Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cederj 2016/2: inscrições para cotas e pedidos de isenção são recebe somente ate hoje

Cederj 2016/2: inscrições para cotas e pedidos de isenção são recebe somente ate hoje

Inscrições para o Vestibular deverão ser realizadas de 20 de abril e a 1º de maio

Publicado por Silvia Tancredi
27/03/2016 05h00 , atualizado em 07/04/2016 14h35

Chega ao fim neste domingo, 27 de março, o período para solicitar isenções de taxa do Vestibular 2016/2 e realizar pré-inscrição no Sistema de Cotas e nas Ações Afirmativas da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Consórcio Cederj). 

Faça sua inscrição

Isenção

Para pedir a gratuidade, é necessário que os candidatos estejam cursando ou tenham concluído o último ano do ensino médio e possuam renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 1.182. Os concorrentes do Sistema de Cotas (Lei Estadual nº 5.346/2008) devem pedir a isenção e enviar a documentação listada neste Edital

Sistema de Cotas

Os candidatos podem concorrer ao Sistema de Cotas nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Química, todos oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Esta categoria é voltada para estudantes de escolas públicas; autodeclarados negros ou indígenas; portadores de deficiência e quem é filho de militar incapacitado ou morto em serviço. 

Os participantes do Pré-Vestibular Social do Cederj precisam preencher o pedido de isenção e a pré-inscrição no Sistema de Cotas. Os estudantes que não desejam ser cotistas estarão isentos de forma automática, mas terão que se inscrever no Processo Seletivo entre os dias 20 de abril e 1º de maio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ações Afirmativas

É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Há vagas para cotas raciais (negros, pardos ou indígenas) e para renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Os professores da rede pública também se encaixam nesta categoria. 

Os candidatos precisam enviar a documentação comprobatória e informar o número de inscrição no Enem 2015. Professores da rede pública devem comprovar o vínculo empregatício, digitalizando os três últimos contra-cheques. 

Fazem parte das ações afirmativas os cursos de Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Tecnologia em Sistemas de Computação, em Segurança Pública e em Gestão de Turismo, além das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo. As vagas serão oferecidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Resultado

Os resultados dos pedidos de isenção serão publicados em 20 de abril. Os beneficiados precisam se inscrever até 1º de maio. 

Mais informações no Edital.

Veja também

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro