Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Abertas inscrições para o Vestibular 2017 da UFPR

Abertas inscrições para o Vestibular 2017 da UFPR

Primeira etapa ocorrerá em 23 de outubro e segunda em 27 e 28 de novembro

Publicado por Silvia Tancredi
18/08/2016 18h10 , atualizado em 18/08/2016 18h29

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inicia hoje, 18 de agosto, o prazo de inscrições para o Vestibular 2017. Os interessados podem fazer o cadastro até 15 de setembro. O valor da taxa é de R$ 120 e de R$ 119 para treineiros.

Ao realizar a inscrição, os estudantes deverão optar por uma das categorias de concorrência, podendo ser a geral ou cotas, bem como indicar curso e língua estrangeira. 

Inscreva-se Vestibular 2017 UFPR

Também começa hoje o período para solicitar isenção de taxa de inscrição. Inscritos no CadÚnico podem participar até o dia 29 deste mês, mediante apresentação do Número de Identificação Social (NIS). O resultado sairá dia 1º de setembro.

Os candidatos que estudaram na rede pública podem se inscrever até 6 de setembro. Nesse caso, eles deverão apresentar ou enviar por Sedex a documentação comprovatória para o seguinte endereço:

Núcleo de Concursos da UFPR
Campus I (Agrárias), Rua dos Funcionários, nº 1540, CEP 80035-050 – Juvevê – Curitiba/PR

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A lista de contemplados deve sair no dia 13 de setembro. 

Vagas

Estão sendo oferecidas 5.494 oportunidades, sendo 4.706 para o primeiro semestre e 788 para o segundo. Do total, 2.753 são reservadas para cotistas. As vagas são para cursos ministrados nos campi Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Das vagas oferecidas, 50% são reservadas para cotistas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular

Em 18 de outubro, os vestibulandos terão acesso ao ensalamento da primeira fase. As provas serão aplicadas no dia 23 do mesmo mês e terão 80 questões objetivas de conhecimentos gerais. O resultado será disponibilizado no dia 7 de novembro e o ensalamento para a próxima etapa em 23 de novembro.

A segunda fase está marcada para 27 e 28 de novembro. No primeiro dia serão cinco questões discursivas de Português e, no segundo, dez questões discursivas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Novidades

Nesta edição, a UFPR apresenta três novidades: os candidatos poderão ter acesso à prova discursiva, o percentual de vagas destinado ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) diminui de 30% para 20% e o curso de música não exigirá mais prévia.

Específicas

Inscritos no curso de Música, Arquitetura e Urbanismo e Design também terão que fazer provas de habilidades específicas, as quais estão agendadas para o dia 28 de novembro. O ensalamento sairá dia 23 do mesmo mês. O Processo Seletivo Estendido (PSE) para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terá três fases e a data esperada para divulgação do resultado final é 13 de janeiro de 2017.

 

A data do resultado do vestibular 2017 da UFPR ainda não foi divulgada. Para mais informações, acesse o Edital, o Guia do Candidato ou este site

Veja também

Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira: veja questões de vestibulares e Enem sobre temas da História do Brasil
Personagem da História do Brasil e seus desdobramentos podem ser cobrados em provas de História do Brasil
Aniversário de Brasília: capital do Brasil completa 64 anos
Descubra mais da cultura e da história de uma das capitais mais jovens do mundo com Hamilton de Holanda, músico proeminente da cidade
Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo