Com o aumento do poder de consumo das classes C e D, principalmente no que diz respeito ao turismo, mais de 30 milhões de pessoas deverão hospedar-se pela primeira vez em hotéis durante a próxima década. É o que aponta os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Outro favorecimento para esse aumento é a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.
Com esse crescimento, a demanda por profissionais na área de Hotelaria tende a se expandir ainda mais. Um bom profissional de Hotelaria precisa ser paciente, ter boa vontade e dedicação. Muitas vezes, mesmo executando seus serviços com o máximo de excelência, ele não terá o seu devido reconhecimento por parte dos hóspedes, mas é preciso lembrar sempre da máxima do mercado, que o cliente/hóspede tem sempre razão.
Público-alvo
Quem deseja seguir carreira de técnico em Hotelaria deve ter um bom relacionamento com as pessoas e ter facilidade em se comunicar, já que quando estiver atuando como profissional, deverá ser cordial, educado e solícito com os mais diversos tipos de hóspedes. Além disso, é preciso ter disposição para trabalhar nos finais de semana, feriados e datas comemorativas, ser interessado em idiomas e culturas diferentes.
O curso
Apesar de o curso ser bastante teórico, ele consegue mesclar teoria e prática durante a sua execução. O estudante tem aulas de laboratório nos primeiros períodos, em que aprende a operacionalização de cozinhas, bares e restaurantes. Na teoria, o aluno estuda disciplinas de fundamentos de administração, contabilidade, marketing, finanças, dentre outras. O domínio em outras línguas, além do inglês, é fundamental para a ascensão na carreira.
Duração média
De 4 a 5 semestres
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho anda muito atraente para esse profissional devido ao crescimento do setor de serviços. Ao que tudo indica, a área deve crescer ainda mais nos próximos anos com a realização de grandes eventos esportivos de caráter mundial no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Formas de Atuação
Grande parte da atuação do técnico em Hotelaria concentra-se nas redes hoteleiras e de turismo, mas há outros ramos exigindo esse profissional para lidar com o atendimento de seus clientes e hóspedes. Dentre eles, destacam-se hospitais, agências de turismo, bancos, companhias aéreas, SPAs e colônia de férias.
Campos de Atuação
Administração Hoteleira
(Administração de hotéis, pousadas, motéis, resorts etc., supervisionando, regulando e garantindo o bom funcionamento das atividades relacionadas ao bem-estar dos hóspedes.)
Eventos
(organização de feiras, seminários, reuniões e congressos, garantindo a organização de translado, acomodações e entretenimento dos que participam.)
Hotelaria Hospitalar
(organização, planejamento e recepção de pacientes e acompanhantes de forma agradável e cordial, garantindo o bom funcionamento e recebimento de tudo referente ao serviço de quarto etc.)
Agências de Viagens
(Recebendo, vendendo e orientando clientes sobre pacotes de viagem, destinos, acomodações etc.)
Regulamentação da profissão
A profissão ainda não possui regulamentação
Remuneração média
R$ 900 a 1,5 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de técnico em Hotelaria
Ainda não há um conselho a nível federal para os técnicos, tecnólogos ou bacharéis em Hotelaria.
Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Hotelaria podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em Hotelaria ou estudante da área. Conte-nos!