A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) deu início na manhã de hoje, 18 de setembro, ao prazo para inscrições em seu Exame Discursivo, que corresponde à segunda fase do Vestibular Estadual 2014. Os interessados podem se inscrever até 02 de outubro, exclusivamente pela internet.
Inscreva-se no Exame Discursivo UERJ 2014
Podem se inscrever candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação realizados pela UERJ nos dias 09 de junho e 08 de setembro. Nesta primeira fase, os candidatos responderam 60 questões objetivas sobre disciplinas das áreas de conhecimento em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A lista dos aprovados no 2º Exame foi disponibilizada ontem, dia 17. Confira aqui.
No ato da inscrição, além de informar se deseja ou não concorrer às vagas reservadas pelo sistema de cotas, o candidato deverá indicar a língua estrangeira de preferência e escolher uma única instituição e um único curso, podendo optar por quantas subopções de turnos e semestres que desejar. A taxa de inscrição, no valor de R$ 90, deve ser paga até 04 de outubro.
Seleção
As provas serão aplicadas em 1º de dezembro, das 9h às 14h. Na ocasião, os candidatos serão condicionados a três provas discursivas, sendo uma de Língua Portuguesa Instrumental com Redação para todos os cursos e duas de disciplinas específicas, conforme o curso escolhido. Cada uma delas vale 20 pontos, totalizando 80 pontos no Exame Discursivo.
A divulgação do resultado final está prevista para 27 de janeiro de 2014. No total, 5.849 vagas estão sendo oferecidas. Destas, 5.601 são para a UERJ, 198 são para os cursos de graduação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 destinam-se para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Na UERJ e na Uezo, 45% das vagas são reservadas para o Sistema de Cotas, sendo 20% para autodeclarados negros ou indígenas, 20% para oriundos da rede pública e 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Mais informações no Manual do Candidato.