Logo Super Vestibular

Segurança Pública

Saiba quais as disciplinas estudadas durante o curso de Segurança Pública e onde poderá atuar o profissional após a conclusão do curso.

Publicado por Érica Caetano
Em alguns estados, policiais militares fazem a graduação em Segurança Pública como curso de formação
Em alguns estados, policiais militares fazem a graduação em Segurança Pública como curso de formação

O curso superior em Segurança Pública é uma graduação recente e, atualmente, só existem quatro instituições no país que o ofertam de forma presencial e no formato bacharelado, sendo elas: 

- Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Universidade Estadual do Maranhão (UEMA);
- Universidade Estadual de Roraima (UERR);
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na Universidade Estadual de Roraima (Unir) a graduação chegou a existir durante alguns anos. Também existem alguns cursos tecnológicos a distância na área, mas nos referimos neste texto aos bacharelados.

O objetivo do curso de Segurança Pública é formar pesquisadores e profissionais que tenham uma visão sistêmica do que é a segurança pública propriamente dita e como ela pode contribuir para a sociedade como um todo.

Os profissionais que graduam neste cursos saem preparados para atuarem em questões ligadas ao estado público de direito, com conhecimento amplo em cultura de lei, cultura de paz e direitos humanos.

Público-alvo

O curso superior em Segurança Pública destina-se àqueles profissionais que já atuam na área “operativa”, como policiais e seguranças, mas que ainda não possuem uma graduação específica, bem como para aqueles que interessem por assuntos ligados à segurança, claro. 

O curso

O curso de Segurança Pública abrange conteúdo de diversas áreas: conteúdos sociológicos, jurídicos, econômicos, de política pública e social são abordados durante a graduação.

A matriz curricular varia de uma instituição para a outra, mas os estudantes têm aulas desde módulos de formação básicas (Língua Portuguesa, Sociologia) como também módulos de formação operacional, como: Gestão da Segurança Pública, Políticas Públicas de Segurança, Negociação e Mediação de Conflitos, Psicologia Social, Direito Penal, dentre outros.

Duração média 

Bacharelado - 8 semestres (4 anos)

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para aqueles que se formam em Segurança Pública oferece oportunidades tanto em instituições e órgãos públicos como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Sistema Penitenciário, Guarda Municipal, entre outras ou, ainda, em empresas privadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A graduação permite que profissionais que já atuam na área tenham maior conhecimento e capacitação em suas funções /  
Crédito: Shutterstock

Na UEMA, por exemplo, o curso de formação de Oficiais – Polícia Militar gradua bacharéis em Segurança Pública, com formação técnico-profissional.

Formas de Atuação

Aqueles que concluem a graduação em Segurança Pública estão aptos a desempenhar atribuições de comando, chefia e liderança nas respectivas Corporações que fazerem parte. No âmbito administrativo e operacional, na gerência de pessoal de meios administrativo e, eventualmente, em atuações tipicamente militares, de enfrentamento de situações de violência.

Campos de Atuação 

Pesquisador

(estuda e pesquisa assuntos e temáticas relacionados à mediação de conflitos e medidas efetivas que busquem a segurança pública de determinado setor ou órgão) 

Consultor

(Intermedeia problemas relacionados à segurança de terminado setor, o qual pode variar dependendo da esfera – pública ou privada) 

Gestor

(coordena demais profissionais executores da Segurança Pública, orientando com metas e objetivos em prol da cultura de lei e da cultura de paz)

Planejamento

(aplicação de técnicas para aperfeiçoamento de profissionais que já atuam na área de Segurança Pública) 

Avaliador

(avalia e pensa formas e procedimentos que necessitam serem realizados e colocados em prática no trabalho de prevenção a problemas no exercício da segurança pública)

Executor

(atua efetivamente em prol da segurança, seja como policial, segurança particular, guarda municipal, dentre outros cargos e funções ligadas a ordem privada ou pública)

Salário 

É difícil afirmar com exatidão quanto ganha um profissional de Segurança Pública, já que o valor pode variar de região para região. Segundo o site da Catho, a média salarial de um profissional de Segurança Pública em início de carreira varia de R$ 1.300 a 2.000.

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho