UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras visa oferecer 101 mil bolsas de estudos para estudantes e pesquisadores brasileiros.

Publicado por Wanja Borges

O programa Ciência sem Fronteiras foi criado em 2011 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de oferecer mais de 101 mil bolsas de intercâmbio para estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. 

As bolsas são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e empresas parceiras. 

Países

Voltado prioritariamente para as áreas de engenharia, ciências exatas, biológicas, saúde, computação e tecnologia da informação, o programa tem parceria com os seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Cingapura, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Índia, Irlanda
Israel, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Seleção
 

Para participar, o candidato precisa preencher os requisitos mínimos informados nas chamadas de cada modalidade, como bom desempenho acadêmico e proficiência no idioma utilizado no país. 

A seleção é realizada por chamadas públicas, divulgadas pelo Capes e pelo CNPq, as quais são as instituições financiadoras das passagens, bolsas de estudos, despesas de manutenção, instalação e seguro saúde do estudante ou pesquisador selecionado

Graduação

Em julho de 2016, o programa passou por reformulação. A proposta do MEC é suspender as bolsas para alunos de graduação e passar a oferecer essas oportunidades para que estudantes do ensino médio possam aprender outros idiomas fora do Brasil. 

As bolsas para a graduação deixarão de ser oferecidas, segundo o MEC, porque, em vez de se dedicarem aos estudados, alguns beneficiados usavam o tempo para viajar nos países de intercâmbio. Além disso, algumas disciplinas de cursos ministrados no exterior não eram as mesmas que as do Brasil. Por fim, o custo elevado por aluno (R$ 105,7 mil). 

Ainda de acordo com o MEC, os estudantes com bolsas de especialização continuam com o benefício até terminarem os estudos. 

Para mais detalhes, acesse o site do programa Ciência sem Fronteiras

Seleção do Ciência sem Fronteiras acontece por chamadas públicas
Seleção do Ciência sem Fronteiras acontece por chamadas públicas
Idiomas sem Fronteiras
Complementar ao Ciência Sem Fronteiras, o programa ofertará oito cursos de idiomas. leia mais >
Programa Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês)
O Programa Inglês sem Fronteiras foi criado pelo MEC com o intuito de estimular o aprendizado do idioma inglês nas universidades.