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Publicidade e Propaganda

Para atuar na área de Publicidade e Propaganda o profissional deve ter criatividade, dinamismo e certa aptidão artística.

Publicado por Érica Caetano
Publicitários precisam gostar de trabalhar em grupo
Publicitários precisam gostar de trabalhar em grupo

O profissional em Publicidade e Propaganda é aquele que planeja, produz e executa peças e ideias para campanhas publicitárias para os mais variados segmentos de comunicação, como TV, rádio, internet, revistas e jornais, outdoors etc. O trabalho exige aptidão artística, observação, criatividade e dinamismo.

O publicitário é quem elabora estratégias, pesquisa o perfil do público-alvo, cria identidade corporativa do produto, define a abordagem e os veículos mais adequados, acompanha a produção do material, avalia o impacto da campanha, dentre outras atribuições.  

Ele utiliza estratégias de marketing para influenciar pessoas no que diz respeito à formação de opiniões e sentimentos, a fim de estimular uma ação do consumidor, que pode ser uma compra, ou a lembrança de uma marca.

O trabalho do publicitário é marcado por muita cobrança e prazos geralmente curtos. A falta de carga horária definida também é uma característica comum da profissão. Muitos publicitários fazem seus próprios horários e trabalham à noite e finais de semana.

A satisfação do cliente é o foco da atuação do publicitário e, para isso, ele precisa procurar a melhor forma de apresentar um produto ao consumidor, visando promover sua venda.

Público-alvo 

É importante que o estudante que deseja cursar Publicidade e Propaganda seja comunicativo, curioso, proativo, criativo e observador. Também é necessário ter flexibilidade, autoconfiança e ousadia. Saber trabalhar em equipe, pensar e agir sob pressão, negociar e convencer também são características desejáveis. 

Manter-se informado sobre assuntos da área também passou a ser exigência, principalmente com o avanço da internet. Gostar de ler e escrever, de novas tecnologias e ter senso crítico são diferenciais.

Curso 

Com a era digital, as universidades estão trabalhando suas grades curriculares e incluindo matérias relacionadas a ferramentas de criação e comunicação digital. Os cursos de Publicidade atuais são bem diferentes daqueles do início dos anos 2000.

Nos primeiros períodos do curso, o estudante terá aulas de matérias mais teóricas, assim como acontece em outras graduações de Comunicação Social, como Antropologia, Sociologia, Economia, História da Arte, Teorias da Comunicação, Fundamentos de Marketing, Língua Portuguesa, Teoria da Publicidade e Fotografia.

Nos outros períodos, o universitário começa a estudar disciplinas mais específicas e aprofundadas sobre a graduação. Confira abaixo alguma delas:

•    Marketing Estratégico;
•    Design Gráfico;
•    Processo Criativo;
•    Mercados de Comunicação;
•    Plataformas Digitais;
•    Mídias e pontos de contato;
•    Mídias Digitais;
•    Planos de Marketing;
•    Planejamento de Comunicação;
•    Branded Content/Storytelling;
•    Trade Marketing;
•    Marketing Promocional & Merchandising.

Algumas faculdades particulares ofertam o curso de Publicidade e Propaganda a distância, embora seja incomum. 

Duração média 
Bacharelado – 8 a 10 semestres 
Tecnológico em Produção Publicitária – 4 a 6 semestres 

Mercado de Trabalho 

As oportunidades salariais no mercado de trabalho dos profissionais em Publicidade e Propaganda têm sido rentáveis, mas também há grande concorrência. Por isso, a carreira conta com mais profissionais do que oportunidades de emprego atualmente.

Contudo, com o crescimento da tecnologia e suas ferramentas, novas possibilidades estão sendo oferecidas no segmento de publicidade on-line, principalmente relacionadas a redes sociais e Marketing Digital.

Com a presença de holdings de publicidade internacional e o crescimento do marketing digital no Brasil, a profissão vem exigindo cada vez mais publicitários atualizados e especialistas em comportamento digital. Isso mostra por que o mercado publicitário é um dos que mais crescem no país. 

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As agências e empresas de promoções, eventos e relacionamento com o cliente ainda concentram grande parte das vagas oferecidas aos publicitários. O trabalho autônomo também é uma opção para muitos profissionais da área. 

Destacam-se no mercado de trabalho os profissionais que possuem comunicação mais ampla, técnica mercadológica e tecnológica, que têm domínio no que diz respeito à gestão de marketing.

Formas de Atuação 

O profissional graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar como auxiliar, assistente, supervisor, coordenador ou gerente de criação, diretor de arte, redator, produtor gráfico, mídia, analista de marketing, programador visual, designer gráfico, ilustrador, editor gráfico, arte finalista, entre outras.

Os principais locais de trabalho são agências, instituições públicas ou privadas, órgãos de comunicação, editoras, gráficas, rádios e TVs.

Publicitários podem ainda ser autônomos, atendendo clientes terceirizados, prestando consultoria ou sendo professor de cursos de graduação e pós-graduação. 

Campos de Atuação  

Atendimento
(atuação como elo entre a agência de publicidade e o cliente, levantamento de dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa etc.) 

Criação
(produção de campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto etc.) 

Gerência de produto
(controle de ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.) 

Marketing
(planejamento e desenvolvimento de produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor; marketing de relacionamento, marketing digital.)

Mídia On-line e Offline
(escolha dos veículos de comunicação adequados para difusão de campanha, negociação da compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet etc.) 

Pesquisa
(obtenção de dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores; avaliação do impacto das campanhas publicitárias sobre o público.) 

Produção
(criação de jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors, websites etc.)

Social Media / Mídias Digitais
(elabora e desenvolve estratégias, ferramentas e mecanismos para a comunicação digital; gerenciamento de redes sociais com o intuito de aproximar o negócio aos seguidores, consumidores e potenciais clientes.)

Consultorias
(informações, orientações e conteúdos para institutos de pesquisa e empresas especializadas.)

Produtoras de vídeo e de áudio
(produtoras digitais, promoção de eventos, consultorias de projetos culturais e esportivos, entre outros.)

Regulamentação da profissão 
Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965. Quantidade média de profissionais
Não há informações 

Remuneração média (salário) 

De acordo com o site Catho, a média salarial do profissional de Publicidade e Propaganda é de R$ 1,375 mil. 

Há instituições/empresas que contratam publicitários em cargos ligados a área de Marketing, como é o caso de Analista de Marketing (R$ R$ 2.595,45) ou ainda de Gerente de Marketing Digital (R$ 4.669,92).

Exigências para exercício da profissão

Não existe exigência de diploma de conclusão de curso, entretanto, agências e empresas têm preferência por profissionais com bacharelado em Publicidade e Propaganda. 

Também não há um conselho a nível federal, mas os interessados podem obter o Registro Profissional de Publicitário nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) do Ministério do Trabalho e Emprego. 
 
 

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