O curso de Tecnologia em Horticultura proporciona aos alunos conhecimento detalhado na área de cultura de plantas, flores e verduras. A maioria das aulas é prática e os estudantes aprendem conceitos específicos para alavancar a produção vegetal, aplicando na prática as tecnologias apresentadas nas aulas.
Em 2017, cinco instituições de ensino superior ofereciam o curso: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade de Agronegócios de Holambra (Faagroh), em São Paulo, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituto Superior de Tecnologia em Horticultura (ISTHorticultura), no Rio de Janeiro.
Os graduados em Horticultura podem atuar na gestão de propriedades agrícolas, em complexos industriais de hortifrutigranjeiros, na carreira acadêmica, entre outras áreas.
Tópicos deste artigo
- 1 - Público-alvo
- 2 - O curso
- 3 - Duração média
- 4 - Mercado de trabalho
- 5 - Formas de atuação
- 6 - Campos de atuação
- 7 - Remuneração média
Público-alvo
Além de ser direcionado a jovens que têm interesse em atuar e investir em culturas intensivas, o curso de Tecnologia em Horticultura é voltado a produtores rurais, alunos de Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, técnicos em ciências agrárias e meio ambiente e pessoas que já trabalham com projetos na área de horticultura.
Para se dar bem na profissão, recomenda-se que o estudante seja proativo, atualizado e, em especial, goste de trabalhar e viver no campo. Também é importante que o estudante tenha interesse em novas tecnologias e possua espírito empreendedor.
O curso
Desde os primeiros semestres do curso de Horticultura, os alunos têm aulas de disciplinas específicas, como topografia, produção de mudas, ecologia agrícola, ciência do solo, fisiologia vegetal, hidrologia, paisagismo e jardinagem, economia rural, olericultura, controle químico, manejo de pomares e fruticultura, entre outras.
Ao longo do curso, também são oferecidas disciplinas mais gerais, como matemática, inglês, economia, administração do agronegócio, recursos humanos, saúde e segurança do trabalho, informática e legislação.
Nos últimos semestres, os alunos passam por estágio supervisionado, o qual é considerado obrigatório, e fazem trabalho de conclusão de curso.
Duração média
O curso de tecnologia em Horticultura costuma durar de 2 anos e meio a 3 anos, dependendo da instituição.
Mercado de trabalho
O mercado de horticultura está em expansão, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Pela falta de profissionais na área, o mercado brasileiro importa especialistas da Europa.
Geralmente, o profissional é preparado para administrar a sua propriedade, mas também pode trabalhar em empresas, institutos, complexos industriais de hortifrutigranjeiros, na carreira acadêmica, entre outros locais.
Formas de atuação
Os profissionais da área normalmente atuam na gestão de propriedades agrícolas, desenvolvem pesquisas em institutos e empresas, realizam assessoria e consultoria no ramo da horticultura, planejam e implementam projetos de horticultura, ministram aulas e coordenam pesquisas em instituições superiores de ensino, entre outros ramos de atuação.
Campos de atuação
Propriedades agrícolas
-Administrador e consultor;
Institutos e empresas
-Assessor e Desenvolvedor de pesquisas;
Carreira acadêmica
-Professor e coordenador
Remuneração média
Por ser uma profissão nova, ainda não há uma remuneração média. Os salários variam de acordo com a competência e proatividade do trabalhador.
Fonte: Professor Geraldo Eysink, da Faagroh.