O Edital do Enem 2023 foi publicado nesta segunda-feira (8). O documento saiu na editoria do Ministério da Educação no Diário Oficial da União.
O Enem é o maior exame educacional do Brasil. Os estudantes fazem as provas e com as notas podem ingressar em instituições de ensino superiores.
As notas do Enem podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos.
Inscrições Enem 2023
As inscrições para o Enem 2023 serão recebidas de 5 a 16 de junho. O valor da taxa de inscrição não foi informado, mas na edição passada os estudantes pagaram R$ 85.
Os candidatos precisam fazer o cadastro no portal gov.br. Em seguida, devem preencher os dados solicitados na Página do Participante (site do Enem).
Ainda no momento da inscrição para o Enem 2023, os alunos precisam sinalizar se precisam atendimento especializado.
Provas Enem 2023
As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos seguidos. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30, sempre com base no Horário de Brasília.
O primeiro dia de provas contará com 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. Já o segundo dia terá 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
O gabarito oficial do Enem 2023 deve ser publicado no dia 24 de novembro.