UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Prova e gabarito provisório da 1ª fase do Vestibular 2016 da UFPR estão disponíveis

Prova e gabarito provisório da 1ª fase do Vestibular 2016 da UFPR estão disponíveis

Recursos serão recebidos entre às 08h30 de hoje, dia 09, até às 17h30 de amanhã, 10 de novembro

Publicado por Érica Caetano
09/11/2015 07h51 , atualizado em 09/11/2015 07h53

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) já disponibilizou o caderno de provas junto com o gabarito provisório da 1ª fase do seu Vestibular 2016, as quais foram aplicadas neste domingo, 08 de novembro, das 14h às 19h,  em 35 locais espalhados nas cidades de Curitiba, Toledo, Palotina, Jandaia do Sul e Matinhos. Confira:

Provas e gabarito provisório UFPR 2016

Os candidatos que tiverem discordâncias quanto a alguma das 80 questões objetivas poderão interpor recursos a partir das 08h30 de hoje, dia 09, até às 17h30 de amanhã (10), através do preenchimento deste formulário específico. O resultado será comunicado ao requerente a partir do dia 23 de novembro.

Neste Processo Seletivo, também é possível ter acesso à digitalização do cartão-resposta que preencheram neste domingo, por meio deste link. Os testes foram constituídos por questões de múltipla escolha de Português (9), Literatura (9), Língua Estrangeira (8), Matemática (9), Física (9), Química (9), Biologia (9), Geografia (9) e História (9).

Abstenção

Ao todo, 51.785 candidatos dos 58.934 inscritos compareceram dentro do horário previsto em edital e respondem às 80 questões objetivas até as 19h, tempo limite dos testes. O índice de abstenção de 12,1% manteve-se na média registrada pelo Núcleo de Concursos da Universidade.

Neste Vestibular, além do curso de Medicina ofertado em Toledo, outra novidade foi a possibilidade de utilização do nome social de acordo com a identidade de gênero do candidato. Também foi realizada implantação do Sistema de Cotas, estabelecido pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 12.711/2012.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com isso, metade das 4.866 vagas distribuídas em 119 cursos ofertadas pela instituição, será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública. E dentro desses 50%, estão ainda as vagas reservadas a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. 

As oportunidades oferecidas são para cursos ministrados nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Medicina, em Curitiba, foi o curso mais disputado, apresentando 6,44 candidatos por vaga. O segundo lugar também foi ocupado por Medicina, ministrada no campus de Toledo, com concorrência de 37,02 inscritos por posto. Em terceiro, ficou Direito (32,16). Veja mais!

Resultado

A lista de convocados para a 2a etapa está prevista para sair em 23 de novembro. A seleção desta fase ocorrerá em 06 e 07 de dezembro. Nela, os participantes serão condicionados a provas de Compreensão e Produção de Textos, no primeiro dia. Já no segundo, passarão por duas provas específicas alguns candidatos, de acordo com o curso de escolha dos mesmos.

Inscritos no curso de Música fizeram os Testes de Habilidades Específicas (THE) em 11 de outubro. O resultado saiu no dia 16 do mesmo mês. A Universidade ainda não divulgou a data do resultado geral do Vestibular. Para mais detalhes, consulte o Edital, o Guia do Candidato ou entre em contato pelo telefone (41) 3313-8800.

Veja também

Fatec 2025.2: vestibular acontece neste domingo (29); confira orientações e o que levar
Estudantes concorrem a milhares de vagas em cursos tecnológicos superiores no Vestibular 2025.2 da Fatec
Taxa de inscrição do Enem 2025 pode ser paga até hoje (27)
A taxa de inscrição do Enem 2025 está no valor de R$ 85.
Inep encerra inscrição do Encceja 2025 Exterior
Cadastro também pode ser feito por Pessoas Privadas de Liberdade
Enem 2025: último dia para pagar a taxa de inscrição
A taxa cobrada é no valor de R$ 85,00. Participantes beneficiados com a isenção de taxa não precisam pagar.
Piauí: UFDPar encerra inscrições do Vestibular via Enem 2025.2
São oferecidas 124 vagas de graduação para ingresso no segundo semestre letivo do ano. As vagas são remanescentes do SiSU 2025.
Recursos do atendimento especializado do Enem 2025 podem ser feitos até dia 2/7
Inicialmente, os recursos do atendimento especializado encerravam o prazo de envio hoje, dia 27 de junho.
Etec (SP): local de prova do Vestibulinho 2025.2 está disponível
Provas do Vestibulinho 2025.2 da Escola Técnica Estadual do Estado de São Paulo (Etec) acontecerão em 6 de julho
Quanto ganha um aluno da Espcex?
Os cadetes do exército recebem uma remuneração mensal durante o curso da Espcex.
Conheça as histórias e conselhos de alunos premiados na OBMEP
Conversamos com Cristiane e com Mateus, dois alunos que serão premiados com medalhas de Ouro da OBMEP na próxima segunda-feira, dia 30 de junho.
UFRR divulga Edital e datas do Vestibular 2026
Seleção oferta 760 vagas em 38 cursos. Para Medicina, a UFRR disponibiliza 64 chances.
Enamed 2025: Inep divulga edital
Exame será aplicado anualmente para aferir competências e habilidade de estudantes concluintes do curso de Medicina.
IOF: entenda o que é o imposto e o que estudar sobre o tema para o Enem e vestibulares
Professores explicam o que é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para que serve e como tema pode cair no Enem e vestibulares