Esta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, é o último dia de inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2017/1. Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 podem se inscrever para concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas.
Inscreva-se aqui para o ProUni 2017/1
Segundo o Ministério da Educação (MEC), nesta edição o programa oferece 214.110 bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em 2016 a oferta foi de 203.602. O processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet até as 23h59 do último dia.
No ato do registo, os candidatos devem informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016. Poderão ser indicadas até duas opções de cursos, em ordem de preferência. Até as 18h de ontem (2), o MEC registrou 1.232.273 inscritos e 2.377.329 inscrições.
Critérios
Além de ter realizado as provas da última edição, os interessados precisam ter alcançado nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas, sem ter zerado a prova de redação. Além disso, é preciso comprovar pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
- Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
As bolsas oferecidas podem ser parciais ou integrais, conforme a renda informada pelo inscrito. Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já as bolsas parciais podem ser solicitadas por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos.
Veja como se inscrever no ProUni
Resultado e vagas remanescentes
A primeira chamada deve ser liberada no dia 6 de fevereiro de 2017 e os convocados devem comparecer à instituição para a qual foi selecionado entre os dias 6 e 13 de seguintes para comprovar as informações prestadas. Segundo o edital do ProUni 2017/1, uma segunda chamada é prevista para o dia 20 de fevereiro e o prazo para confirmação é entre os dias 20 e 24 do mesmo mês.
Os estudantes que não forem contemplados poderão ainda se inscrever na lista de espera, nos dias 7 e 8 de março. A listagem estará disponível para as instituições no dia 10 de março. As universidades participantes poderão fazer chamadas, em seus sites e realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.