Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cederj 2016/2: inscrições para cotas e pedidos de isenção são recebe somente ate hoje

Cederj 2016/2: inscrições para cotas e pedidos de isenção são recebe somente ate hoje

Inscrições para o Vestibular deverão ser realizadas de 20 de abril e a 1º de maio

Publicado por Silvia Tancredi
27/03/2016 05h00 , atualizado em 07/04/2016 14h35

Chega ao fim neste domingo, 27 de março, o período para solicitar isenções de taxa do Vestibular 2016/2 e realizar pré-inscrição no Sistema de Cotas e nas Ações Afirmativas da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Consórcio Cederj). 

Faça sua inscrição

Isenção

Para pedir a gratuidade, é necessário que os candidatos estejam cursando ou tenham concluído o último ano do ensino médio e possuam renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 1.182. Os concorrentes do Sistema de Cotas (Lei Estadual nº 5.346/2008) devem pedir a isenção e enviar a documentação listada neste Edital

Sistema de Cotas

Os candidatos podem concorrer ao Sistema de Cotas nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Química, todos oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Esta categoria é voltada para estudantes de escolas públicas; autodeclarados negros ou indígenas; portadores de deficiência e quem é filho de militar incapacitado ou morto em serviço. 

Os participantes do Pré-Vestibular Social do Cederj precisam preencher o pedido de isenção e a pré-inscrição no Sistema de Cotas. Os estudantes que não desejam ser cotistas estarão isentos de forma automática, mas terão que se inscrever no Processo Seletivo entre os dias 20 de abril e 1º de maio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ações Afirmativas

É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Há vagas para cotas raciais (negros, pardos ou indígenas) e para renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Os professores da rede pública também se encaixam nesta categoria. 

Os candidatos precisam enviar a documentação comprobatória e informar o número de inscrição no Enem 2015. Professores da rede pública devem comprovar o vínculo empregatício, digitalizando os três últimos contra-cheques. 

Fazem parte das ações afirmativas os cursos de Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Tecnologia em Sistemas de Computação, em Segurança Pública e em Gestão de Turismo, além das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo. As vagas serão oferecidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Resultado

Os resultados dos pedidos de isenção serão publicados em 20 de abril. Os beneficiados precisam se inscrever até 1º de maio. 

Mais informações no Edital.

Veja também

Inscrições abertas para o Vestibular 2023 da Fuvest
Mais de 8 mil vagas estão sendo ofertadas para cursos superiores da USP. Inscrições seguem até 23 de setembro.

ProUni 2022/2: MEC prorroga prazo para comprovação das informações dos selecionados
O prazo anterior ia até o dia 17 de agosto. Restante do cronograma também sofreu alteração.

Pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2023 da Unicentro já podem ser feitos
Podem fazer o pedido candidatos que estudaram o ensino médio em escola pública, ou supletivo noturno em qualquer escola, que não estejam matriculados no ensino superior.

UECE libera resultado do Vestibular EaD 2022/2
O cronograma de matrícula para preenchimento das vagas oferecidas neste Vestibular Especial será divulgado em breve, no site da CEV/UECE.

UEPG (PR) inscreve para o PSS 2022
A taxa custa R$ 91 para a 1ª, 2ª  e 3ª etapas. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 13 de setembro.

UFMS aplica provas do Vestibular EaD 2022
As provas serão realizadas a partir das 14h. O acesso ao ambiente de prova somente será liberado após a captura e envio de foto do candidato segurando documento de identificação original próximo ao rosto.

Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022/2 da UFU já podem ser acessados
Os vestibulandos passarão pelas provas da 1ª fase no dia 21 de agosto, das 13h às 18h30.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2022/2 via Enem da UVA (CE)
Um total de 950 vagas são ofertadas pela UVA. As oportunidades são para os campi de Aracaú, Camocim, São Benedito e Sobral. 

Prazo para se inscrever no Fies 2022/2 encerra nesta sexta-feira (12)
Os candidatos podem escolher até três opções de curso, turno e local de oferta. 

Resultado do Vestibular EaD 2022/2 da UFPel está disponível
Processo seletivo ofertou mais de 1,2 mil vagas em cursos de graduação a distância.

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 17 de agosto.

UFVJM (MG) recebe inscrições para Sasi 2022 até hoje (10)
Entre os cursos estão Medicina (em Diamantina e Mucuri), Zootecnia, Agronomia, Fisioterapia, Turismo e Engenharia Agrícola e Ambiental.