O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o resultado da 1ª chamada da primeira edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2014/1ª. Confira:
As inscrições para o ProUni 2014/1 puderam ser feitas de 13 a 17 de janeiro para as 191.625 bolsas de estudos ofertadas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais. O programa registrou nesta edição número recorde de inscritos. Foram 1.259.285 inscritos e o número de inscrições chegou a 2.424.354, já que cada candidato poderia fazer até duas opções de instituição e curso.
Os convocados devem confirmar os dados apresentados no ato da inscrição até o próximo dia 24, junto às instituições em que foram selecionados, de acordo o local e horário definidos por elas.
Cronograma
No dia 03 de fevereiro uma segunda chamada será divulgada. A confirmação das informações deve acontecer até três dias depois, ou seja, até o dia 06. Os candidatos que não forem convocados em nenhuma dessas chamadas ou que foram pré-selecionados para cursos que não tiveram turmas formadas, podem se inscrever na lista de espera entre os dias 13 e 14 de fevereiro.
A partir deste ano, eles deverão manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino escolhida. Anteriormente, eles aguardavam a convocação da instituição. A listagem será repassada para as instituições no dia 17 de fevereiro. Para estes, a matrícula deverá ser realizada nos dias 19 e 20 do mesmo mês.
ProUni 2014/1
As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017). Já as bolsas parciais serão garantidas para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034). Professores de escolas públicas estão isentos da comprovação de renda.
O número de bolsas oferecidas este ano foi 18% superior do que o ofertado na última edição. Das bolsas concedidas para este semestre, 151.281 são para cursos presenciais e 40.344 são para a modalidade de Educação a Distância (EaD). Administração foi o curso com a maior oferta de vagas, o equivalente a 21.252. Já em relação ao Estado, São Paulo está na liderança com 64.327 disponíveis.
O ProUni foi criado em 2005 e oferece bolsas de estudos em cursos superiores e sequenciais de formação específica. Aqueles candidatos que forem contemplados com bolsas parciais podem recorrer também ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), não havendo necessidade de apresentar fiador. Outros detalhes podem ser obtidos no site ou no Edital do Programa.