois as aulas são ministradas em período integral. O mercado de trabalho é amplo e está aquecido. O médico veterinário pode atuar de diversas formas, desde clínico e cirurgião de animais até administrador de propriedades rurais e pet shops.  

Público-alvo

Primeiramente, o estudante deve gostar e ter respeito pelos animais. É interessante também que o aluno seja curioso, proativo, dinâmico, prestativo, dedicado, perseverante e corajoso. Quem tem facilidade com a biologia no ensino médio costuma se identificar com o curso.

Assim como em outros cursos da área de saúde, para atuar na Medicina Veterinária é necessário estar atento às novas tecnologias relativas à saúde e produtos e serviços. Nesse caso, especificamente desenvolvidos para os animais.

Por fim, deve-se ser observador e analítico, ter raciocínio lógico e saber interpretar e analisar dados relativos aos animais. 

Tópicos deste artigo

Curso

No primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária, os alunos veem disciplinas mais gerais, como bioquímica, biofísica, ecologia, biologia celular e embrionária e microbiologia geral.

Já no fim do curso os estudantes também têm aulas de matérias específicas da veterinária, inclusive práticas. Confira abaixo algumas:

  • Anatomia e fisiologia dos animais domésticos;
  • Práticas veterinárias;
  • Genética veterinária;
  • Parasitologia e imunologia veterinária;
  • Nutrição animal;
  • Farmacologia veterinária;
  • Patologia geral veterinária;
  • Terapêutica veterinária;
  • Odontologia veterinária;
  • Oftalmologia veterinária;
  • Produção de equinos;
  • Inseminação artificial em caprinos e ovinos;
  • Zoonoses.

Nos anos finais do curso de graduação de Medicina Veterinária, os alunos têm aulas práticas em hospitais e em laboratórios. O estágio é obrigatório e a recomendação é fazer práticas em diferentes áreas da veterinária para poder aprender a atender os animais e a trabalhar nos equipamentos específicos para eles. 

Duração média

Cinco anos ou dez semestres, em período integral.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é amplo. O campo está aquecido, uma vez que pesquisas indicam que pessoas têm comprado ou adotado animais com frequência, especialmente cães e gatos, cuidando-os como membros da família e para fazer companhia.

Os profissionais podem trabalhar em clínicas, como proprietários ou funcionários, em laboratórios, zoológicos, centros de zoonoses, empresas públicas ou privadas ligadas à saúde pública e ao meio-ambiente, etc.

É comum que cada pet shop – local onde se vendem rações, medicamentos e brinquedos para animais – tenha um médico veterinário. Ele, inclusive, pode ser proprietário ou sócio do negócio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há, ainda, a possibilidade de mercado de trabalho na área de agronegócio, em propriedades rurais, como sítios e fazendas, e na segurança dos alimentos, em fábricas de ração e em fábricas de produtos de origem animal.

Os graduados em Medicina Veterinária também podem seguir carreira acadêmica, ministrando aulas em escolas e faculdades, e fazendo pesquisas para aprimorar a qualidade de vida dos animais, melhoramento genético, nutrição animal, entre outras análises.

Por fim, centros de hospedagem ou “hotéis” para cachorros ou outros pets de pequeno porte têm surgido no mercado. Os donos dos animais podem deixá-los nesses locais enquanto viajam, por exemplo. 

Leia também: a diferença entre Medicina Veterinária, Zoologia e Zootecnia

Formas de atuação

Clínico e cirurgião 
Os procedimentos podem ser feitos em animais de pequeno porte, como cães, gatos, coelhos e periquitos, e também em animais de grande porte, como bovinos e equinos.

Analista de laboratório 
O profissional vai realizar diagnósticos por imagem dos animais, como ultrassom, e exames de sangue e de patologias.

Médico veterinário in loco
Muitas vezes, o profissional precisa se dirigir ao local onde está o animal, como em fazendas, por exemplo. In loco, o veterinário pode fazer procedimentos como ultrassonografia de vacas e éguas em fase reprodutiva, inseminação artificial, palpação retal, transferência de embriões, melhoramento genético etc.

Consultor de segurança dos alimentos
Nesse caso, o trabalhador atua em fabricas, cuidando desde a origem da produção de um animal até o alimento chegar à mesa do consumidor, garantindo as etapas legais pelas quais passa o animal. Também pode trabalhar em fábricas de ração, acompanhando todo o processo de produção até a entrega do produto final.

Consultor em produção animal
Nesse caso, o profissional atua na produção animal, como nas áreas de avicultura, suinocultura, caprinocultura, piscicultura etc.

Responsável técnico
O graduado em Medicina Veterinária também pode trabalhar em fábricas de produtos de origem animal, frigoríficos, laticínios, queijarias, entre outros. 

Consultor em saúde pública
A forma de atuação pode ser no controle de zoonoses e doenças transmissíveis entre o homem e os animais, por exemplo. 

Administrador financeiro
Nesse caso, a atuação é no processo administrativo e financeiro de empresas rurais, como fazendas, visando melhorar o desempenho financeiro para os proprietários. Precisa dominar procedimentos gerenciais, como análise de dados e relatório de planilhas.

Perito criminal 
O profissional da saúde animal também pode trabalhar colaborando em casos de crimes passionais que envolvem os animais. 

Medicina preventiva
Uma outra forma de atuação não muito conhecida é na área de saúde humana com a colaboração de animais, como a equoterapia (uso de cavalos como uma forma de terapia interdisciplinar em pessoas com deficiência).

Consultor comercial
Por fim, uma das áreas que mais cresce e oferece maiores benefícios financeiros, segundo especialistas, é a comercial. Como o profissional entende dos produtos veterinários, como rações e medicamentos, têm maior propriedade para vendê-los.

Regulamentação da profissão

Lei Nº 5.517, de 23 de outubro de 1968.

Salário

Conforme o site de emprego Catho, a média salarial do médico veterinário é de R$ 2.488,97.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro