É chamado técnico em Radiologia o profissional da área da saúde que executa exames usando máquinas de raio-X. Ele organiza, programa e opera o sistema de imagens dessas máquinas.
Através da máquina, são produzidas imagens do corpo humano para identificar alguma anormalidade. Além de manusear esses equipamentos, cabe ao técnico assegurar ao paciente que a radiação emitida durante o processo de exame não irá prejudicar a sua saúde.
Público-alvo
O estudante interessado em fazer o curso técnico em Radiologia deve gostar da área de ciências biológicas. É preciso também ter capacidade de organização e de observação, ser cuidadoso, ter agilidade, responsabilidade e dinamismo para atuar nessa área.
O curso
O curso é formado basicamente de matérias da área de ciências biológicas. O estudante terá aulas de anatomia, acessórios radiológicos, biologia, bioquímica, dosimetria da radiação, ética e bioética, fisiologia, exames radiológicos, patologia, radioterapia, medicina nuclear, ressonância magnética, segurança no trabalho e tomografia computadorizada.
Duração média
De 3 a 6 semestres
Mercado de Trabalho
A Radiologia está dentro do segmento da saúde, a área possui os maiores investimentos, principalmente devido às novas tecnologias dos aparelhos radiológicos. O mercado de trabalho está sempre em busca de novos profissionais aptos a manusear esses modernos aparelhos.
A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é que hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas tenham o técnico em Radiologia para o manuseio das máquinas radiológicas com segurança.
Formas de Atuação
Depois de formado, o técnico em Radiologia pode atuar em serviços de diagnóstico por imagens, clínicas radiológicas e hospitais (sempre sob a supervisão de médicos radiologistas), além de empresas de serviços e de insumos relacionados à radiologia.
Campos de Atuação
Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde
(Manuseio de máquinas radiológicas e realização de exames com máquinas de raios-X, ressonância magnética etc.)
Comércio
(Venda e assistência técnica de máquinas radiológicas.)
Laboratórios de Radiologia
(Realização de exames radiológicos e seus respectivos resultados.)
Aeroportos
(Fiscalização no combate de tráfico de armas, drogas etc., monitorando equipamentos de raios-X juntamente a policiais.)
Regulamentação da profissão
Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985
Decreto nº 92.790
Remuneração média
R$ 1 mil a 1,5 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de técnico em Radiologia reconhecido pelo MEC;
Registro no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR).
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em Radiologia ou estudante da área. Conte-nos!