Antes de fazer qualquer programa de intercâmbio para o exterior é imprescindível saber um pouco mais sobre alguns aspectos do país onde se deseja passar um tempo. Por isso, é muito importante que o destino seja estudado e escolhido com bastante calma.
Se o motivo da viagem tem como objetivo o aperfeiçoamento no estudo, como o aprendizado do idioma local, é preciso saber se o país em que deseja morar oferece instituições adequadas e de qualidade para o estudo que almeja realizar.
Conhecer mais sobre a cultura, comidas típicas, religião predominante, modos de transportes públicos oferecidos, moeda usada, curiosidades e, principalmente, o clima e a estação predominante do país são aspectos importantes no momento da escolha para evitar que o intercambista seja surpreendido com informações desconhecidas quando já estiver na localidade. Essa pesquisa pode evitar muitas gafes.
Outro fator que reforça a importância desse tipo de análise é o fato de algumas cidades ainda terem problemas de afinidades com outras culturas, podendo não conseguir lidar muito bem com as diferenças existentes na cultura do intercambista, o que pode fazer com que ele se sinta incomodado com a situação.
A alimentação também é um desafio. Caso o participante do programa de intercâmbio não esteja disposto a experimentar novos sabores, poderá ter problemas. Geralmente, os hábitos alimentares de outros países costumam ser bem diferentes dos que temos no Brasil. É preciso se informar a respeito dos pratos típicos e das refeições.
O aconselhável é escolher um país em que a identificação com todos esses aspectos tenha sido maior. Além disso, tente socializar-se, entendendo como a vida das pessoas funciona nesse lugar. Essa pode ser uma das experiências mais legais da viagem de intercâmbio.
Antes de escolher o destino, é importante pesquisar:
- O clima do país;
- O custo de vida do país;
- Vantagens x desvantagens de estar nesse país;
- Custos do intercâmbio para o país;
- Consultar pessoas que já estiveram no país.