O Edital de isenção de taxa de inscrição do Enem 2023 foi divulgado hoje, 27 de março. O documento saiu na editoria destinada ao Ministério da Educação no Diário Oficial da União (DOU). Confira:
Os estudantes poderão solicitar a isenção de taxa de inscrição entre os dias 17 e 28 de abril na Página do Participante do Enem 2023. Os interessados devem informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento.
Veja abaixo quem pode pedir isenção de taxa do Enem:
-
Estudantes que estejam no último ano do ensino médio em 2023 de escolas da rede pública de ensino;
-
Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, que tenham renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$1.818);
-
Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esse caso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Saiba mais a isenção de taxa do Enem
Justificativa de ausência
A justificativa de ausência no Enem 2022 pode ser feita por estudantes que ganharam a isenção de taxa de inscrição, mas não puderam comparecer ao exame, e que querem solicitar o benefício este ano.
O prazo para fazer a justificativa é o mesmo que para pedir a isenção. Os interessados devem enviar um documento que comprove por que se ausentaram.
Resultado
O resultado da justificativa de ausência e do pedido de isenção pode ser consultado na página do participante no dia 8 de maio. O prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 8 e 12 de maio. O resultado dos recursos deve ser publicado dia 19 de maio.
Para mais detalhes, acesse o Edital de isenção do Enem 2023.
Enem 2023
O período de inscrições para o Enem 2023 será de 5 a 16 de junho. O valor da taxa ainda não foi informado, mas, na edição passada, os estudantes pagaram R$ 85.
As provas serão aplicadas nos domingos 5 e 12 de novembro. Os inscritos deverão elaborar uma redação e responder 180 questões objetivas de conhecimentos gerais.