Engana-se quem pensa que organizar um evento (seja ele do segmento que for) é tarefa simples e não exige planejamento. Atualmente, é mais do que imprescindível que o trabalho seja realizado por alguém que saiba e conheça os procedimentos de execução e planejamento. Somente assim, com técnica e conhecimento, as chances de insucesso se tornarão mínimas, para não dizer nulas.
O tecnólogo em Eventos é o profissional apto a coordenar e implementar o conjunto de diversas ações que formam o que chamamos de evento. Planejamento, avaliação e gestão de equipes são uma das atividades que devem ser realizadas antes e durante o acontecimento.
Público-alvo
O estudante interessado em fazer o curso tecnológico em Eventos deve estar sempre atualizado e precisa ter habilidades como capacidade de planejamento, respeito a determinados protocolos e ter bom conhecimento em administração de custos, contratações, serviços terceirizados etc.
O curso
O curso mescla disciplinas específicas da área com outras de cunho geral. A grade curricular pode ter aulas práticas de recreação, divulgação e organização de eventos. Outras disciplinas mais direcionadas ao curso são psicologia aplicada ao lazer, sociologia e desenvolvimento social. Estas podem sofrer variações na grade curricular de uma instituição para outra.
Duração média
De 4 a 5 semestres
Mercado de Trabalho
O mercado para quem trabalha com eventos está bastante promissor. Para atender a grande demanda existente é preciso de formação qualificada. As grandes instituições que contratam os serviços desse profissional exigem sua qualificação. Dentre as áreas de atuação do tecnólogo estão a de organização e execução de eventos esportivos, sociais, culturais, e claro, o planejamento de como eles serão realizados.
Formas de Atuação
O tecnólogo em Eventos tem uma vasta gama de atuação dentro dos mais variados segmentos institucionais. O profissional pode atuar em instituições públicas ou privadas, faculdades, casa de festas, escolas, como cerimonial etc.
Campos de Atuação
Empresas Públicas e Privadas
(Planejamento, organização e execução de eventos.)
Hospitais
(Planejamento e organização de eventos.)
Escolas
(Elaboração de atividades, planejamento e execução destas.)
Regulamentação da profissão
Ainda não há regulamentação da profissão, mas o curso técnico em Eventos atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Decreto Federal nº 5.154/04
Remuneração média
R$ 600 a 1 mil por evento para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso tecnológico em Eventos. Ainda não há um conselho a nível federal do curso técnico.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como téecnólogo em Eventos ou estudante da área. Conte-nos!