Logo Super Vestibular

Tradução e Interpretação

Além da fluência em outro idioma é necessário também que os profissionais conheçam os costumes, as tradições e a cultura de povos estrangeiros.

Publicado por Letícia Oliveira
Um bom tradutor domina pelo menos três línguas
Um bom tradutor domina pelo menos três línguas

Com o mundo globalizado é necessário cada vez mais minimizar distâncias e quebrar barreiras. O entendimento de outros idiomas é talvez uma das formas mais democráticas de derrubar estes limites. Segundo um levantamento feito em 2012, somente 5% dos brasileiros tem domínio do idioma mais falado do mundo, o inglês. 

O curso de Tradução e Interpretação vêm para suprir um mercado em franca expansão. A carreira de tradutor e intérprete é uma das mais promissoras para os próximos anos, segundo avaliam especialistas. Em razão do bom momento da economia nacional e da escolha do país como sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, o Brasil se prepara para receber grande contingente de empresas, investimentos e turistas.

Mesmo com o cenário favorável ao crescimento do mercado, o setor enfrenta uma grande dificuldade, a carência de profissionais, em quantidade e qualidade. Os obstáculos são ainda maiores quando a procura é por profissionais capacitados para atuarem em nichos específicos, como a área médica. Como a profissão ainda não possui regulamentação, é uma área muito exercida hoje por pessoas quem dominem a língua portuguesa e uma língua estrangeira.

O curso

O Curso de tradução e interpretação capacita o aluno para atuar em diferentes áreas da tradução e interpretação, como na tradução de livros, textos e documentos escritos, e como interprete realizando tradução simultânea (feita em tempo real, com a ajuda de cabine e aparelhos) ou consecutiva (no momento seguinte a fala do palestrante, em curtos intervalos de tempo), além de legendagem de filmes, desenhos e propagandas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A formação acadêmica em Tradução e Interpretação leva quatro anos e é formada por matérias como Direito e Legislação, Direitos Humanos, Interpretação Simultânea e Consecutiva, Noções de Língua Latina, Tradução Assistida por Computador, Teoria e Técnica da Tradução e Interpretação. Algumas Instituições oferecem o curso com o nome Letras – Habilitação em Tradutor Intérprete.

Mercado de Trabalho

Os formados nessa área podem especializar-se em diversos temas e áreas, como artes, informática, economia, engenharia, direito e medicina, entre outros, lidando com a linguagem e os termos próprios dos vários campos de atuação. 

O mercado de trabalho é amplo, mas as melhores oportunidades de trabalho ainda estão na região Sudeste, por causa das grandes empresas e multinacionais instaladas, e em Brasília, em razão do grande número de embaixadas. 

Remuneração média: 2 mil.

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Tradutor e Intérprete ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho