Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Marketing

O objetivo do tecnólogo em Marketing é facilitar e, ao mesmo tempo, promover vendas e a imagem de determinada instituição

Publicado por Érica Caetano
O Marketing é o principal responsável por acrescentar valor a um determinado produto ou setor
O Marketing é o principal responsável por acrescentar valor a um determinado produto ou setor

Atualmente, o Marketing é visto como uma das principais formas de promoção e consolidação das organizações. É através do Marketing que é possível agregar valor à marca e a produtos para obtenção de lucro e crescimento de mercado.

O curso tecnológico em Marketing capacita o profissional a desenvolver estratégias de comunicação para a elaboração de pesquisas de mercado, planos de marketing e organização de eventos, sempre com foco no incremento de vendas.

 

Público-alvo

É recomendável que o estudante interessado em fazer o curso tecnológico em Marketing possua algumas características pessoais para ter sucesso na área. Criatividade, habilidade em se comunicar, iniciativa, capacidade de planejamento, espírito de liderança e trabalho em equipe são fundamentais ao aluno que estiver fazendo o curso.

 

O curso

O curso dá ao aluno uma formação completa. As disciplinas são mais voltadas para a área de humanas, mas há algumas de economia e finanças. O estudante terá aulas de pesquisa de marketing, fundamentos da comunicação, meio ambiente e cidadania, comportamento do consumidor, estatística aplicada a marketing, dentre outras.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional tem crescido muito, devido a grande quantidade de produtos e serviços lançados pela mídia e pelo mercado. Para ter destaque nessa área, recomenda-se que o estudante atualize-se constantemente por meio de cursos. Ter domínio em outro idioma, principalmente no inglês, o ajudará a conseguir vagas de maior destaque.

 

Formas de Atuação

Quem trabalha com Marketing tem um vasto campo de atuação. Atualmente, o Marketing divide-se em subáreas mais específicas, com o intuito de atingir o público ou segmento que deseja de forma mais assertiva. Esse profissional pode trabalhar em instituições públicas e privadas, empresas de pequeno a grande porte, escolas, academias, mineradoras, fábricas e indústrias, na construção civil, agências de publicidade e em hospitais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Campos de Atuação

Marketing Esportivo

(Seleção de eventos, equipes e atletas, organização de calendários esportivos, negociação de mídias esportivas e seus espaços para divulgação de eventos desse ramo etc.)

Marketing Cultural

(Associa e agrega valores de determinada marca a projetos culturais ou do segmento cultural.)

Marketing Político

(Trabalha e constrói a imagem pública de campanhas, candidatos, partidos, programas, ações etc.)

Marketing Social

(Promoção de princípios, ideias e comportamentos a fim de conscientizar e promover a sociedade, comunidade ou determinado público sobre aspectos ligados à saúde e ao social.)

Marketing Promocional

(Incrementa e valoriza determinado produto ou marca através de técnicas promocionais que intensifiquem a compra e a fidelização do público.)

Mídias Digitais

(Interação com clientes em redes sociais para divulgação de determinado produto ou marca, reforçando seus benefícios, novidades e outras especificações.)

Consultorias

(Prestação de assessorias a instituições e empresas para promoção ou lançamento de marcas ou produtos.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso tecnológico em Marketing

Ainda não há um conselho a nível federal para os tecnólogos em Marketing.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Marketing podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em Marketing ou estudante da área. Conte-nos!

 

Veja também

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram