Logo Super Vestibular

Hotelaria

O profissional formado como Técnico em Hotelaria atua nas áreas de hospedagem, segurança e alimentação.

Publicado por Érica Caetano
O profissional de hotelaria atua na maioria das vezes em redes hoteleiras e de turismo
O profissional de hotelaria atua na maioria das vezes em redes hoteleiras e de turismo

Com o aumento do poder de consumo das classes C e D, principalmente no que diz respeito ao turismo, mais de 30 milhões de pessoas deverão hospedar-se pela primeira vez em hotéis durante a próxima década. É o que aponta os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Outro favorecimento para esse aumento é a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.

Com esse crescimento, a demanda por profissionais na área de Hotelaria tende a se expandir ainda mais. Um bom profissional de Hotelaria precisa ser paciente, ter boa vontade e dedicação. Muitas vezes, mesmo executando seus serviços com o máximo de excelência, ele não terá o seu devido reconhecimento por parte dos hóspedes, mas é preciso lembrar sempre da máxima do mercado, que o cliente/hóspede tem sempre razão.

Público-alvo

Quem deseja seguir carreira de técnico em Hotelaria deve ter um bom relacionamento com as pessoas e ter facilidade em se comunicar, já que quando estiver atuando como profissional, deverá ser cordial, educado e solícito com os mais diversos tipos de hóspedes. Além disso, é preciso ter disposição para trabalhar nos finais de semana, feriados e datas comemorativas, ser interessado em idiomas e culturas diferentes.

O curso

Apesar de o curso ser bastante teórico, ele consegue mesclar teoria e prática durante a sua execução. O estudante tem aulas de laboratório nos primeiros períodos, em que aprende a operacionalização de cozinhas, bares e restaurantes. Na teoria, o aluno estuda disciplinas de fundamentos de administração, contabilidade, marketing, finanças, dentre outras. O domínio em outras línguas, além do inglês, é fundamental para a ascensão na carreira.

Duração média

De 4 a 5 semestres

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho anda muito atraente para esse profissional devido ao crescimento do setor de serviços. Ao que tudo indica, a área deve crescer ainda mais nos próximos anos com a realização de grandes eventos esportivos de caráter mundial no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de Atuação

Grande parte da atuação do técnico em Hotelaria concentra-se nas redes hoteleiras e de turismo, mas há outros ramos exigindo esse profissional para lidar com o atendimento de seus clientes e hóspedes. Dentre eles, destacam-se hospitais, agências de turismo, bancos, companhias aéreas, SPAs e colônia de férias.

Campos de Atuação

Administração Hoteleira

 (Administração de hotéis, pousadas, motéis, resorts etc., supervisionando, regulando e garantindo o bom funcionamento das atividades relacionadas ao bem-estar dos hóspedes.)

Eventos

(organização de feiras, seminários, reuniões e congressos, garantindo a organização de translado, acomodações e entretenimento dos que participam.)

Hotelaria Hospitalar

(organização, planejamento e recepção de pacientes e acompanhantes de forma agradável e cordial, garantindo o bom funcionamento e recebimento de tudo referente ao serviço de quarto etc.)

Agências de Viagens

(Recebendo, vendendo e orientando clientes sobre pacotes de viagem, destinos, acomodações etc.)

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação

Remuneração média

R$ 900 a 1,5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso de técnico em Hotelaria

Ainda não há um conselho a nível federal para os técnicos, tecnólogos ou bacharéis em Hotelaria.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Hotelaria podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em Hotelaria ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.