Logo Super Vestibular

Ciências do Esporte

O curso prepara profissionais que podem atuar no desenvolvimento de política de esporte em diversas instituições.

Publicado por Rafael Batista
Além da preparação física, o Cientista do Esporte pode se envolver na organização e marketing de grandes eventos.
Além da preparação física, o Cientista do Esporte pode se envolver na organização e marketing de grandes eventos.

Apesar de ter uma atuação próxima ao do profissional de Educação Física, o Cientista do Esporte tem uma função que vai além da preparação física. Ele atua também como gestor de marketing e organizador de eventos esportivos. O graduado em Ciências do Esporte estará apto a atuar de uma forma mais ampla na área esportiva, desenvolvendo uma política de esporte em clubes, associações, condomínios, etc.

O profissional formado em Ciências do Esporte deve entender o esporte enquanto prática corporal, de lazer e qualidade de vida, além de dominar a metodologia e avaliação do treinamento esportivo. Para pleitear espaço no mercado de trabalho, atuando nesta área, é preciso ainda ter uma consciência crítica que una a vida profissional aos contextos social, político e histórico.

O curso

Com duração média de oito períodos, ou seja, quatro anos, a graduação em Ciências do Esporte possui em sua grade conteúdos da área da saúde, como Biologia Celular, Anatomia Humana e Fisiologia, e disciplinas específicas sobre modalidades esportivas, como Handebol, Natação, Futebol e Atletismo. 

Além disso, o projeto pedagógico inclui matérias ligadas a Nutrição, Psicologia e Marketing. Outras matérias como Políticas Públicas, Saúde Coletiva, Esportes Adaptados e Administração e Gestão também compõem o currículo do curso.

A interdisciplinaridade do curso tem como objetivo desenvolver habilidades para que o profissional atue com equipes esportivas, marketing e consultoria. A graduação é estruturada de maneira que o egresso possa, entre outras coisas, atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo, por meio da prática de esportes.

Mercado

A evolução no mercado do esporte, aliada ao desenvolvimento tecnológico, estão contribuindo para a criação e o aprimoramento de técnicas para otimizar o desempenho de atletas. Na maioria das vezes, esses métodos adotados precisam da avaliação de cientista do esporte, o que tem gerado novas oportunidades na área.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, o envelhecimento da população brasileira e a preocupação com o bem-estar são fatores que aumentam a demanda destes profissionais em centros de esportes das iniciativas públicas, privadas e terceiro setor. Há, ainda, a oferta de vagas nas secretarias de esporte e lazer dos municípios e estados.

Formas de atuação

O egresso do curso de Ciências do Esporte pode atuar em academias e clubes esportivos, desenvolvendo planos de atividades, seja individual ou coletivo. É comum também encontrar este profissional atuando em pesquisas científicas, desenvolvendo métodos para otimização do desempenho de atletas.

Campos de atuação

- Professor em escolinhas de iniciação esportiva;

- Personal Trainer, desenvolvendo métodos de treinamento para atletas;

- Em clubes esportivos, como técnico, preparador físico ou dirigente;

- Em centros de esportes, desenvolvendo e supervisionando programas de exercícios físicos voltados à promoção da saúde;

- Consultoria em empresas de marketing e organização de eventos esportivos;

- Pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às variadas temáticas relacionadas ao esporte e à atividade física.

Salário

Um profissional de Ciências do Esporte em início de carreira tem salário médio de R$ 1.500, mas dependendo das atividades que serão exercidas, os ganhos podem ultrapassar os R$ 10 mil.

Opinião de quem entende!

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de Ciências do Esporte ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.