Logo Super Vestibular

Zootecnia

Zootecnia trabalha com prevenção e combate de doenças, melhoria da saúde dos rebanhos e qualidade dos produtos derivados do animal.

Publicado por Wanja Borges
Profissional graduado em Zootecnia atua principalmente com a alimentação do animal
Profissional graduado em Zootecnia atua principalmente com a alimentação do animal

Nos últimos dez anos, o Brasil se tornou um dos maiores exportadores de carne do mundo. Junto a este avanço, também cresceu a demanda pelo profissional graduado em zootecnia. Habilitado para atuar na garantia da quantidade e qualidade de alimentos de origem animal para o abastecimento da população, o zootecnista também atua na adaptação do animal ao meio ambiente e, consequentemente, na sua produção. 

Conhecido como o profissional da produção animal, o zootecnista lida principalmente com o alimento, diferente do médico veterinário que trabalha com a saúde dos bichos. Pautado na ética, bem-estar dos animais e qualidade de vida dos seres humanos, o curso já é considerado uma das profissões do futuro pelo compromisso com a aplicação de conceitos sustentáveis na atuação profissional. 

Perfil
Para atuar na área de zootecnia, o profissional precisa, em primeiro lugar, ter facilidade com ciências exatas, como química e matemática, e se identificar com assuntos referentes ao campo. Gostar de animais não costuma ser um requisito para a atuação, mas pode facilitar o aprendizado do aluno. Dedicação, dinamismo, raciocínio espacial, habilidade numérica, proatividade e interação também são características que contribuem diretamente para o bom exercício da profissão. 

O curso
Nos primeiros períodos, o curso de Zootecnia conta com disciplinas gerais de biológicas e exatas, como anatomia, botânica, citologia, histologia, física, química, fisiologia, bioética etc. Do terceiro período em diante, os alunos já contam com matérias mais específicas, como estatística, desenho e construção rural, fertilidade, adubação de solos, topografia, georreferenciamento, agronegócio, nutrição animal, dentre outras. Geralmente, as instituições de ensino também oferecem algumas disciplinas optativas, além de aulas práticas e estágio supervisionado.  

Duração média 
Bacharelado – 10 semestres

Mercado de Trabalho
Reconhecido por sua amplitude de atuação e ligação direta com o agronegócio, o mercado de trabalho no ramo de zootecnia vive uma constante expansão, principalmente na região Centro-Oeste, onde há maior concentração de fazendas e terras. Com a liderança do Brasil no segmento de exportação de carne, as oportunidades no setor privado também cresceram significativamente nos últimos anos. Contudo, órgãos públicos, indústrias, instituições de ensino e centros de pesquisas continuam oferecendo boas oportunidades de atuação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de Atuação
O profissional graduado em Zootecnia atua em fazendas, cooperativas, indústrias, órgãos governamentais, fábricas, institutos de pesquisa e de extensão rural. Além disso, ele trabalha com o controle da produtividade de animais em zoológicos e centros de triagem de animais silvestres. Outra forma de atuação é a supervisão e/ou coordenação de consultorias agropecuárias, seja na área produtiva ou na infraestrutura. Além disso, após concluir uma pós-graduação, o profissional também pode lecionar em universidades sobre disciplinas da área.  

Campos de Atuação 
Animais silvestres
(aproveitamento econômico de espécies silvestres, estudo de processos e regimes de criação etc.) 

Comércio
(orientação ao consumidor na escolha e na compra de rações, medicamentos e produtos voltados para a criação de animais etc.) 

Eventos
(coordenação, planejamento e realização de rodeios, exposições e feiras agropecuárias; supervisão de atividades relacionadas a animais de esportes e lazer etc.) 

Melhoramento genético
(avaliação genética, desenvolvimento e determinação de sistemas e técnicas de cruzamento e inseminação artificial etc.) 

Nutrição e alimentação
(formulação e desenvolvimento de suplementos alimentares em indústrias de ração e de vitaminas, pesquisa de necessidades nutricionais, controle da qualidade do alimento etc.) 

Regulamentação da profissão 
Lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968

Quantidade média de profissionais
25 mil zootecnistas no Brasil em 2012

Remuneração média
R$ 3 mil a R$ 5 mil para profissionais recém-formados

Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Zootecnia; 
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como zootecnista ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho