A primeira edição de 2017 do Programa Universidade para Todos (ProUni) já conta com 1.953.128 inscrições e 1.013.710 inscritos. Os números foram repassados pelo Ministério da Educação (MEC) no final da tarde de hoje, 1º de fevereiro, segundo dia de cadastro.
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
Em comparação à edição do início do ano do ProUni 2016, há aumento de quase 50% nos números registrados. Na ocasião, eram computados 559,237 inscritos e 1.071.07 inscrições, uma vez que cada estudante pode optar por duas escolhas de curso.
O prazo de inscrições segue aberto até a próxima sexta-feira (3). Nesta edição, o programa oferece 214.110 bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior. Em 2016, a oferta foi de 203.602 bolsas.
Para participar os estudantes deverão informar o número de inscrição e senha cadastrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. É necessário ter tirado nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas, sem ter zerado a prova de redação. Além disso, é preciso comprovar pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
- Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já as bolsas parciais podem ser solicitadas por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos por pessoa.