Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. 5 dicas para estudar as obras dos Vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp

5 dicas para estudar as obras dos Vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp

O Super Vestibular, em parceira com o Colégio Poliedro, separou cinco dicas para você estudar as obras dos vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp.

Publicado por Érica Caetano
18/08/2021 10h50 , atualizado em 18/08/2021 15h15
Estudante estuda obras literárias
Estudante estuda obras literárias

As inscrições para os vestibulares da Fuvest, que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP), e da Universidade de Campinas (Unicamp) já estão abertas.

Considerados os maiores e mais concorridos processos seletivos do país, a demanda de estudos para esses vestibulares é sempre muito intesa. Além dos conteúdos das disciplinas estudadas durante o Ensino Médio, também são cobradas obras literárias de grandes autores.

Entretanto, muitos estudantes acabam deixando de lado e não se dedicam nesta parte o quanto poderiam, correndo risco de perderem preciosos pontos nesta etapa da prova, que possui grande peso no cálculo da nota total do exame.

No caso da segunda fase da Fuvest, as questões de Literatura representam 12,5% da pontuação, aproximadamente. Já na Unicamp, o peso é um pouco menor, tendo em vista que há mais questões específicas das disciplinas selecionadas pelo candidato. 

Confira aqui o Manual do Candidato da Fuvest!

De acordo com a coordenadora pedagógica e de redação do Colégio Poliedro, Maria Catarina Bozio, questões sobre os títulos recomendados podem aparecer tanto na primeira quanto na segunda fase e em questões objetivas e dissertativas.

"Na primeira etapa, as questões tendem a ser mais simples e, às vezes, têm enunciados intuitivos. Já na segunda fase, em quase metade dos itens não é possível responder com segurança sem ter estudado as obras obrigatórias. Uma leitura atenta, com análise crítica, é essencial para garantir pontuação relevante"

Ela ainda ressalta que as obras da Fuvest são mais consolidadas. Já a lista da Unicamp é formada por títulos menos convencionais, mas, ainda assim, muito relevantes. "O aluno que está estudando para a Fuvest pode encontrar inúmeros materiais de apoio na internet, como pesquisas, resumos e videoaulas. No caso da Unicamp, pode haver maior dificuldade de encontrar referências, já que alguns livros ainda não foram amplamente discutidos", pontua. 

As obras cobradas em ambas  seletivas já encontram-se disponíveis e você acessar aqui!

E para te auxiliar, o Super Vestibular em parceira com o Colégio Poliedro, separou cinco dicas para você estudar as obras dos vestibulares 2022 da Fuvest e Unicamp. Confira:

1. Crie roteiros de leitura  

Uma maneira  de estudar as obras é criar roteirios de leituras que facilitem até mesmo para memorizar os principais pontos. Os roteiros devem ter destaque no que deve ser observado, o contexto histórico e o movimento literário a que a obra pertence, assim como sugestões de abordagens críticas e outras questões relevantes para os vestibulares. Além da questão de memorização, o material também servirá para uma revisão mais resumida da prova mais próximo da data das provas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Organize o tempo de leitura para cada obra 

Pressa e tempo não combinam. Por isso não deixe tudo para a última hora. É importante se preparar com antecedência e se organizar tentando finalizar a leitura de um livro por mês, por exemplo. Dessa forma você poderá anotar os pontos principais e assimilar, com calma, o aprendizado. 

3. Desenvolva a análise crítica e leia de forma atenta  

Tenha uma postura ativa na hora da leitura. Mas o que isso quer dizer? Não leia simplesmente por ler.  Analise os conteúdos com profundidade, retome passagens importantes e anote tudo o que achar relevante para o contexto da produção. É assim que conseguirá finalizar a leitura da obra tendo uma visão mais qualificada sobre ela. 

4. Adeque as leituras ao seu cronograma de estudos

Tente sempre ajustar as leituras de acordo com o conteúdo que estiver estudando em sala de aula. Por exemplo, se o tema da semana de estudos for sobre Classicismo, opte por fazer a leitura de Sonetos, de Camões. Se for Barroco, vá para a leitura de Gregório de Matos. Isso facilitará na hora de desenvolver análises mais completas, entender os contextos de produção, estilos adotados e etc. Você também pode se organizar conforme as suas preferências e aptidões, assim acabará conhecendo um pouco de cada autor para entender qual o deixa mais confortável para começar. 

5. Saiba utilizar os materiais complementares 

Hoje em dia temos a disposição resumos da internet, videoaulas, pesquisas e reportagens sobre as obras obrigatórias. Mas vale lembrar que estes materiais devem ser utilizados como acompanhamentos, como ferramentas complementares, já que eles não substituem a leitura das obras na íntegra. Eles são um reforço a mais para que você tenha perspectivas diferentes e compreenda passagens com maior profundidade. 

Veja também

UEPG libera resultado do Vestibular de Primavera 2021
Mais de 9 mil estudantes concorreram a 725 vagas em 39 cursos de graduação

ITA divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
As provas desta etapa serão aplicadas no dia 02 de novembro, das 08h às 13h. A oferta é de 150 vagas, sendo 120 para a reserva e 30 para a ativa.

UFJF (MG) reabre prazo de inscrições do Pism 2022 a partir de amanhã (26)
Inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 27 de outubro.

IFTM recebe inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas pelo IFTM 940 vagas para cursos superiores ministrados em Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio e Patos de Minas. 

UFT está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1
A UFT está ofertando 948 vagas em 50 graduações. Desse total de oportunidades, 15 vagas destinam-se ao curso de Medicina.

Inep reabre prazo de inscrições para aqueles que queiram trabalhar no Enem 2021
O prazo vai até amanhã, 26 de outubro. O Inep publicará a relação dos inscritos homologados e convocados para o curso de capacitação no dia 28.

Pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2022 da UFRGS estão abertos
Os interessados em participar podem se cadastrar até o dia 05 de novembro.

IME realiza provas da 2ª fase do Vestibular 2021/2022
Elas continuam sendo aplicadas até o próximo dia 28. É necessário levar documento de identificação original com foto.

Após prazo prorrogado, IFMT encerra inscrições do Vestibular 2022
Nesta edição, o Instituto oferece 1.189 vagas. A reserva é de 60% das oportunidades para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 da FTT chega ao fim
Estão sendo ofertadas 160 vagas para São Bernardo do Campo/SP. Provas acontecem em 14 de novembro.

Feevale (SC) encerra inscrições do Vestibular 2022 de Medicina na tarde de hoje
Estão sendo oferecidas 81 vagas para o curso de Medicina, das quais 41 são para o primeiro semestre e 40 para o segundo. Elas destinam-se ao campus II da Feevale, em Novo Hamburgo/RS.

Inscrições do Vestibular 2022/1 do IFRS são finalizadas
Pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos de 11 a 22 de setembro. O resultado está disponível e quem teve a isenção da taxa deferida também precisará realizar as inscrições.