Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Medicina Veterinária, Zootecnia ou Zoologia?

Medicina Veterinária, Zootecnia ou Zoologia?

Apesar de ambos os cursos estarem ligados ao contato com animais, cada um deles possui suas particularidades

Publicado por Érica Caetano
Contato com animais é característica comum aos três cursos
Contato com animais é característica comum aos três cursos

Os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia e a área de Zoologia se assemelham em muitos aspectos. Os mesmos visam o bem-estar e as melhores condições para os animais. Por conta disso, muitos estudantes ficam na dúvida e não sabem exatamente entre qual deles optar para prestar vestibular. 

O vestibulando que pensa em fazer faculdade nestas áreas deve gostar, primeiramente, de animais, claro! No entanto, este não é o único fator para fazer um desses cursos, já que cada deles um possui suas particularidades. Mas, e agora? Já que os três tratam de animais e seus cuidados, qual a diferença entre eles? Confira!

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária visa preparar o estudante para diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, aplicar vacinas, realizar cirurgias, dentre outras orientações acerca da criação e alimentação do mundo animal. Por isso, para atuar neste curso, além de gostar muito de animais, é preciso ter boa comunicação e relacionamento com as pessoas, já que nem sempre as situações em que profissional terá que lidar serão de alegria. Muitas vezes é preciso dar diagnósticos delicados relacionados a doenças, complicações cirúrgicas e até mesmo morte dos bichinhos.

Também é necessário ter facilidade e interesse por ciências biológicas e da saúde, áreas bastante estudados nos primeiros anos de curso. Concentração e paciência também são duas características muito importantes para quem pensa em fazer esta faculdade. 

O profissional graduado em Medicina Veterinária pode atuar em clínicas para animais de estimação, seja como empreendedor ou como médico veterinário responsável, em indústrias, na produção de alimentos e/ou remédios, no setor de marketing ou assistência técnica, centros de pesquisa, fazendas, zoológicos, centros de controle de zoonoses e perícia técnica. Sua atuação também pode ser encontrada no trabalho de inspeção e fiscalização sanitárias e agronegócios.

Zootecnia

Apesar de muitos acharem que se trata da mesma atuação que a graduação de Medicina Veterinária, o curso superior em Zootecnia tem as suas especificidades. Enquanto o primeiro curso tem como principal pilar de trabalho a saúde e o bem-estar do animal, a Zootecnia trabalha principalmente na garantia da quantidade e a qualidade dos alimentos de origem animal para a distribuição em determinada população, controle de reprodução e aprimoramento genético e nutricional do animal, geralmente para fins comerciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aquele estudante que deseja fazer este curso deve ter facilidade em disciplinas ligadas a área de exatas, com foco em matemática e química. Se identificar com questões ligadas ao campo também auxiliará. Gostar de animais poderá facilitar o aprendizado, mas não é considerado um requisito primordial para fazer esta graduação.

O profissional graduado em Zootecnia está habilitado para trabalhar em fazendas, atuando no ramo bastante promissor no momento, que é o agronegócio. Ainda há a possibilidade de trabalho em indústrias, fábricas e cooperativas, órgãos ligados à esfera governamental, no serviço público, em centros de pesquisa e instituições de ensino. 

Os zootecnistas também podem ser encontrados em zoológicos e centros de triagem de animais silvestres. Neste segmento, a atuação se dá no controle de produtividade dos animais. Caso o profissional ao concluir a faculdade venha a fazer pós-graduação, também poderá dar aulas em universidades em disciplinas ligadas a área.

Zoologia

A Zoologia é uma ciência que estuda os animais nos seus mais diversos aspectos, sejam espécies vivas ou extintas. Ao contrário do que muitos pensam, a Zoologia não é um curso superior, mas sim uma especialidade do curso de Ciências Biológicas. Portanto, para atuar nesta área é preciso, primeiramente, cursar faculdade de Biologia e depois uma pós-graduação em Zoologia.

Esta especialidade engloba basicamente todas as questões biológicas e de relações entre animais e ambiente. Estuda-se nela ecologia, morfologia, funcionamento dos animais, suas formações e desenvolvimentos, propriedades, funções celulares e etc, podendo ser dividida em vários outros segmentos. Ou seja, é uma área bastante ampla de estudos dos animais.

O profissional especializado em Zoologia pode trabalhar em instituições públicas e privadas, através de estudos para a área ambiental e seus respectivos impactos aos animais; na gestão de zoológicos, parques, reservas naturais e museus; e na área acadêmica, junto a universidade e órgãos de pesquisas.

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.