Logo Super Vestibular

Ciências do Esporte

O curso prepara profissionais que podem atuar no desenvolvimento de política de esporte em diversas instituições.

Publicado por Rafael Batista
Além da preparação física, o Cientista do Esporte pode se envolver na organização e marketing de grandes eventos.
Além da preparação física, o Cientista do Esporte pode se envolver na organização e marketing de grandes eventos.

Apesar de ter uma atuação próxima ao do profissional de Educação Física, o Cientista do Esporte tem uma função que vai além da preparação física. Ele atua também como gestor de marketing e organizador de eventos esportivos. O graduado em Ciências do Esporte estará apto a atuar de uma forma mais ampla na área esportiva, desenvolvendo uma política de esporte em clubes, associações, condomínios, etc.

O profissional formado em Ciências do Esporte deve entender o esporte enquanto prática corporal, de lazer e qualidade de vida, além de dominar a metodologia e avaliação do treinamento esportivo. Para pleitear espaço no mercado de trabalho, atuando nesta área, é preciso ainda ter uma consciência crítica que una a vida profissional aos contextos social, político e histórico.

O curso

Com duração média de oito períodos, ou seja, quatro anos, a graduação em Ciências do Esporte possui em sua grade conteúdos da área da saúde, como Biologia Celular, Anatomia Humana e Fisiologia, e disciplinas específicas sobre modalidades esportivas, como Handebol, Natação, Futebol e Atletismo. 

Além disso, o projeto pedagógico inclui matérias ligadas a Nutrição, Psicologia e Marketing. Outras matérias como Políticas Públicas, Saúde Coletiva, Esportes Adaptados e Administração e Gestão também compõem o currículo do curso.

A interdisciplinaridade do curso tem como objetivo desenvolver habilidades para que o profissional atue com equipes esportivas, marketing e consultoria. A graduação é estruturada de maneira que o egresso possa, entre outras coisas, atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo, por meio da prática de esportes.

Mercado

A evolução no mercado do esporte, aliada ao desenvolvimento tecnológico, estão contribuindo para a criação e o aprimoramento de técnicas para otimizar o desempenho de atletas. Na maioria das vezes, esses métodos adotados precisam da avaliação de cientista do esporte, o que tem gerado novas oportunidades na área.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, o envelhecimento da população brasileira e a preocupação com o bem-estar são fatores que aumentam a demanda destes profissionais em centros de esportes das iniciativas públicas, privadas e terceiro setor. Há, ainda, a oferta de vagas nas secretarias de esporte e lazer dos municípios e estados.

Formas de atuação

O egresso do curso de Ciências do Esporte pode atuar em academias e clubes esportivos, desenvolvendo planos de atividades, seja individual ou coletivo. É comum também encontrar este profissional atuando em pesquisas científicas, desenvolvendo métodos para otimização do desempenho de atletas.

Campos de atuação

- Professor em escolinhas de iniciação esportiva;

- Personal Trainer, desenvolvendo métodos de treinamento para atletas;

- Em clubes esportivos, como técnico, preparador físico ou dirigente;

- Em centros de esportes, desenvolvendo e supervisionando programas de exercícios físicos voltados à promoção da saúde;

- Consultoria em empresas de marketing e organização de eventos esportivos;

- Pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às variadas temáticas relacionadas ao esporte e à atividade física.

Salário

Um profissional de Ciências do Esporte em início de carreira tem salário médio de R$ 1.500, mas dependendo das atividades que serão exercidas, os ganhos podem ultrapassar os R$ 10 mil.

Opinião de quem entende!

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de Ciências do Esporte ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Unesp abre inscrições para Seleção 2021 de Olimpíadas Científicas
Processo seletivo oferece 195 vagas em 30 cursos de graduação, como Administração e mais de dez áreas da Engenharia

Ibmec recebe inscrições do Vestibular 2021/1
As oportunidades destinam-se aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo.

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.

Inscrições para ProUni 2021/1 encerram nesta sexta-feira (15)
Programa oferece 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais (50% do valor do curso)