Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Paraná
  4. Universidade Federal do Paraná – UFPR

Universidade Federal do Paraná – UFPR

O ensino da UFPR é reconhecido pelo IGC e Enade; quatro cursos oferecidos pela instituição obtiveram nota máxima nesse exame.

Publicado por Wanja Borges
UFPR atuou como faculdade particular até 1950
UFPR atuou como faculdade particular até 1950

Com a missão de fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e desenvolvimento humano sustentável, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é considerada, atualmente, a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil. Criada em 19 de dezembro de 1912 e estruturada três meses depois, a UFPR funcionou como faculdade particular até 1950. De lá para cá, além de pública e gratuita, a universidade passou a exercer suas atividades com base no Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) com nota 4, em 2010, a UFPR é uma das maiores universidades federais do país com uma comunidade de alunos, professores e servidores técnico-administrativos estimada em 40 mil pessoas, sendo 26 mil estudantes apenas na graduação. A instituição também é reconhecida pelo conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) obtido por quatro de seus 112 cursos, sendo eles: Administração, Geografia, Terapia Ocupacional e Ciências Sociais.  

CAMPUS
•    Campus Curitiba
Campus I: Rua dos Funcionários, nº 1.540, Cabral
Campus II: Rua XV de Novembro, nº 1.299, Centro
Campus III: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, nº 210, Jardim das Américas
(41) 3360-5000

Administração, Agronomia, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Expressão Gráfica (bacharelado), Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, Gestão da Informação, História, Informática Biomédica, Letras, Matemática, Matemática Industrial, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Produção Cênica, Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Construção de Instrumentos Musicais (Luteria), Tecnologia em Secretariado Executivo, Tecnologia em Negócios Imobiliários, Terapia Ocupacional, Turismo e Zootecnia.

•    Campus Pontal do Paraná
Av. Beira-Mar, s/nº, Pontal do Sul, Pontal do Paraná – PR
http://www.ufpr.br/portalufpr/pontal ou direcaocem@ufpr.br
(41) 3455-1333 ou 3455-1105

Ciências Exatas (licenciatura), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Aquicultura, Oceanografia.

•    Campus Avançado Palotina
Rua Pioneiro, nº 2.153, Jardim Dallas, Palotina – PR
www.campuspalotina.ufpr.br ou campuspalotina@ufpr.br
(41) 3211-8500 ou 3211-4530

Agronomia, Ciências Biológicas, Computação (licenciatura), CIências Exatas (licenciatura), Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energias Renováveis, Medicina Veterinária, Biotecnologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

•    Campus Matinhos
Rua Jaguariaíva, nº 512, Caiobá, Matinhos – PR
www.litoral.ufpr.br ou atend.academico@ufpr.br
(41) 3511-8300 ou 3511-8361

Artes (Licenciatura), Ciências (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Informática e Cidadania, Linguagem e Comunicação (Licenciatura), Saúde Coletiva, Serviço Social, Agroecologia, Gestão Imobiliária, Gestão de Turismo.

•    Jandaia do Sul
Rua Dr. João Maximiano, 426, Centro, Jandaia do Sul - PR
www.jandaiadosul.ufpr.br 
(43) 3432-4627

Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Computação (licenciatura), Ciências Exatas (licenciatura).

INFRAESTRUTURA
Os três campi da UFPR, em Curitiba, compreende espaços importantes da instituição, como o Hospital Veterinário, Hospital de Clínicas, Centro de Visão e Departamento de Artes (Batel), Restaurante Universitário, Bibliotecas, Centro Politécnico e o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), além de prédios especializados em áreas de atuação dos cursos oferecidos. A instituição conta, ainda, com cerca de 20 laboratórios para atividades de ensino e extensão. Museus e Teatro também compõem a estrutura física da universidade. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A UFPR realiza seu vestibular tradicional uma vez ao ano, mas com vagas previstas para o primeiro e segundo semestres. As inscrições geralmente são abertas em agosto, enquanto as provas acontecem nos meses de novembro e dezembro.  

•    Enem
A UFPR utiliza as notas da parte objetiva da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a composição do desempenho do candidato no vestibular da universidade, valendo até 10% de sua pontuação final. O Enem só não pode ser utilizado por treineiros e candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná.  

•    SiSU e Sistema de Cotas 
30% das vagas nos cursos de graduação da UFPR são destinadas para candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Tanto no vestibular quanto SiSU, 40% das vagas são reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública, conforme determina a Lei de Cotas. No Vestibular 2016 a reserva subirá para 50%.

•    Ensino a Distância 
Desde outubro de 2010, a UFPR oferece os cursos de graduação em Administração Pública e Pedagogia (Magistério das Séries Iniciais) na modalidade a distância. Além disso, a instituição também conta com cerca de 10 cursos de especialização e seis cursos de aperfeiçoamento nesse formato. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Flickr

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.