Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. 5 dicas para estudar as obras dos Vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp

5 dicas para estudar as obras dos Vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp

O Super Vestibular, em parceira com o Colégio Poliedro, separou cinco dicas para você estudar as obras dos vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp.

Publicado por Érica Caetano
18/08/2021 10h50 , atualizado em 18/08/2021 15h15
Estudante estuda obras literárias
Estudante estuda obras literárias

As inscrições para os vestibulares da Fuvest, que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP), e da Universidade de Campinas (Unicamp) já estão abertas.

Considerados os maiores e mais concorridos processos seletivos do país, a demanda de estudos para esses vestibulares é sempre muito intesa. Além dos conteúdos das disciplinas estudadas durante o Ensino Médio, também são cobradas obras literárias de grandes autores.

Entretanto, muitos estudantes acabam deixando de lado e não se dedicam nesta parte o quanto poderiam, correndo risco de perderem preciosos pontos nesta etapa da prova, que possui grande peso no cálculo da nota total do exame.

No caso da segunda fase da Fuvest, as questões de Literatura representam 12,5% da pontuação, aproximadamente. Já na Unicamp, o peso é um pouco menor, tendo em vista que há mais questões específicas das disciplinas selecionadas pelo candidato. 

Confira aqui o Manual do Candidato da Fuvest!

De acordo com a coordenadora pedagógica e de redação do Colégio Poliedro, Maria Catarina Bozio, questões sobre os títulos recomendados podem aparecer tanto na primeira quanto na segunda fase e em questões objetivas e dissertativas.

"Na primeira etapa, as questões tendem a ser mais simples e, às vezes, têm enunciados intuitivos. Já na segunda fase, em quase metade dos itens não é possível responder com segurança sem ter estudado as obras obrigatórias. Uma leitura atenta, com análise crítica, é essencial para garantir pontuação relevante"

Ela ainda ressalta que as obras da Fuvest são mais consolidadas. Já a lista da Unicamp é formada por títulos menos convencionais, mas, ainda assim, muito relevantes. "O aluno que está estudando para a Fuvest pode encontrar inúmeros materiais de apoio na internet, como pesquisas, resumos e videoaulas. No caso da Unicamp, pode haver maior dificuldade de encontrar referências, já que alguns livros ainda não foram amplamente discutidos", pontua. 

As obras cobradas em ambas  seletivas já encontram-se disponíveis e você acessar aqui!

E para te auxiliar, o Super Vestibular em parceira com o Colégio Poliedro, separou cinco dicas para você estudar as obras dos vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp. Confira:

1. Crie roteiros de leitura  

Uma maneira  de estudar as obras é criar roteirios de leituras que facilitem até mesmo para memorizar os principais pontos. Os roteiros devem ter destaque no que deve ser observado, o contexto histórico e o movimento literário a que a obra pertence, assim como sugestões de abordagens críticas e outras questões relevantes para os vestibulares. Além da questão de memorização, o material também servirá para uma revisão mais resumida da prova mais próximo da data das provas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Organize o tempo de leitura para cada obra 

Pressa e tempo não combinam. Por isso não deixe tudo para a última hora. É importante se preparar com antecedência e se organizar tentando finalizar a leitura de um livro por mês, por exemplo. Dessa forma você poderá anotar os pontos principais e assimilar, com calma, o aprendizado. 

3. Desenvolva a análise crítica e leia de forma atenta  

Tenha uma postura ativa na hora da leitura. Mas o que isso quer dizer? Não leia simplesmente por ler.  Analise os conteúdos com profundidade, retome passagens importantes e anote tudo o que achar relevante para o contexto da produção. É assim que conseguirá finalizar a leitura da obra tendo uma visão mais qualificada sobre ela. 

4. Adeque as leituras ao seu cronograma de estudos

Tente sempre ajustar as leituras de acordo com o conteúdo que estiver estudando em sala de aula. Por exemplo, se o tema da semana de estudos for sobre Classicismo, opte por fazer a leitura de Sonetos, de Camões. Se for Barroco, vá para a leitura de Gregório de Matos. Isso facilitará na hora de desenvolver análises mais completas, entender os contextos de produção, estilos adotados e etc. Você também pode se organizar conforme as suas preferências e aptidões, assim acabará conhecendo um pouco de cada autor para entender qual o deixa mais confortável para começar. 

5. Saiba utilizar os materiais complementares 

Hoje em dia temos a disposição resumos da internet, videoaulas, pesquisas e reportagens sobre as obras obrigatórias. Mas vale lembrar que estes materiais devem ser utilizados como acompanhamentos, como ferramentas complementares, já que eles não substituem a leitura das obras na íntegra. Eles são um reforço a mais para que você tenha perspectivas diferentes e compreenda passagens com maior profundidade. 

Veja também

Dia da Educação: como é a realidade escolar para alunos com dislexia?
Tenha mais informações sobre a vida escolar e as adaptações necessárias de alunos com dislexia
Isenção do Enem 2024: saiba quando sai resultado dos pedidos de gratuidade
Estudantes poderão entrar com recurso por meio da Página do Participante do Enem 2024
Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec