Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Análises Clínicas

O técnico em Análises Clínicas atua na área da saúde. A maioria deles opta pela atuação em laboratórios de análises clínicas.

Publicado por Érica Caetano
Organização e concentração são características fundamentais ao Técnico de Análises Clínicas
Organização e concentração são características fundamentais ao Técnico de Análises Clínicas

Colher materiais biológicos em condições de serem usados para análise e pesquisa. Essa é uma das principais características do profissional que atua como técnico em Análise Clínica. O trabalho do técnico é realizar corretamente todo o processo de funcionamento dos laboratórios, tanto no manuseio de materiais recolhidos como na forma de trabalhá-los para diagnóstico.

Além de laboratórios de análise, esse profissional também é apto a atuar em hospitais, clínicas médicas e demais estabelecimentos ligados à saúde que trabalhem com coleta e análise de materiais biológicos. O foco da coleta de resíduos e de materiais é de qualificá-los para a realização de exames, identificando, assim, parasitas ou demais organismos que estiverem na composição do que foi analisado. Os profissionais de nível técnico não podem de forma alguma efetuar liberação de laudos, resultados e perícias, assim como responder sobre o laboratório. Cabem ao profissional graduado como bacharel as responsabilidades e competências legais sobre possíveis erros cometidos. Os bacharéis possuem o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT).

Público-alvo

O estudante do curso técnico em Análises Clínicas precisa ser extremamente organizado e atento, pois é ele o responsável por fazer a análise dos mais diversos materiais coletados como amostragem para diagnosticar variados casos, doenças etc. Por isso, a ética e a descrição precisam ser fundamentais para esse profissional. Qualquer erro que venha a ocorrer pode influenciar os que solicitam o exame. Além disso, é importante que o técnico não fale a respeito de resultados com o paciente a fim de evitar transtornos e problemas mais sérios.       

O curso

O curso técnico em Análises Clínicas é voltado para a área de biológicas, com disciplinas ligadas à área de atuação desse profissional. Dentre as matérias vistas durante o curso estão bioquímica, fisiologia, imunologia, hematologia, química e parasitologia. Como acontece em grande parte dos cursos técnicos profissionalizantes, para obter o diploma de conclusão de curso é preciso que o aluno passe por estágio supervisionado, validando na prática o que foi visto dentro da sala de aula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

4 semestres

Mercado de Trabalho

Para quem deseja seguir a carreira de técnico em Análises Clínicas, o mercado está cada vez mais exigente. Por isso, é visto como diferencial o profissional que busca agregar novas competências e cursos inovadores ao seu currículo, visto que nessa área há sempre novos métodos, técnicas e procedimentos. Ter conhecimento de novas tecnologias e informações é um diferencial no mercado de trabalho.

Formas de Atuação

As formas de atuação do técnico em Análises Clínicas são bem extensas, podendo este trabalhar em organizações públicas ou privadas, laboratórios de análises de diferentes portes, postos de saúde, hospitais e clínicas de variados segmentos.

Campos de Atuação

Hospitais

(Auxilia e executa atividades padronizadas no que diz respeito à coleta de materiais para laboratórios.)

Postos de Saúde

(colabora e compõe equipes para a implantação de novas tecnologias relacionadas às análises clínicas de materiais, bem como a execução do trabalho de análise.)

Laboratórios

(execução de trabalhos de análises de materiais coletados, como sangue, urina, fezes etc. para diagnóstico de exames.)

Regulamentação da profissão

A profissão está descrita na Classificação Brasileira de Ocupações, assim como na Lei 3.820, de 11 de novembro de 1960, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências legais.

Remuneração média

R$ 1 mil a 1,5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso de técnico em Análise Clínica.

Não há ainda um conselho específico para o técnico em Análises Clínicas, mas de acordo com o Decreto 20.377, os Conselhos Regionais de Farmácia podem registrar os profissionais de Análises Clínicas.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em análises clínicas ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa